Autor |
Mensagem |
J.Matheus Veterano |
# mai/12 · Editado por: J.Matheus
Olá pessoal, possuo um Giannini GF-4MC Jumbo..
Gostaria de saber como equalizá-lo corretamente pra ele ficar com aquele som encorpado e bonito como é característica desse tipo de violões..
No link aí em baixo o Thalles Roberto tá tocando um epiphone, mas quero equalizar meu violão pra tirar um som mais ou menos assim, claro que nem se compara uma marca com a outra.. =]
http://www.youtube.com/watch?v=wbzXdCayP0Q
Só lembrando que ele possui 5 bandas de equalização (Grave, agudo, 2 médios e presence -> que por sinal nem sei pra q serve), controle de Volume o Phase..
Valeu pessoal.
|
WebTiago Veterano |
# mai/12
· votar
Assim é difícil falar. Joga todos os botões de equalização no meio e fique mechendo até achar o som que deseja.
|
Renato Franklin Veterano |
# mai/12
· votar
Será que nesse vídeo ele usa .011 ou .012?
|
Cisdelli Veterano |
# mai/12 · Editado por: Cisdelli
· votar
Equalizar é muito pessoal cara...
Sempre fique atento ao local, a qualidade do som em que vc ta ligando o violão e a quantidade de gente no local... pode parecer besteira mas se vc ensaia no mesmo local sem plateia e depois tocar com plateia a diferença do som que vc ouvir pode ser gritante!
Quanto a dicas: deixe a mesa ou o amplificador em que vc vai ligar o violao em "Flat" ou seja td no meio.. a equalização deve ser feita no seu violao.. os recursos de grave medio e agudo da mesa são apenas para ajustes =D
depende muito do equalizador e das opções q ele tem para um som mais encorpado eu uso mais o grave e medio... e bastante brilho para igualar as coisas.. vai depender das opções que te no seu ai.
o presence: vai dar um brilho a + no som.. use ele pra amenizar os graves..
uma coisa que eu percebi.. não sei se é real ou coisa minha.. qnt mais baixo o som vc tera um som bem mais grave.. o volume alto parece q da um up no som agudo.. pode ser coisa minha, mas fica a dica!
não se prenda ao som de outros caras use como base mas tenha personalidade.
e escutando o som do cara.. ta bem mais agudo do q encorpadão... n curti o som do cara.. num puta violão desse ele podia fazer coisa melhor... se bem q a camera n ajudou muito na gravação do som...
é isso ae manolo bom som!
|
Renato Franklin Veterano |
# mai/12
· votar
Cisdelli
e escutando o som do cara.. ta bem mais agudo do q encorpadão... n curti o som do cara.. num puta violão desse ele podia fazer coisa melhor... se bem q a camera n ajudou muito na gravação do som...
Também achei que está pro agudo. Esse violão tem um som muito bom (tenho um), o som dele nos graves é show de bola.
Achei que podia ser melhor a equalização do rapaz também.
|
J.Matheus Veterano |
# mai/12
· votar
Eu não sei pq, mas eu curto demais o som de violão jumbo, eu acho legal esse som que o Thalles tira, ele tá mais agudo então não é?! Eu acho legal essa equalização que ele usa, acho q até fica boa pra certos timbres de voz, na minha opinião enriquece um som acústico, sei lá..
É verdade, concordo com vcs mesmo, cada um tem o seu jeitinho de equalizar, a gente sempre acaba equalizando um pouco mais aqui, menos alí... valeu aí pessoal pela ajuda, vcs são demais...
Outra coisa tbm, eu troquei o rastilho de plástico do meu violão por um de osso, eu comprei a pessa, lixei de acordo com o tamanho e modelo da q veio no violão, mas a peça original de plástico na parte em q as cordas se apoiam é diferente, aí eu queria saber se eu posso deixar a parte de cima do rastilho de osso q eu coloquei, reto ou tem q ter aquelas proeminências iguais ao de plástico?
Mais pra frente quero trocar o nut, por um de osso, gostei muito do som, é outra coisa...
Mais uma vez pessoal, brigadão...
|
Kid Birão Veterano |
# mai/12 · Editado por: Kid Birão
· votar
uma coisa que eu percebi.. não sei se é real ou coisa minha.. qnt mais baixo o som vc tera um som bem mais grave.. o volume alto parece q da um up no som agudo.. pode ser coisa minha, mas fica a dica!
talvez não seja coisa sua.... imagine as ondas sonoras indo e vindo dentro de uma sala, rebatendo nas paredes da mesma maneira que bolas de bilhar se movimentam na mesa rebatendo nas bordas... se as bordas da mesa forem de borracha, as bolas batem e voltam com mais força dq se fossem bordas de madeira por exemplo... com a sua onda sonora acontece o mesmo, dependendo da distancia, posicionamento e angulação em que se encontram as paredes (veja como paredes, teto, chão, e qualquer obstaculo como mesas, cadeiras etc...) suas ondas serão refletidas em direções e velocidades diferentes... o material dos obstaculos (madeira, plastico, concreto, azulejo, etc...) alteram algumas características das ondas sonoras (algo como se a onda se deformasse de maneiras diferentes ao contato com cada material)... e é claro q, assim como o efeito da bola de bilhar depende da força da tacada, as distancias alcançadas, direções refletidas e deformações causadas nas ondas sonoras variam de acordo com a intensidade dessa onda (intensidade = volume)... aew vc junta as direções, velocidades, e alterações de características das ondas sonoras, com certeza o resultado (som que vc ouve) vai ser diferente do emitido (q vc tocou)..... é por isso que como vc mesmo disse, a forma de equalização pode variar de acordo com o local..... aaah... vale lembrar também que a velocidade de propagação do som varia de acordo com a temperatura do ambiente, ou seja, mais um detalhe a ser analisado na hora de equalizar.... não tem jeito cara.... ou vc gasta um bom dinheiro num curso de técnico de som pra entender direitinho todas essas coisas (e muitas outras), ou vc fuça no equalizador até o som ficar à seu gosto... ;)
|
Cisdelli Veterano |
# mai/12
· votar
Kid Birão
olha que puta aula!!!
vlw meu camarada.. n criei o tópico. mas aprendi mais essas =D
|
thamymattei Veterano |
# jul/12
· votar
J, Matheus Esse violão possui tensor??
|
Jm7 Veterano |
# ago/12
· votar
cara,depende do violão,aonde ele está ligado,as cordas usadas,etc........ vai mexendo pra ver se fica parecido...........
|