Kleber Blacklock Veterano |
# dez/13 · Editado por: Kleber Blacklock
Boa noite, amigos.
Espero que tenham paciência, é uma longa, longa história, inclusive conto com as opiniões de vocês sobre o ocorrido e minha postura.
Ainda ontem de madrugada criei um tópico (que foi fechado pelos moderadores) sobre a possível aquisição de um Dobro ou Resonator. Atualmente possuo um Takamine EG440C-STCY para tocar músicas diversas, queria um Resonator para o uso com afinações diferentes e uso de slide (cordas mais grossas e mais altas).
Conforme explicado no tópico antigo, precisava de dicas pois ontem mesmo eu iria até a Teodoro Sampaio (avenida de SP onde se localiza a maior concentração de lojas de instrumentos musicais que conheço) para escolher adquirir meu Resonator.
Enfim, fui até lá. Minha intenção era adquirir um da marca Regal com corpo de madeira e, salvo engano, cone do tipo "spider". O valor era algo em torno de R$800,00. Nada "top", apenas para lazer em casa, ou seja, estava de bom tamanho. Acontece que, como estava na Teodoro Sampaio, resolvi estender minha busca a outras lojas. Encontrei coisas interessantes, até mesmo um Dinâmico Di Giorgio (se não me engano era essa a marca) da década de 50 por R$1500,00. O Regal que fui interessado em adquirir na verdade me decepcionou um pouco devido a falta de cuidado com a qual o trataram no mostruário.
Entre idas e vindas, encontrei alguns da marca Dean com o corpo de aço escovado (entre R$2400,00 e R$3000,00, ou seja, bem acima do que eu estava disposto a investir), os Regal, etc. Eis que entrei na Tango Music e a seguinte conversa se desenrolou com o vendedor (resumindo bastante):
Eu: - Bom dia, estou procurando um Dobro ou Resonator. Você teria algum?
Vendedor: - Cara, tenho apenas um modelo da Fender.
Eu: - Qual o preço?
Vendedor: - R$1720,00 (após alguma choradeira, claro).
Eu: - Ok, estou pesquisando por aí, qualquer coisa nos falamos.
Enfim, eu havia visto o mesmo Resonator na Made in Brasil por R$3600,00! Aproveitei enquanto estava na Tango e peguei o código do Resonator, voltei na Made in Brasil e confrontei: bingo, era o mesmo modelo! Perguntei ao vendedor da Made in Brasil o porque do Resonator dele custar o dobro do preço da outra loja, ele me explicou que provavelmente estavam cobrando o preço errado na Tango.
Retornei à Tango e conversei com o vendedor. Nesse meio tempo, procurei na net em lojas do exterior o modelo do Fender que o cara me ofereceu e encontrei em diversas lojas por $899,00 na promoção (vejam bem, estou falando de dólares!).
Fui o mais sincero possível com o vendedor: pedi que confirmasse o valor, pois provavelmente ele havia visto o preço errado. Ele confirmou, era aquele valor mesmo. Ainda assim mostrei para ele o valor de um no exterior, ele justificou que vendia pelo preço cujo qual havia adquirido, ou seja, se ele adquiriu com o dólar baixo, era esse mesmo o preço. Vejam bem, eu não tinha a menor intenção de gastar mais do que R$1000,00 num Resonator, porém, por esse preço, não havia como negar. Para me convencer de vez, o vendedor (muito atencioso por sinal) disse que tinha outro lacrado no estoque, ia trazer o lacrado para eu levar. Fiquei mais feliz ainda! Ele o trouxe, abriu a caixa, rasgou aquele tecido fininho que envolve o instrumento bem na altura do cone dele, ou seja, pude constatar que era um Resonator, apesar de não tirá-lo da embalagem, paguei e fui embora meio sem entender o que aconteceu...
Cheguei em casa (diga-se de passagem, moro no interior de SP, ou seja, é uma baita viagem até a capital), tirei o instrumento da embalagem e... surpresa!!! O modelo que o cara me entregou era o acústico, e não o eletro-acústico conforme o que estava exposto para teste.
Entrei em contato com o vendedor, ele pediu que eu retornasse que ele trocaria para mim. Se houve algum erro de cadastramento de valores (ele me explicou que provavelmente o valor de R$1720,00 era o do acústico e não o do eletro-acústico) a culpa não era minha e alguém da loja se responsabilizaria. Fiquei tranquilo, já que eu insisti que o valor cobrado realmente estava errado e mesmo assim ele garantiu que era o preço. Nada mais justo do que a loja assumir o prejuízo.
Enfim, hoje de manhã viajei novamente para a capital. Cheguei à loja, o vendedor não estava... O gerente, que já estava por dentro do ocorrido, prontamente me atendeu (guardem esse nome: Fagner da Tango Music da Teodoro Sampaio). Ele me recebeu muito bem, porém, assumiu que o preço do instrumento estava errado e, para eu sair de lá com o que havia comprado, teria que voltar um retorno de R$600,00. Claro que eu não faria isso. Fui o mais justo possível (e guardem na cabeça minha proposta para não alegarem que fui mal caráter): aceito a devolução de meu dinheiro para não prejudicar financeiramente a loja, apesar das duas viagens que fiz, da gasolina e do pedágio que paguei, da perda de tempo com as viagens e afins. Ele disse que estornaria o valor em meu cartão e daria tudo certo.
Pessoal, o primeiro ponto que quero salientar aqui (conforme meu entendimento da relação "cliente x loja") é, se a loja errou e por isso eu tive que voltar até lá para sanar um problema cuja culpa não é minha, para "salvar" o nome da loja (eu me considerando o gerente de lá), eu jamais aceitaria a proposta que fiz. O cliente (no caso eu) não tenho culpa se o valor cobrado foi errado. O cliente (eu) insisti que o valor estava incorreto e o produto foi vendido conscientemente pelo valor cujo qual o cliente (eu) insistiu estar incorreto. Enfim, eu não pensaria duas vezes, entregaria o instrumento correto ao vendedor e assumiria o prejuízo da incompetência de alguém da loja.
Não foi o que aconteceu... O gerente veio até mim e disse que estava com um pouco de dificuldade para cancelar o pagamento e, caso conseguisse, em torno de três dias o crédito seria novamente liberado em meu cartão.
Eu fui o mais sincero possível: ajudo vocês devolvendo o instrumento, porém, preciso do crédito liberado nesse momento, não voltarei para o interior de SP sem um Resonator, era para eu estar em casa tocando tranquilamente e não passando por isso, sendo assim, preciso do crédito agora mesmo, sairei da loja e comprarei um outro modelo em uma outra loja cuja qual já havia visto e volto para casa com meu problema resolvido.
O gerente insistiu que era impossível, a única opção que eu teria era o estorno em três dias. Aí eu fui mais ríspido: negativo, a segunda opção que tenho é sair com o Resonator que comprei debaixo do braço e prejudicar financeiramente vocês, um direito que eu tenho, estou dando uma alternativa para não prejudica-los e nem sair prejudicado. Se achar melhor, nem estorne o valor de meu cartão, me devolva em dinheiro e eu saio daqui, entro na outra loja, pago a vista e fica tudo certo.
Nesse meio tempo, o vendedor que me vendeu o Resonator aparece: me chama de canto e insiste para eu não arredar pé, pois o gerente sempre faz esse tipo de coisa com os clientes e quem sai perdendo sempre são os clientes.
Como o gerente não conseguiu resolver meu problema, chamei o dono da loja. Ele veio com a mesma conversa que o vendedor, porém, com um adendo: pela "lei" eu não posso fazer nada diferente disso, o estorno cai em três dias e é assim que funciona. Isso fez meu sangue ferver... Retornei na mesma moeda: pela "lei", tenho o "direito" e vocês a "obrigação" de me dar o produto cujo qual eu comprei, do contrário, chamo a polícia agora mesmo!
O dono da loja, um pouco mais sensato que o gerente, foi curto e grosso: "entreguem o Resonator a ele, e você (apontou para o vendedor), na minha sala AGORA".
Putz, isso me deixou extremamente chateado... De forma alguma era minha intenção sair da loja com um Resonator pela metade do preço e com a demissão de um funcionário bem na época do Natal. Chamei o vendedor, conversei com ele e ele foi bem direto: "cara, você não tem culpa e eu também não, quem cadastrou o produto que fez cagada, se ele me mandar embora, fique tranquilo, em meia hora já estou empregado de novo em outra loja, o que importa é saber que você saiu daqui satisfeito".
Enfim, saí de lá satisfeito com o instrumento, porém, insatisfeito com a situação... Realmente não sei se agi certo após todo esse rolo. Fiquei realmente chateado pela situação do vendedor. Não sei se ele foi demitido ou não, só sei que a situação ficou feia para ele.
Bom, após o "livro" que escrevi, segue abaixo a relação de fotos do instrumento:
http://dc232.4shared.com/img/0yTE1jEE/s7/143076f18f0/1_Frente.jpg?asyn c&rand=0.5992003352979169
http://dc232.4shared.com/img/0FXnQ-PR/s7/14307703618/2_Close.jpg?async &rand=0.8687592811815143
http://dc232.4shared.com/img/usMmQRP7/s7/14307714788/3_Traseira.jpg?as ync&rand=0.8661032515608762
http://dc232.4shared.com/img/um-0ETJy/s7/143077231e8/4_Headstock_trase ira.jpg?async&rand=0.8279413652723577
http://dc232.4shared.com/img/2DqL51FF/s7/1430772f920/5_Headstock_seria l.jpg?async&rand=0.8099173957640494
Especificações do Resonator:
Model Name: FR-50CE Resonator, Sunburst, Tele® Neck Pickup, Chrome Resonator, Fender® "F" Holes Model Number: 0955005032 Series: Folk Music Instruments Color: Sunburst Body Finish: Gloss Polyurethane Body Shape: Resonator Body Back: Laminated Mahogany Body Sides: Laminated Mahogany Body Top: Flame Maple F Holes Sound Holes: Dual "F" Holes Neck Material: Nato Scale Length: 24.75" (628 mm) Fingerboard: Sonokeling Number of Frets: 20 String Nut: TUSQ™ Nut Width: 1.625" (41.3 mm) Position Inlays: Snowflake Neck Pickup: Vintage Style Single-Coil Tele Controls: Volume (Tele® Pickup), Tone (Tele® Pickup), Volume (Piezo Pickup) Special Electronics: Fishman® Powerchip™ Bridge: Split Micarta Saddle Hardware Finish: Chrome Tuning Machines: Die-Cast Strings: Fender® Dura-Tone® 80/20 Phosphor Bronze (.012-.052 Gauge) Unique Features: Single Cutaway Body, Chrome Finish Resonator, Custom Fender "F" F-Holes, Round Mahogany Neck, TUSQ™ nut
Gostaria que compartilhassem suas opiniões sobre o ocorrido (aqueles que tiverem a paciência de ler) e sobre o instrumento.
Abraços!
Kleber Blacklock
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Lelo Mig Membro
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# dez/13 · Editado por: Lelo Mig
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Kleber Blacklock
Nós, brasileiros, fomos tão sacaneados por décadas, que hoje nos sentimos constrangidos quando utilizamos do direito que nos é dado.
Você não fez nada errado, usufruiu de seu direito. Preço informado é preço válido e o cliente não têm responsabilidade sobre eventual erro de cadastro, vendedor, gerente, impresso promocional ou o que seja.
"Se o fornecedor de produtos ou serviços recusar cumprimento à oferta, apresentação ou publicidade, o consumidor poderá, alternativamente e à sua livre escolha: I - exigir o cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta, apresentação ou publicidade; II - aceitar outro produto ou prestação de serviço equivalente; III - rescindir o contrato, com direito à restituição da quantia eventualmente antecipada, monetariamente atualizada, e a perdas e danos".
Veja bem o final do parágrafo: "e a perdas e danos", ou seja, se eles te devolvessem o dinheiro teriam de pagar suas despesa com viagem, alimentação, e até mesmo seu tempo gasto.
Então relaxa, porque você não sacaneou ninguém. E quanto ao vendedor, relaxa......ele também não pode, pela lei trabalhista, ser responsabilizado por um erro de outrem. Se foi erro de cadastro e não foi ele quem fez........sussa.
Você é um cara de sorte, prá não dizer um cagado! Pagar num Fender o preço de um "qualquer"....hehehe.
Aproveite bem, seja feliz de consciência limpa e depois bota um video aqui!
Parabéns!
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Kleber Blacklock Veterano |
# dez/13
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Lelo Mig
Mestre Lelo, mais uma lição! Como você mesmo colocou, estamos tão habituados a sempre sairmos perdendo que quando damos sorte de sairmos ganhando acabamos por acreditar que estamos errando. E foi assim que deixei a loja, com a certeza de que havia prejudicado a loja e o vendedor. Só fiquei com o instrumento porque a atitude do gerente e do dono da loja me revoltaram, do contrário, teria desfeito o negócio numa boa e sairia com a sensação de ter perdido um ótimo negócio, porém, de ter feito a coisa certa. Enfim, foi ótimo para mim ter lido sua resposta, me esclareceu bastante e fez com que minhas dúvidas sobre ter pisado na bola ou não fossem respondidas. Falando do Resonator, não é o primeiro que tenho, porém, nunca consegui aprender a tocar como gostaria (slide). Assim que conseguir tocar algo descente com certeza gravarei algo.
makumbator
Ufa, mais um que está a meu favor! Valeu, amigo!
d.u.n.h.a.
Cara, se tem alguém que sofre com G.A.S. esse alguém sou eu, hehe. Vivo trocando instrumentos, nunca estou satisfeito. Esse é meu primeiro Fender, quem sabe agora não sossego? Sobre sempre algo dar errado em meus rolos, é uma maldição antiga... já me acostumei a conviver com isso, hehe.
JeGuitar
Caramba, Dublin? Tá longe daqui, heim? Pois é, para ter idéia, o vendedor comentou que um dia antes o gerente da loja quebrou um puta dum pau por causa de um afinador de 75 reais. Só aqui mesmo...
Abraço, pessoal!
Kleber Blacklock
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