Duvida sobre esse tipo de som para violao

    Autor Mensagem
    thms555
    Veterano
    # mai/13 · Editado por: thms555


    Tava vendo alguns videos de artistas tocando musicas mais acústicas com base violão/voz, e reparei em alguns casos com a impressão de um encordoamento nylon em violões folk, alem da técnica de se tocar violão sem palheta, com as mão numa liberdade maior de ritmo e dinâmica (olhem um exemplo no vídeo, é muito comum músicos tocarem as vezes nos dedos mesmos, com uma levada bem variada de intensidade), mas alem disso, me parece que é um encordoamento nylon, ou pelo menos menos brilhante, que soa mais como um cordas de nylon num violão feito pra aço. Bom eu não sei exatamente o que é, então por isso fiz o tópico, acho que vocês já podem ter tido a mesma impressão que eu em alguns casos.

    Alguns exemplos que eu acho que tem um som diferenciado:





    Darkalexjb
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    o Video de cima o cara estava usando o polegar sem a unha para bater, então o som sai mais macio mesmo, acho que seja isso.

    MMI
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    thms555

    Rapaz... Para seu desespero ambos são violões de aço, cordas de aço mesmo. É técnica mesmo. Tem seus segredos de captação isso aí também, no caso do Bob Dylan é tosqueira mesmo, nem tem mic ou captador no violão - som feito na raça mesmo.

    Na verdade tem alguns tópicos aqui no fórum, violão de aço se usa cordas de aço, de nylon se usa cordas de nylon. A construção é diferente, bracing, tensor, braço, altura e construção da ponte, nut etc. O violão de aço pode até aguentar as de nylon, mas a altura da ponte e do nut são diferentes, o braço vai empenar... Isso é gambiarra que fica muito longe do ideal, tanto no som como para o instrumento em si. Não espere isso de caras profissionais que estão na mídia.

    thms555
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    então, todos os violões aço que eu toquei, ou vi gente tocando assim, me parecem mais brilhantes, aquele som um pouco mais metálico. Bom, certamente não são cordas de nylon. Eu to ligado na técnica de tocar com a mão, eu mesmo faço muito isso, mas não é isso, PRA MIM, parece diferente o som. Bom sei la, se alguém tiver ideia da um toque.
    Abraço

    Lelo Mig
    Membro
    # mai/13
    · votar


    thms555

    Cara... além do que o MMI já escreveu, só um detalhe...Bob Dylan esta usando palheta!

    junior_sergipe
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    thms555
    Você já tocou algum folk?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvida sobre esse tipo de som para violao