[Modelo e Valor] deste Del Vecchio?

    Autor Mensagem
    JuanCR9
    Membro
    # mar/13


    Olá galera sou novo por aqui, será meu primeiro tópico, espero que esta postando no lugar certo rsrs gostaria da ajuda de vocês se possível!
    Eu literalmente achei um violão Del Vecchio nos fundos do armário aqui de casa (saiu do armários rsrs) e gostaria que alguém me ajudasse a descobrir o modelo e o ano de fabricação deste belo violão.
    Toco violão a 4 anos e ja pude adquirir um certo conhecimento sobre as marcas e o valor de vários violões, porém deste Del Vecchio pelo fato da fábrica não existir mais (hoje só por encomenda) não sei ao certo quanto vale!
    Encontrei-o em 'bom' estado, muito sujo, cordas 'podres' mas apenas con alguns arranhões no verniz, troquei de cordas (coloquei usadas porém muito mais 'novas' hehe) e dei uma limpada cuidadosa! Sei que o tampo é maçico, a caixa dele é bem grossa e é um pouco pesado e muito bem detalhado. É pouco menor que um violão clássico, é de alguma série 3/4, e não sei sobre as madeiras, me pareceu que a escala é de Pau-Ferro mas sou leigo no assunto. O que me chamou a atencão é que não pude achar nenhum igual na internet, apenas um parecido mais antigo com o mesmo CNPJ e pediam R$1800,00 nele, na descrição era do modelo 'Piccoli' também 3/4.
    Como bom pesquisador procurei pela marca das tarrachas 'DEVAL' e descobri que ela fornece ou forneceu à Del Vecchio, e elas estão brilhando de novas! Essa 'DEVAL' foi fundanda em 1994. o que me leva a pensar que deve ser por essa data que foi fabricado e não menos, a não ser que tenham sido trocadas as tarrachas, mas o Modelo e o Valor, apesar de ter achado um 'parecido', ainda são uma incógnita para mim.
    O som dele é mais puxado ao grave, e tem um somzão pra um violão pequeno, o braço dele é bem 'fino' o que facilitaria para crianças que gostariam de aprender, deveria ser de alguma série 'Estudante' ou 'viagem' por ser pequeno, mas pra mim com meus dedos mto compridos não ajuda muito tocá-lo rsrs
    Se alguém pedir posso gravar um vídeo para testar o som! (antes preciso de cordas novas rsrs)
    Tirei umas fotos e vou postar para vocês!
    -
    Valeu pessoal!
    PS: O CNPJ: 44.001.808/0001-69

    http://imageshack.us/photo/my-images/39/20130312232213.jpg/
    http://imageshack.us/photo/my-images/703/20130312233715.jpg/
    http://imageshack.us/photo/my-images/819/20130312233819.jpg/
    http://imageshack.us/photo/my-images/716/20130312233546.jpg/
    http://imageshack.us/photo/my-images/547/img20130313183354.jpg/
    http://imageshack.us/photo/my-images/39/img20130313021016.jpg/
    http://imageshack.us/photo/my-images/825/20130313183726.jpg/
    http://imageshack.us/photo/my-images/89/20130312233653.jpg/
    http://imageshack.us/photo/my-images/27/20130312233504.jpg/
    http://imageshack.us/photo/my-images/203/20130312233427.jpg/
    http://imageshack.us/photo/my-images/189/20130312233345.jpg/
    http://imageshack.us/photo/my-images/199/20130312233217.jpg/
    http://imageshack.us/photo/my-images/405/20130312233138.jpg/
    http://imageshack.us/photo/my-images/43/20130312232935.jpg/

    LeandroP
    Moderador
    # mar/13
    · votar


    JuanCR9

    Por que você não entra em contato com eles e pergunta?

    http://www.delvecchio.com.br/

    (11) 3221.0099
    (11) 3221.0724
    R. Aurora, 187 – Santa. Efigênia
    01209-001 - São Paulo - SP

    Me pareceu ser o modelo "estudante", mas no site site não dá pra confirmar isso pois nenhum violão entre os modelos disponíveis apresenta o "traste zero".

    Sendo este modelo, o preço deve estar entre $300 e $400 (novo).

    astrataranis
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    tb acho que deva ser um modelo estudo ... impressao minha ou o braco dele esta totalmente empenado em direcao as cordas graves?

    as tarrachas estao brilhando pq sao de um plastico metalizado, em 100 anos estarao iguais.

    procure por violao infantil, talvez o acha

    astrataranis
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    o que mais me intriga é ... como alguemq toca violao ha 4 anos, soh descobre um violao dentro de um ARMARIO agora? nunca abriu? pq? mal assombrado? nunca ng falou nada? estranho pacas isso

    JuanCR9
    Membro
    # mar/13
    · votar


    tb acho que deva ser um modelo estudo ... impressao minha ou o braco dele esta totalmente empenado em direcao as cordas graves?

    as tarrachas estao brilhando pq sao de um plastico metalizado, em 100 anos estarao iguais.

    procure por violao infantil, talvez o acha


    astrataranis não está empenado! Acontece que por 'ignorância' da minha bela mãe quando agente se mudou pra cá os antigos donos o deixaram largado e pra nao ocupar espaço na casa ela resolveu literalmente jogar no fundo do armário e não me disse nada pois saberia que eu ia tocá-lo etc etc até briguei ela por isso, ela tinha esquecido dele até rs ainda bem que o encontrei! Os donos nunca o quiseram de volta ou se esqueceram! Vou tentar levá-lo até a Casa Del Vecchio e averiguar!

    JuanCR9
    Membro
    # mar/13
    · votar


    Em otro fórum encontrei algo a mais sobre este violão, se trata de alguma s[erie estudante para cordas de aço! o preço 400/500 reais! porém outra pessoa disse que não vale menos que 200! o que ao meu ver é um absurdo de errado, com tampo maçiço e a qualidade da fabricação não sai por menos de 300! este não é um ching ling de 90 reais!

    astrataranis
    Veterano
    # mar/13 · Editado por: astrataranis
    · votar


    juan, nao eh um violao de aço. aco tem mao e tarrachas diferentes e toda sua construcao é muito diferenciada (as cordas de nylon juntas nao fazem nem 15 kilos de pressao sobre o braco, um violao de aco com cordas 0.12 dizem que chega a amis de 500 kilos de pressao, portanto sua construcao eh bem diferente), esse violao é de nylon.

    provavelmente foi feito na decada de 80/90, apostaria mais na decada de 90 pela construcao e binding (decoracao lateral) utilizados.

    infelizmente a del vecchio fez um zilhao e meio de violao semelhantes, mudando pouca ou nenhuma coisa, o que torna dificil pacas falar qual deles é realmente o violao.

    pq vc diz que o tampo é maciço? tem conhecimento para julgar tal?

    tomara q seja um bom violao, torco por isso. mas visualmente falando, parece um de estudo. simples. Em especial pelas tarrachas nem serem de osso e sim de um ferro ou aço na roldana, o que torna ele mais barato ainda (embora isso nao quer dizer muito).

    eu de manha pesquisei muito, ha alguns instrumentos da del vecchio q se utiliza do mesmo visual e tarrachas, normalmente violas ou bandolins, infelizmente os violoes iguais ou semelhantes sempre apresentaram diferencas em relacao ao seu (especialmente a rozeta ou o braco ou o traste zero ou a madeira do fundo). Enfim, como eu disse, a del vecchio fez centenas de violoes muito parecidos, o que torna dificil resolver a questao.

    Procure dentro dele, algum escrito, a tinta ou lapis que possa dizer algo, numeracao, timbre etc...

    abraco

    astrataranis
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    alias, sobre o traste zero, na realidade deve-se chamado de trastO, segue:

    Traste zero
    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
    Traste zero é um traste colocado no cravelhal de um violão, guitarra, baixo, entre outros. Ele tem uma das funções da pestana: apoiar as cordas na distância correta sobre os outros trastes ao longo do braço do instrumento. Uma outra pestana ainda é necessária para estabelecer o espaçamento correto entre as cordas.
    [editar]Função

    O traste zero é posicionado no local normalmente ocupado pela pestana. Num instrumento com traste zero, a pestana encontra-se além deste e serve somente para dar o espaçamento às cordas. As cordas repousam sobre o traste zero, que é mais alto que os outros trastes. Isto dá a clareza necessária às cordas ao longo do braço
    [editar]Objetivo

    Num instrumento com traste zero, o som de uma corda aberta (não pressionada em nenhum traste) é mais próximo do som de uma corda pressionada, comparando-se com um instrumento sem traste zero.
    O traste zero é comumente (mas não exclusivamente) associado a instrumentos baratos, uma vez que o custo do trabalho envolvido em fazer uma pestana com encaixes corretos para as cordas é muito maior que o de colocar um traste zero. Fabricantes que freqüentemente utilizam ou já utilizaram traste zero em seus instrumentos são a Gretsch e a Höfner.
    A Steinberger utiliza traste zero em suas guitarras "sem cabeça". Devido à forma com a qual as cordas são amarradas junto onde deveriam estar as cravelhas, não há necessidade de guias de espaçamento para as cordas, ou seja, não há necessidade de pestana. O uso do traste zero, além de ser mais simples, permite a troca de calibres das cordas sem a preocupação da largura do encaixe das mesmas em uma pestana.



    --

    resumindo, soh violao ruim tinha ele...

    astrataranis
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    outro detalhe importante, violao nao é guitarra, portanto, nao usa os mesmos conceitos de ressonancia. Qto mais gordo ou espesso ou grosso ou parrudo for o tampo, pior ele sera.

    Um violao precisa vibrar a madeira, qto mais madeira, menos ele vai dissipar vibracao, portanto, menor sera o som, volume e nitidez.

    Normalmente, violao de tampo grosso eh focado em graves, pois essas cordas tem mais forca pra vibra-lo, seu som é suave e fechado. O alto volume que vc mencionou é realmente atipico mas nao impossivel.

    JuanCR9
    Membro
    # mar/13
    · votar


    outro detalhe importante, violao nao é guitarra, portanto, nao usa os mesmos conceitos de ressonancia. Qto mais gordo ou espesso ou grosso ou parrudo for o tampo, pior ele sera.

    Um violao precisa vibrar a madeira, qto mais madeira, menos ele vai dissipar vibracao, portanto, menor sera o som, volume e nitidez.

    Normalmente, violao de tampo grosso eh focado em graves, pois essas cordas tem mais forca pra vibra-lo, seu som é suave e fechado. O alto volume que vc mencionou é realmente atipico mas nao impossivel.


    Sim, é de tampo maçiço. Tenho outros dois violões para comparar, um de tampo maçiço (crafter sr bubinga) e outro laminado (giannini sevilha) e confirmei com outros músicos
    Sobre ser ou não ser para cordas de aço, obtive 2 respostas em outro forum, vou mostrá-las:

    "é um modelo de iniciante com tampo de marupá para corda de aço." por Ricardo Dias

    "Seu violão já é um violão da safra "moderna" da Del Vecchio, do final de década de 90 pra cá, creio eu... modelo bem simples, pra cordas de aço como o Ricardo bem disse.
    Se fosse estipular um valor, por ser um modelo de entrada, pra aço, e ainda de tamanho pequeno, algo em torno de 400/500 reais é muito bem pago." por Ivanhoé

    e depois perguntei para o tal Ricardo Dias, que se diz Luthier perguntando porque o violão era de cordas de aço, e ele respondeu:

    "Pela tarraxa, de pinos finos. Eu conheço esses violões, são de madeira alternativa no tampo, verniz poliuretano, são para iniciantes em corda de aço."!

    e ainda fico na duvida haha

    LeandroP
    Moderador
    # mar/13 · Editado por: LeandroP
    · votar


    JuanCR9

    Eu tenho um Del Vecchio de tampo maciço também. Ele foi construído pra usar encordoamento de náilon, e tem um tensor no braço. As tarraxas possuem uma camada plástica no eixo onde as cordas são enroladas. Isso em si é um indício que o violão é feito pra cordas de náilon. Porém, embora as tarraxas do seu violão não têm esse revestimento plástico, não sabemos se elas foram substituídas em algum momento. Colocar cordas de náilon neste tipo de tarraxa é um pouco mais difícil porque elas tendem a escorregar no eixo, sendo necessário um nó antes de começar a enrolar (não gosto de dar nós que não consigo desfazer depois quando preciso substituir as cordas rsrsrs).

    Verifique se o seu violão possui algum tensor no braço. Pode ser que seja visível somente pela boca do violão, com um auxílio de um espelho ou através do tato mesmo. Se ele não tiver, e mesmo assim você quer um encordoamento em aço, recomendo um encordoamento de tensão leve inicialmente e que acompanhe diariamente o braço do violão, se não houve mudanças por conta da tensão do aço. Se não tiver problemas, aumentar a tensão das cordas (se for necessário também) gradualmente.

    Você tentou algum contato com o fabricante? Obteve alguma resposta?

    astrataranis
    alias, sobre o traste zero, na realidade deve-se chamado de trastO

    Interessante! Não sabia que o termo "trasto", no masculino, tinha esse significado. Valeu!

    LeandroP
    Moderador
    # mar/13 · Editado por: LeandroP
    · votar


    Ah, comprei este violão no meio do ano passado, na loja da Del Vecchio (uma travessa da Rua Santa Efigênia). Havia um modelo inferior ao meu (creio ser o estudante) e custava em torno de R$ 360,00. No meu paguei R$ 430,00 à vista. Não me recordo dos detalhes deste que suponho ser o modelo estudante. Só me lembro que não era de tampo maciço e eu queria um que fosse. Por isso o vendedor me apresentou o modelo que acabei comprando. E que gerou até um assunto na loja, onde ele dizia que nem todo violão com tampo maciço é melhor que tampo laminado, que não era uma regra, etc... Espero que essas informações lhe ajudem a conhecer melhor o seu violão.

    astrataranis
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    com todo respeito a pessoa que se diz luthier, nao vou entrar no mérito. Mas basta vc realizar uma pequena pesquisa e vera que é um violao de NYLON.

    Maos para aço sao diferentes, tarrachas idem.

    Del vecchio nos anos 80 90 nao produziam violoes de aço, apenas de nylon.

    A construcao de um violao de aço é bem diferente, em especial, ao seu tamanho e formato, embora isso nao seja uma regra. Mas conhecendo instrumentos del vecchio, digo que eles nao sao digamos aventureiros em formatos. Seu violao tem um formato puxado para viola pelo tamanho e pela forma, isso literalmente arruinaria o som do violao de aço.

    Ter ou nao tensor, é uma opcao para violoes de nylon, em violao de aço é rarissmo nao ter tensor.

    Ter o traste zero significa economia em trabalho MANUAL ao produzir o nut, isso automaticamente, define um violao mais economico e simples, ou seja, um violao com tao pouco esforco nao pode ser de aço. Nao que o violao de nylon seja facil de construir, ao contrario, a construcao é ate mais dificil que o de aço, mas obviamente um violao de aço usa reforcos estruturais o que vai de encontro ao um simples nut.

    para saber se o violao tem tampo maciço ou nao, tem diversas formas, mas o mais simples é olhar a boca do violao com uma lente de aumento (pq a olho nu fica bem dificil as vezes), se vc notar uma folha bem fininha, aderido ou varias folhas na boca é pq ele é laminado (procure por cores diferentes, suavidades, etc). Normalmente precisasse lixar um pedacinho para ver direito pq o verniz esconde.

    Uma dica, o unico forum de verdade de violao, com luthiers de verdade é o brazilianguitar.net (nome em ingles mas o forum eh um portugues).

    Se voce quer uma opiniao de verdadeiros conhecedores de violao e grandes luthiers, procure por esse forum.

    Definitivamente, esse violao é de NYLON

    Sobre tampo ser maciço ou laminado e suas qualidades. COmo td na vida, pode haver qualidade absoluta com laminado, destaco aqui os yamaha fg60 a 300 dos anos 70, sao realmente maravilhosos e muito resistentes. Porem sao basicamente unicos e seu preco raramente fica abaixo dos 4 mil reais em bom estado. Um violao com tampo maciço é normalmente mais fino o que gera maior vibracao, gera maior som e definicao.

    Obviamente a durabilidade de um violao com varias camadas coladas que serao vibradas e possuem cada uma idade diferente, graos e etc etcetc diferentes, sera bem menor que um violao maciço onde suas veias sao permanentemente presas pelas natureza.

    Isso realmente nao eh uma regra, mas é uma constatacao de fato.

    Um violao de tampo laminado feito por um bom luthier, provavelemnte vai ser bem melhor que um violao de nivel top de massa (em especial marcas como giannini, del vechio, crafter, etc) . Um bom violao feito por um bom luthier com maciço, tem zilhoes de vezes mais chances de dar um espanco em qqr violao de marca.

    Emm violoes de AÇO o luthier é menos desejado, pq o resultado varia pouco, bem diferente de um de nylon.

    VOltando ao violao del vecchio do usuario, continuo achando q seja um violao de estudante, linha inicial. Isso nao o denigre, eu mesmo gostei do violao visualmente falando, compraria se fosse de interesse do dono. Mas nao daria muito mais que 150 reais, simplesmente pq esse já seria um preco máximo nele. PRa vender rapido entre 90 e 120 reais.

    LeandroP
    Moderador
    # mar/13
    · votar


    astrataranis

    Postou com propriedade. Com relação ao tampo maciço e laminado foi o mesmo que me disse o vendedor. E embora o violão tenha o trate zero, não significa que ele seja ruim, que somente o custo de fabricação foi reduzido. Isso mesmo!

    LeandroP
    Moderador
    # mar/13
    · votar


    astrataranis

    Editei a postagem anterior porque coloquei você em referência (não sei porque - devo ter clicado sem querer). Estava dando continuidade no assunto.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a [Modelo e Valor] deste Del Vecchio?