Gravar violão: Microfone ou cabo (linha)?

    Autor Mensagem
    akira_gmg
    Veterano
    # out/13


    Boa noite FCC. Venho a vocês hoje com uma dúvida em que tenho pensado muito. Primeiramente não sabia se postava no forum de home-studio ou no de violão. Em todo caso, se errei, peço desculpas. Recentemente resolvi começar a gravar covers acústicos e minhas próprias composições. Quando quero gravar guitarra, não tenho nenhum problema, ligo ela na interface (que por enquanto é a Behringer Guitar Link, mas em duas semanas comprarei a M Audio M Track, que é como uma Fast Track), abro o Reaper e uso os efeitos do Guitar Rig 5. Mas tenho tido muitas ideias com o violão, e como na maioria das vezes estou com o violão nos lugares (sala, cozinha, área de serviço, rua, casa do pai, etc) elas ficam no violão mesmo. Agora resolvi gravar o violão, só que não sei se uso ele ligado com cabo na interface ou se uso o microfone (dinâmico) que eu tenho, é um Behringer. O violão é um Takamine modelo intermediário, não é top de linha. Gosto muito do som dele, só que quando ligo com o cabo ele perde um pouco daquele "bum" que tem, e com o microfone o som fica meio abafado. Alguma dica? Tentei mexer na equalização do violão e no computador também, e continuou com um som um pouco digital (o que achei estranho, porque uso o Guitar Rig com a guitarra e o som é bem menos digital que o violão). Alguma ajuda com o microfone? Tentei apontar ele para a boca do violão e para o 12º traste, o último ficou melhor, mas um pouco fraco, ainda assim. Agradeço desde já e me desculpem pela bíblia.

    MMI
    Veterano
    # out/13
    · votar


    akira_gmg

    Complicado... rs

    O microfone está muito longe do ideal, a curva de frequências dele não ajuda. Em linha, não sei qual a captação dele, mas suponho que não seja o melhor que há também. Mas em linha o primeiro passo é esquecer o Guitar Rig, aquilo é para guitarra e olhe lá, eu mesmo não consigo um som muito legal com aquilo, mas tem gente que tira. Recomendo então investir no som em linha, bota o violão direto, sem Guitar Rig, acerta a equalização no equalizador paramétrico do Reaper e adicione um pouco de compressão (leve). Esse é o caminho, na minha opinião...

    akira_gmg
    Veterano
    # out/13
    · votar


    MMI
    Obrigado pela resposta cara! Então, eu não coloco o violão pelo Guitar Rig não, uso ele pra guitarra e até faço umas gambiarras com o baixo. No Reaper, consegui um som mais ou menos decente, o problema é que mesmo usando o equalizador, mexendo no ganho, volume do computador, equalizador do violão, parece que o som fica como se estivesse clipando. Não sei como resolvo isso. Meu amigo comprou um Shure pra microfonar o violão e ficou demais, mas falta verba aqui pra comprar um desses hehe. Em linha vou testar mais amanhã, valeu pela dica!

    Slash_1989
    Veterano
    # out/13
    · votar


    akira_gmg
    Usa os dois!

    Poe o microfone em 400 posições diferentes e ve qual fica melhor, depois soma o sinal com a linha!

    akira_gmg
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Slash_1989
    Nossa cara, nem tinha pensado nisso! Vou testar isso amanhã, mas não embola não?

    Slash_1989
    Veterano
    # out/13
    · votar


    akira_gmg
    Depende de como você fizer e dosar...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Gravar violão: Microfone ou cabo (linha)?