Del Vecchio década de 1950 - Opinião sobre restauração

    Autor Mensagem
    cesar.godoy
    Veterano
    # jul/12 · Editado por: cesar.godoy


    Olá pessoal, antes de mais nada vou me apresnetar. Meu nome é Cesar, tenho 36 anos, e tenho apenas algumas semanas de contato com esse apaixonante instrumento chamado violão. Comprei um Del Vecchio da década de 1950. O violão está um pouco judiado na aparência (vejam as fotos) mas tem um som assustadoramente bom. Fui em diversas lojas de instrumentos na T. Sampaio e testei violões na faixa dos R$800,00 / R$1.000,00 que não tinham o mesmo som. Esse Del Vecchio tem um som limpo, encorpado e muito aveludado.
    Bom, esta é a introdução. Vamos aos fatos :-).
    Comprei ele e levei junto com meu cunhado, que é músico, ao Luthier Saraiva para ver sua opinião sobre o instrumento e o que fazer com ele. Por ele, deixaria o violão como está apenas trocando as tarrachas para um sistema de naylon (está com tarrachas para cordas de aço) e colaria novamente o cavalete, sem tocar na pintura.
    Eu, no fundo, gostaria de:
    - Retirar essas peças plásticas na boca e na paleta substituindo a da boca por uma roseta ou adesivo que imite a roseta.
    - Dar uma amenisada na situação geral do tampo no que diz respeito à pintura. Ele não tem trincas. Não descarto a possibilidade de uma nova pintura ou lixada geral aplicando apenas uma proteção na madeira. Caso não tenha outra solução, mesmo que isso sacrifique um pouco a qualidade do som (essa é minha grande dúvida).
    - Colar novamente o cavalete, dando um talento nele tbm ou substituindo.
    - Trocar todo o sistema de tarraxas por um para cordas de naylon (pretendo deixar ele com cordas de naylon).
    - Verificar se os trastes estão ok. Ainda não tenho conhecimento para isso mas a altura das cordas me agradam muito. Acho que a escala e os trastes estão bons, é mais uma limpeza mesmo.
    Fotos do instrumento:
    http://alaude.com.br/violao/01.jpg
    http://alaude.com.br/violao/02.jpg
    http://alaude.com.br/violao/03.jpg
    http://alaude.com.br/violao/04.jpg
    http://alaude.com.br/violao/05.jpg
    http://alaude.com.br/violao/06.jpg
    http://alaude.com.br/violao/07.jpg
    http://alaude.com.br/violao/08.jpg
    http://alaude.com.br/violao/09.jpg
    http://alaude.com.br/violao/10.jpg
    http://alaude.com.br/violao/11.jpg

    Enfim, só tudo isso :-), agradeço profundamente aos que tiveram paciência de ler tudo até aqui e peço novamente desculpas pelo post gigante mas preciso muito da opinião de todos para eu fazer algo acertado, ou até deixar de fazer. Obrigado.

    LeandroP
    Moderador
    # jul/12
    · votar


    cesar.godoy

    Eu não faria muita coisa nesse violão. No caso das tarrachas, como pretende utilizar encordoamento de náilon, aí a substituição se faz necessária (mas guarde a original).

    O cavalete precisa ser colado novamente, pois pelo que vi na foto ele não demora muito a se soltar.

    De resto eu deixaria como ele está. Manteria a originalidade dele ao máximo.

    supermulti
    Revelação e Virtuose
    Prêmio FCC violão 2008
    # jul/12
    · votar


    cesar.godoy

    Olá!
    Cara, esse violão tá ótimo! Num violão dessa idade, quanto menos você mexer nele, melhor. Mande mexer apenas no que for estritamente necessário.

    Abs.

    Vintage02
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Eu não mexia muito nele não, apena trocaria as tarraxas, e colaria o cavalete novamente.
    Cara, o violão é LINDO, esses riscos na pintura dá um visual bem vintage, o meu tem dois anos e tá muito pior que esse.

    LeandroP
    Moderador
    # jul/12
    · votar


    cesar.godoy

    O que você pode fazer é ir com o violão até a loja de fábrica e obter mais informações sobre o instrumento. Ela fica na
    Rua Aurora, 187, São Paulo

    MMI
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    cesar.godoy

    Em primeiro lugar, o violão é seu e você faz dele o que bem quiser (rs). Mas...

    Esse é um violão vintage, bem antigo, instrumentos desse tipo deve ser mantido sempre o mais original possível. Ele é um violão de nylon, JAMAIS coloque nele cordas de aço, não foi feito para isso, toda a construção dele é voltada para as características de cordas de nylon. O "bracing" dele não é para aço nem a ponte, cordas de aço vão arrancar a ponte de novo se não estragar mais.

    A ponte dele é de jacarandá da bahia, madeira ideal para violões e hoje proibida de cortar. Meu irmão tem um violão antigo desses e teve que trocar a ponte, foi caro, difícil e demorado. Esse violão não é para qualquer mané colocar a mão, pegue um excelente luthier que saiba o que está fazendo com um instrumento desses, não é para qualquer um. A pintura não deve ser mexida nem a roseta, tem que ver a madeira exposta se está sofrendo algum dano. Dá a impressão que essas tarrachas são originais, não sei, mas já vi violões antigos de nylon assim, não é porque são de metal que não são para nylon. Eu não mexeria também, se é que estão funcionando bem. Pode ser que tenha sido feito para usar as antigas cordas de catgut da época, mas hoje eu usaria cordas de nylon, só que evitaria as de tensão alta porque a ponte já descolou e o tampo está um pouco torto, não é mais um violão novo, forte e valente...

    Abç

    Sapopemba
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Ha ha, esse violão já foi meu! Você comprou do Luiz, no ML, não?

    Que bom que você gostou dele, pois assim sei que o instrumento será bem tratado.

    Ainda bem que o violão será consertado por um luthier competente como o Saraiva, que não conheço pessoalmente, mas sei que tem uma ótima reputação.

    E ainda bem que você teve o bom senso de perguntar antes de encomendar as reformas que pretende fazer.

    Sugiro que leia com atenção os conselhos anteriores ao meu. Assino embaixo de todos eles.

    Como os colegas que me antecederam não tiveram o instrumento em mãos, não poderiam fazer os comentários que seguem abaixo, como minha contribuição:

    As tarrachas são originais, ao menos assim me pareciam quando eu tinha o instrumento em mãos. Se resolver trocá-las, guarde as antigas e procure outras que não modifiquem a furação original do instrumento. Talvez seja necessário refazer a furação das tarrachas novas, nesse caso, veja se alguém faz isso se o luthier não fizer (creio que o Saraiva não faça isso, pois tem como prioridade construir seus próprios violões e só faz as reformas necessárias e nada além disso).

    O braço está retinho, sem empenos, e a altura das cordas está boa, assim como os trastes. Se resolver mexer no rastilho, peça para fazerem outro e guarde esse que está no violão.

    É isso aí. Cuide bem do garoto, que ele merece!

    LeandroP
    Moderador
    # jul/12
    · votar


    Ha ha, esse violão já foi meu!

    Que cousa, não!

    cesar.godoy
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Pow, valeu pelos conselhos galera. Vou fazer isso mesmo, apenas ver com o luthier se precisa fazer algo no cavalete e nas tarrachas. Sapopemba, comprei do Luiz mesmo. Bom, para um violão com essa idade, não é de se estranhar que ele tenha passado nas mãos de tanta gente :-).

    Sapopemba
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    O cavalete precisa ser colado novamente, com certeza. Quando percebi que essa peça estava soltando, deixei o violão com as cordas frouxas para não descolar de vez e parei de usá-lo. Planejava levá-lo a um luthier, mas antes disso apareceu uma oportunidade de negócio e esse belo instrumento entrou na jogada.

    Esqueci de dizer, meu nome também é Cesar!

    []s

    cesar.godoy
    Veterano
    # jul/12 · Editado por: cesar.godoy
    · votar


    Meu cunhado, que é violonista e me ajudou a achar este violão, indicou para mim o Márcio Benedetti (luthier na Vila Mariana). Alguém já fez restaurações com ele? Tem um post aqui no forum específico sobre luthiers mas não vi nada sobre ele em especial. Vou levar o instrumento para ele e ver o que acha... :-)

    MMI
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    cesar.godoy

    O Marcio Benedetti é o cara da escola de luthieria B&H (ele é o B, o Henry Ho é o H). Não os conheço, sei que dão um curso bacana para quem quer aprender, então devem ter experiência.
    Quem cuida dos meus é o Jair Ribeiro, é muito bom e muito experiente. Ele fica na Teodoro Sampaio, 888.

    cesar.godoy
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Opa, valeu pela dica MMI, vou falar com o Benedetti (já mandei um email para ele) e, conforme for, vou atrás do Jair tbm. Obrigado ;-).

    Sapopemba
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Não sei por que desistiu do Saraiva, ele é muito bem conceituado.

    Pelo que sei, o Benedetti é especialista em guitarra. Se ele tiver bastante experiência em violões, acho que tudo bem. Eu procuraria um luthier de violão para esse serviço, pois recolar o cavalete de um violão, cujo tampo é bem mais delicado que o corpo de uma guitarra, me parece uma operação um tanto delicada.

    cesar.godoy
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Na verdade o Saraiva não restaura (ao menos violões como o meu, não sei se por falta de tempo ou por opção mesmo). Quanto ao Benedetti, ele tbm trabalha com violões sim. Estou em contato com ele e vou até lá no final de semana. Vou com meu cunhado me manja muito mais que eu sobre isso e já conhece o Benedetti. Vamos ver ;-). Acredito que se o Benedetti não tiver segurança para fazer ele tbm vai dizer. Me pareceu ser uma pessoa correta. Enfim, é ir até lá para ver. Tenho como segunda opção tbm o Jair Ribeiro, indicado aí em cima pelo MMI.

    cesar.godoy
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    Fala galera, acabei levando o Del Vecchio no Jair Ribeiro mesmo. Amanhã vou até lá para pegar. Optamos apenas por colar novamente o cavalete e dar um talento nos trastes originais da escala. Amanhã posto imagens do trabalho do Jair para a galera ver mas tenho certeza que será de primeira qualidade. Obrigado a todos, mais uma vez, pela camaradagem.

    LeandroP
    Moderador
    # jul/12
    · votar


    cesar.godoy

    Você foi à loja da Del Vecchio na Rua aurora?

    MMI
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    cesar.godoy

    Fico contente, o Jair é o melhor luthier que eu conheço.

    SoulMpB
    Veterano
    # jul/12
    · votar


    o rastilho ta descolando, eu só mexeria isso nele, e regularia a parte de tocabilidade mesmo, possíveis trastejos e outras coisinhas que incomodam. o violão é lindo demais, deixaria ele com essa cara

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Del Vecchio década de 1950 - Opinião sobre restauração