Fala galera, o ideal é saber a música de cor?

    Autor Mensagem
    thalles100
    Veterano
    # set/13


    Seguinte, eu toco tem uns 2 anos já...

    Porem, o que eu percebi, é que para todas as músicas eu necessito das cifras, da minha pasta...

    Nenhuma música eu sei de cor (decorado). Será que isso ajuda no fato de eu tocar mal pra caramba? Eu tenho uma dependencia das minhas pastas e folhas, e isso me trava um pouco.

    O correto é usar as cifras como molde, e depois abandonar elas o mais rápido possível? Isso seria, o normal?

    Ontem eu tentei tocar um pouco assim, tentando memorizar os acordes, de forma que eu olhava mais pro braço do violão do que pras folhas. Notei um grande avanço positivo...

    Me digam ai os mais experientes...provavelmente eu tenho um tipo de "anomalia"...que me prendeu nessas folhas...e tenho de me libertar delas o quanto antes, pra tocar melhor? (eu notei isso)...

    O normal e correto é decorar as músicas rapidamente? Vejam bem, eu toco há um bom tempo, relativo bom tempo, e não sei um trecho de cor...

    Numa festa, por exemplo, eu só toco se tiver as cifras, rsrs.

    Talvez a resposta seja essa mesma, mas eu preciso q me endossem, pra eu criar coragem e seguir nesse caminho, rsrs.

    Valeuuu!!!

    Rafael_machado1993
    Membro
    # set/13
    · votar


    thalles100
    É o melhor a ser feito cara... Antigamente eu vivi dependendo das cifras, tablaturas tbem, depois que vc começa a aprender a tirar as músicas de ouvido.. bye bye cifras!!! Mais tenta pegar de ouvido cara, vai treinando, treinando e treinando.. Vc vai ver, da até um gás pra tocar saca? Aprende bastante teoria que ajuda pra caramba também!

    Fica na paz mano!

    Gianyny
    Veterano
    # set/13
    · votar


    thalles100

    Olha, eu sempre digo para os meus alunos: "se você não aprender as escalas de acordes, dependerá de uma folha de papel pelo resto da sua vida".

    Para mim, o lance é decorar as escalas e começar a tirar músicas de ouvido, conforme já te orientou o Rafael_machado1993.

    Você já conhece as escalas?

    Eu nem me lembro qual foi a última música que eu precisei pegar uma cifra para tocar; com o tempo fica tudo automático. Eu creio que o fato de eu cantar ajuda demais também; quando toco, pela melodia da música eu já sei se vai cair a 2°, a 3°, a 2° menor ou 1° menor da escala, enfim.

    Você já deveria saber isso também, visto o tempo que você já toca. Contudo isso é muito relativo; eu tive alunos quem com 6 meses não precisavam mais de mim, em contrapartida já tive outros que tiveram aulas por 2 anos e pararam tocando somente com cifras, mesmo uma música com 3 acordes o papel tinha que estar lá.

    thalles100
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Valeu mano...valeu mesmo!

    Vou tentar decorar as músicas então, usando cifras mesmo...e mais pra frente vou tentando pegar de ouvido! Eu até tentei outro dia, peguei um livro de teoria...mas é foda, facul, trabalho, esposa....aí acabo não conseguindo levar essas coisas!

    Deve ser bem legal pegar a música de ouvido, mas acho que ainda preciso de bem mais pratica e conhecimento antes!

    Valeuuu, abraços!

    Rafael_machado1993
    Membro
    # set/13
    · votar


    thalles100
    É isso ai mano.. Não tenho tanto conhecimento mais no que eu puder te ajudar é só falar ;)

    thalles100
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Fala Gianyny, blz?

    Brigadão pela resposta cara!

    É bom vir por aqui, pois numa mensagem vocês já clareiam bem as nossas ideias. Então, eu peguei um livro outro dia, que chama Harmonização e Improviso, do Almir Chediak. Parece um livro bem legal, e completo.

    Porem, foi muito dificil pra mim. Se eu conseguisse viver em função dele, talvez até conseguiria obter algo. Mas com os corres da vida, fica complexo demais. Eu comecei bem animado, anotando as coisas num caderno. E acabei desanimando. Muito pela dificuldade, pois acaba sendo uma coisa bem complexa ne?

    Talvez uma aula bacana valha a pena ne, ou será que com mais objetividade eu conseguiria pegar algo desse livro? Cheguei na parte de compasso, escala, etc, mas confesso que hoje eu não sei nada, do pouquissimo q entendi!!
    Tenho mt vontade de pegar de ouvido, e chegar nesse automatismo, deve ser bem legal...valeu!!!

    JPHASMANN-Jacacity
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Bom, nunca fiz aulas...

    Comecei com as cifras e fui percebendo que muitas sequencias de acordes se repetiam...

    Assim, com o tempo fui vendo que dá prá tirar de ouvido e tal...

    Mas na boa, vale a pena ir prá teoria... pq assim, eu tiro a música de ouvido, com acordes puros e tal, daí uma pessoa com uma teoria mais apurada vai lá e toca a mesma música com vários acordes dissonantes e eu percebo que a teoria realmente faz falta...

    To pegando muita coisa legal com as video aulas aqui do site!!!

    Abraço!

    thalles100
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Valeu pelo comentário JPHASMANN-Jacacity!

    Como sou bem iniciante, no sentido teórico eu falo, pois até que já toquei bastante, um bom começo seria eu decorar as músicas mesmo? Eu notei um desempenho melhor depois que eu toquei com as folhas de cifras, porem objetivando a memorização, de forma que eu não olhe mais pra elas. Percebi que no tempo que eu olho pras folhas, eu olho pro violão, otimizando o tocar!!

    Quero muito aprender a pegar de ouvido, mas talvez eu ainda precise passar por essa etapa...ou não? Sim, e não né? Tudo é tão relativo, hehehe....

    Valeu galera, abraços!

    JJJ
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Muitos falaram na coisa da "teoria".

    É verdade que a harmonia de várias canções pode ser mais fácil de "prever", mesmo quando não se sabem os acordes de antemão, se houver conhecimentos teóricos de escalas, famílias de acordes e tal.

    Mas há 2 "poréns" aí.

    Um que nem todas as músicas são tão "previsíveis" assim. Nem todas seguem num tom, num campo harmônico certinho, etc.

    E outra causa muito comum porque recorremos a cifras, tablaturas, partituras, etc. é o efeito "muleta" da coisa. Com o "papel" na frente, você se sente mais seguro em não errar letras ou acordes. Acho até que esse efeito "muleta" é mais forte do que o lance de saber teoria ou não, ou mesmo ter maior ou menor experiência.

    É o medo de errar que define, de forma mais categórica (a meu ver), se precisamos ou não do "papel".

    p_aulinho
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Na minha opinião muita gente se concentra na Cifra e esquece da música em si. Primeiro de tudo você tem que saber a música de cor, saber cantá-la no tom correto, mesmo que a voz não seja boa. Com a música na cabeça, bem gravada, fica mais fácil tentar tira-la de cabeça e ir gravando a sequencia de acordes. Começa por ai, pela musica, depois da uma olhada nos acordes e ai vai tentando seguir a sequencia sem olhar por papel, com o tempo você vai treinando seu ouvido e dai em diante várias musica já ficam mais fáceis até você tirar tudo de ouvido.


    Abraço.

    Ichimura
    Membro
    # set/13
    · votar


    Isso!!!

    Pega isso aew e começa a tira as musicas com as notas q estão ai.

    thalles100
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Fala p_aulinho, blz? Brigado pelas dicas mano!!

    Deixa eu perguntar a todos: eu tenho uma facilidade um pouco maior pra cantar. Parece que quando eu ouço a músico, eu noto mais no vocal, e um pouco menos na melodia; na verdade a melodia parece q eu ouço como consequencia!

    Isso faz com q, quando eu vou tocar, eu também canto como carro chefe, e o instrumento vai seguindo o embalo. Mas eu percebi que, quando eu toco melhor, eu acabo cantando melhor tbm!

    Se eu começar a ouvir as musicas com um enfoque maior nos instrumentos, eu vou ter um pouco mais de habilidade pra tocar depois? É esse o caminho?

    Valeu!!!

    Lelo Mig
    Membro
    # set/13
    · votar


    thalles100

    Cara, eu concordo com o JJJ.

    Esse papo de conhecer escalas e campo harmônico para formar os acordes e entende-los, em minha opinião, não funciona no mundo prático. Quem não quer esperar conhecer tudo de teoria antes de se arriscar pelos palcos da vida, não tem este tempo.

    Primeiro uma criança aprende tabuada (DECORADA), para só, bem mais tarde, fazer uma equação de segundo grau!

    Eu toquei anos na noite, boa parte deles, fazendo centenas de acordes dissonantes em Jazz e MPB, sem saber nada de escalas e campo harmônico.

    Quando resolvi estudar, em nada me atrapalhou saber os acorde de cor, muito pelo contrário...

    Quem toca, aprende mais fácil.

    Eu sempre incentivo todo mundo a estudar, sou à favor da técnica e conhecimento, mas SEMPRE achei que o mais importante é tocar!

    Esse papo de "conhecendo as escalas e campo harmônico" você prevê os acordes que virão e sai tocando é "balela" que não funciona ao vivo, em palco, entre "ratos".

    Meto o sujeito numa roda de malacos, "jazziando" um João Bosco ou Djavan e quero ver neguinho "prever" harmônia usando teoria. Nessa hora o que manda é treino, ouvido, experiência e acima de tudo "malandragem".

    Decora os acordes guri, sai tocando, DECORA e TOCA!

    Mais tarde você entenderá, se quiser, porque o acorde X é diminuto e etc... mas primeiro TOQUE!

    thalles100
    Veterano
    # set/13
    · votar


    Valeu!!!

    Lelo Mig

    Darkalexjb
    Veterano
    # set/13
    · votar


    O ideal na minha opinião é saber de cor, decorar mesmo, as musicas que você gosta de tocar, e provavelmente iria tocar para um público.

    Decorar é o caminho mais facil, e rapido. depois você estuda teoria musical. como o usuário acima disse, decorar nunca ira atrapalhar seus estudos, ele é um atalho para a metade de um longo caminho de aprendizado.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Fala galera, o ideal é saber a música de cor?