Solar na passagem de acordes

    Autor Mensagem
    XandeMenegussi
    Veterano
    # fev/13


    Boa noite pessoal, estou precisando da sabedoria de vocês hahahaha
    Estou querendo fazer alguns solos nas passagens de acordes, sabendo que estarei com apenas um violão. Farei a base, e alguns solos curtos entre a troca destes acordes.

    A dúvida é, numa música que está em sol (G), utilizamos o campo harmônico de sol, pegamos apenas 3 acordes do campo para dar como exemplo. Os mais comuns em músicas simples, I, IV e V graus (G, C, D).
    Aqui está a dúvida, se vou passar de sol pra ré, devo solar na escala de ré ou de sol ? Sabendo que o solo vai acabar no acorde de ré.
    Assim também para as outras passagens como de dó pra sol (voltando pra tônica) devo utilizar a escala de sol (ja que terminará no acorde de sol), ou utilizar em todo caso a escala do tom, que é sol ?

    Obrigado desde já, boa noite !

    LeandroP
    Moderador
    # fev/13
    · votar


    XandeMenegussi

    O tom da música é Sol, tonalidade maior. Os acordes pertencem ao campo harmônico desta tonalidade. Utilize a escala de Sol maior. Nas mudanças de acorde, dê uma atenção às notas do acorde. Por exemplo, a nota F# pode não soar bem quando está no acorde G, mas sobre o acorde D cai como uma luva, porque a nota F# é a 3a maior do acorde D.

    Dê uma pesquisada na busca, sobre campo harmônico, escalas, formação de acordes. intervalos, notas alvos, notas evitadas... O que não falta é tópico sobre o assunto.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Solar na passagem de acordes