Mancha no dedo, violão de aço, não sai

    Autor Mensagem
    Mr. Dizzy
    Veterano
    # jul/12


    Galera, toco guitarra à mais tempo (3 anos eu acho), logo sempre tive calos nos dedos e td mais que guitarra dá direito kkk..., daí semana passada comprei meu primeiro violão, de aço (hofma ye 220, modelo folk vermelho, apesar q isso n deve interferir muito no problema...)

    Pô viciei de tocar no bichinho, até pra pegar um pouco mais de força nos dedos, fazer uns bends, solinhos (mania d guitarrista), e acostumar com ele e td mais... só que após um dia tocando, além do calos que já tinha antes, a ponta do meu dedo ficou azul (justo o dedo do meio), um azul meio esverdeado, parece reação do suor com as cordas... achei normal... só que minha surpresa foi ao lavar o dedo com sabão, a mancha n quis sair O.O
    isso já tem uma semana, e como tô de férias eu to tocando direto guitarra e violão, e a mancha ta aí.. os outros dedos tão começando a escurecer um tiko, mas não muuito, e obviamente, já lavei a mão monte de vezes nessa semana...
    Isso é normal pra galera que toca violão de aço? pq é tipo ultra tosco, e n sai nem com sabão... n sei se álcool gel talvez tirasse... vcs sabem se é assim mesmo? Ou se tem algo pra tirar essa mancha? O encordoamento é o primeiro que veio com o violão... n sei da procedencia dele, mas deve ser da própia hofma....
    Vlw!

    the guy
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    necrose, daqui a algum tempo vai ter que amputar

    py2ps
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Mr. Dizzy
    Pode ser da madeira, algum corante que usaram para dar cor na escala.

    raules
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    só cuidado pra não tocar muito tocando errado...

    Mr. Dizzy
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    py2ps

    é mesmo, podia ser do verniz? n tinha pensado nisso.

    raules

    até q n...nada doendo, só a mancha mesmo, suponho estar tocando corretamente

    WebTiago
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    vixe, me parece outra coisa... estranho viu..

    XBK
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Usa uma marica.

    (desculpe, mas não resisti).

    Qual a composição dos bordões (cobre, níquel, bronze)?

    O cobre tende mais a "azinabrar", ou seja, reagir com o suor, deixando sedimentos verdes. Porém, o latão e o bronze também possuem um pouco de cobre na sua liga e podem ter esse tipo de reação em menor quantidade.

    É possível que resíduos de suor estejam ficando entre as voltas do encordoamento dos bordões (6ª 5ª e 4ª cordas) provocando a reação.

    Antes de fazer doce de goiaba no taxo de cobre, minha mãe costumava limpá-lo com limão e sal. Mas eu não recomendo para a limpeza do seu violão.

    Tente essa solução no seu dedo.

    Após o uso do violão, passe uma flanela seca nas cordas.

    Se não resolver, pegue a solução de limão e sal e utilize como "cu de burro", como chamamos no interior. Dê um golinho nele para cada copo de cerveja (pelo menos você não vai perder a solução). Isso vai dar uma "turbinada" na sua sede de cerva.

    Ou passe a usar marica.

    XBK
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Desculpem.

    TaXo foi f...

    Tacho (com CH).

    Mr. Dizzy
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    XBK


    Cara, creio ser algo perto de bronze, pq a corda é meio amarelada, se fosse de cobre seria mais alaranjada, ao menos creio eu. Mas nada impede claro de ter cobre na liga....

    posso tentar um limão no dedo.... meu problema n é tanto com o violão mesmo, ele tá tranquilo, o braço tá limpinho e td mais, eu sempre costumo passar uma flanelinha. Vou ver se soluciona, brigado pela explicação (

    e não sei o que é marica, e o google não me ajudou muito hehe)

    tchedovollosky
    Veterano
    # jul/12 · Editado por: tchedovollosky
    · votar


    Mr. Dizzy
    isso nun e nada não rapá eu tinha um violao que quando tocava 15 mim. com ele os dedos ficavam esverdiados, acho que a sujeira que tinha da escala dele começa a 'derreter' e ficava nos meus dedos...rsrsrs

    XBK
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Mr. Dizzy

    Quase certo que os bordões são de cobre ou bronze.

    Cordas de guitarra são de aço e pouco contém de cobre, por isso você ainda não tinha passado por essa.

    Mas o esverdeamento é natural. Repare nos suportes dos óculos (se você não usa, com certeza conhece alguém que usa) - aqueles negocinhos que ficam em contato com o nariz. Os de algumas pessoas chegam a ficar um lodo verde.

    Na verdade é decorrente da oleosidade da pele que vai dando essa oxidada. Ou ainda, pólo de bateria velha de carro.

    Quanto à marica, melhores definições você pode encontrar com um hippie que trabalha com artesanato de epóx mais perto de você (foi o que um cara que tocava violão num acampamento na Ponta de Trindade me disse em 1989, mas eu também não sei o que é isso).

    kuchenbecker
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    eu acho que é necrose mesmo.. tem um lance de violões envenenados, logo logo o cara que toca tem que amputar os dedos... =/

    tchedovollosky
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    kuchenbecker
    Será?


    rsrsrsrs

    murilo97
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    ja fiquei com as pontas dos dedos assim tbm, aí eu pensei comigo "Foda-se" e depois de um tempo sumiu.

    Stonner
    Veterano
    # jul/12 · Editado por: Stonner
    · votar


    um azul meio esverdeado

    Aeeee!!!

    Parabéns pra você que não lava a mão.
    Essa doença se chama 'sujeira'.

    XBK
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    kuchenbecker

    Nas guitarras esse lance é chamado de O NOME DA FLOYDROSE

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Mancha no dedo, violão de aço, não sai