Jack do Violão danificado!

    Autor Mensagem
    OBraga
    Veterano
    # out/13


    Olá galera, desculpem se já tiver outros tópicos sobre o mesmo assunto, porém, eu dei uma olhada e nada me ajudou.

    Recentemente comprei um violão Giannini meio vagabundinho,
    é um cutway elétrico e talz, porém as peças e acabamentos são
    simples.
    eu plugava o Plug perfeitamente mas na hora de tirar era bem difícil de
    sair então eu puxava devagar pra não arrancar o jack na mão
    ,só que um amigo meu bruto não sabia disso e puxou com tudo o plug
    nisso quando fui plugar novamente o jack ficou com mal contato demais,
    só funcionava com o cabo em uma posição, com isso , abri o jack e quando fui ver soltou uma pecinha de dentro dele!

    E agora? só comprando outro jack? é caro? é fácil trocar?
    Obrigado galera!

    OBraga
    Veterano
    # out/13
    · votar


    up

    LeandroP
    Moderador
    # out/13 · Editado por: LeandroP
    · votar


    OBraga

    Já que o jack já apresentava problemas (vish, ficou estranho isso rsrsrs), eu recomendo a substituição da peça. Não custa caro e também é muito fácil substituir. Pra isso você deve retirar as cordas pra facilitar o acesso da mão dentro do corpo do violão, e retirar o jack. Observar os fios e soldar no jack novo. É bem simples.

    Aproveite e substitua os fios antigos por fios novos. Antes de soldar o fio, enrole ele em um cilindro pra ele tomar um formato de mola (como no fio do aparelho de telefone). Desta forma você não vai precisar ficar esticando o fio quando fizer uma manutenção, e também não terá um monte de fio espalhado por dentro do violão.

    OBraga
    Veterano
    # out/13
    · votar


    LeandroP

    Muito obrigado pela ajuda!

    Só tenho uma dúvida, além de ter dois fios que saem do jack e vão para o equalizador do violão, existe também um fio que segue até a bateria (que fica do lado mesmo), eu gostaria de saber se esse jack serve pra ambos, Valeu!

    http://img2.mlstatic.com/conector-jack-p10-estereo-amphenol-painel-sol davel-acjm-mhs_MLB-O-2796096578_062012.jpg

    LeandroP
    Moderador
    # out/13 · Editado por: LeandroP
    · votar


    OBraga

    Tenho quase certeza que sim. Você tem um multímetro em casa? É bom sempre ter um. Mesmo que você não explore tudo que existe em um multímetro, pelo menos ele te indica "o que liga com que e aonde" °.°

    dom de Deus
    Veterano
    # out/13
    · votar


    LeandroP


    em que posição tenho que colocar o multímetro?
    comprei um cabo novo e não funcionou no violão então pensei que era o cabo porque o cabo velho funcionava nele então levei na loja pra trocar e o vendedor testou num instrumento e tcham, funcionou

    funcionou até ontem porque hoje bem na hora do culto da igreja ele me deixou na mão.

    uns 4 mês atrás tive comversando com a loja onde eles fazem esses reparo e trocando ideia o vendedor pediu pra levar pra ele que ele ir tentar apertar mas disse se fosse blindado não tinha como e como até o momento o cabo velho dava certo nele então nem levei. mas hoje .......................


    qual a diferença do blindado pra não blindado?

    LeandroP
    Moderador
    # out/13
    · votar


    dom de Deus

    O multímetro é pra você verificar se o que entra num terminal sai no outro. Se você encostar a ponta de um multímetro num terminal e a outra ponta em outro, o indicador do multímetro deve mostrar se passa alguma coisa ou não passa nada. Eu não tenho prática, não sei medir corrente, impedância, etc. Mas consigo verificar se passa corrente ou não. Como se você juntar as duas pontas do multímetro.

    A diferença entre a blindada e a não blindada está no envólucro da peça. Você pode fazer um circuito qualquer e depois colocar uma massa sobre o circuíto. Ninguém vai saber o que tem dentro e nem vai dar pra substituir qualquer componente. Em compensação, o circuito fica protegido de qualquer substância entre possa cair sobre ele. Já o que não é blindado, é possível apertar, substituir algum componente, etc, no entanto ele fica vulnerável.

    dom de Deus
    Veterano
    # out/13
    · votar


    LeandroP


    entendi, brigadão

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Jack do Violão danificado!