Violões "Jumbo" (Tensão)

    Autor Mensagem
    Renato Franklin
    Veterano
    # mai/12 · Editado por: Renato Franklin


    Pessoal, ja li todos os tópicos da busca, vi alguns comentários relevantes, outros sem consenso nenhum, ou de pessoas que nem usam esse tipo de vioão e "acham" isso ou aquilo.

    Criei o tópico pra quem usa violões Jumbo, poder compartilhar pra gente qual o encordoamento fica melhor em seus violões.

    Eu coloquei recentemente 011.042 e ficou uma merda. Então, coloquei 012.053 (D'addario), não ficou ruim, porém os graves deram uma leve sumida.

    Me restou tentar a Elixir .011-052, alguém usa essa tensão? E a Elixir 012-053/054 alguém usa? Muito grossa? Ou fica bom?

    Comentem para tirarmos a dúvida de qual encordoamento soa melhor para este tipo de violão.

    Abraço.

    Renato Franklin
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Esqueci de mencionar o modelo do meu violão

    Epiphone EJ200 CE GOLD

    MauricioBahia
    Moderador
    # mai/12 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Renato Franklin

    Cuidado hein...
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/4/238191/p1#7649451

    Reduzi pra 010 mas o tampo continuou empenado até hoje...

    O ideal é consultar o fabricante antes de "agir".

    MMI
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Renato Franklin

    Comentem para tirarmos a dúvida de qual encordoamento soa melhor para este tipo de violão.

    Depende muito de violão para violão, não é porque é jumbo que é tudo igual. Via de regra os violões soam melhor com 011 ou 012, que ainda permite uma tocabilidade agradável (dentro da subjetividade do "agradável"). E a construção pode não permitir e ocorrer problemas como o que o MauricioBahia descreveu. No meu, já usei 010, 011 e 012 e não me queixo de falta de graves em nenhum caso, é um Gibson SJ-200. Em resumo, cada caso é um caso.

    MauricioBahia
    Moderador
    # mai/12
    · votar


    MMI

    Fui usar aquelas Martin Clapton's Choice, crente que tava abafando... haha! Mifu!!!

    Abs

    Renato Franklin
    Veterano
    # mai/12 · Editado por: Renato Franklin
    · votar


    MMI
    MauricioBahia

    Pois bem,
    em relação a troca de tensão, foi a primeira troca de encordoamento. Então coloquei primeiramente a .011-042, porém notei que não era igual a que veio de fábrica (de fábrica era mais grossa) e o som ficou péssimo.

    Então parti pra .012-053 na tentativa de deixar como veio de fábrica, então notei que ficou pouca coisa mais grossa do que a de fábrica. Quanto ao som, não ficou ruim, porém senti que os graves deram uma mera diminuída (pode ser o encordoamento também).

    Como gostei mais do som que estava no encordoamento de fábrica, e estou apenas experimentando diferentes tensões e a que melhor se encaixa em relação a sonoridade do mesmo, creio que minha última tentativa será a .011-052, acredito que esta tensão seja igual a que veio de fábrica. Tiro essa conclusão pois como a .011-042 não ficou boa e a .012-053 mais grossa do que estava, então me resta a .011-052.

    Quanto ao seu Gibson MMI, um espetáculo de instrumento, gostaria muito de ter um. Belíssimo e a qualidade do som/material nem se fala.

    Bom, gostei dos comentários, obrigado, desse modo, compartilhando experiências, fica mais fácil de acertarmos o perfeito encordoamento para cada tipo de violão.

    Abraços.

    MauricioBahia
    Moderador
    # mai/12 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Renato Franklin: acredito que esta tensão seja igual a que veio de fábrica

    Cara, é só entrar em contato com o fabricante caso tenha alguma dúvida. É tão simples de resolver essa questão!. :) Ainda, ele vai te alertar sobre espessuras NÃO recomendadas.

    Se comprou novo, a tensão muitas vezes vem escrita no selo de controle qualidade ou em algum documento do produto.

    Você sabe que, dependendo da tensão aplicada, é preciso regular o tensor né?

    Boa sorte!

    Renato Franklin
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    MauricioBahia

    Sei sim amigão, inclusive levei ao luthier no final da semana passada. Ele disse que se eu fosse trocar de .011 para .012 não precisaria mexer, pois o tensor não iria sentir. Agora se fosse para uma .013, com certeza precisaria.

    No site da Gibson, diz que ele é .012-053, inclusive no forum tem um costumer que diz ser essa tensão também.

    Porém, eu coloquei uma D'addario .012-053 e o som não está soando tão bem como a que veio com ele, me entende?

    Parecem estar mais pesada do que as que estavam.
    Irei tentar uma 011-052 e depois posto aqui a experiência se ficou ou não bom. Se não ficar bom, fico na 012-053 mesmo, só que coloco elixir!

    Abraço,
    obrigado novamente.

    MauricioBahia
    Moderador
    # mai/12
    · votar


    Renato Franklin

    Eu usava essas: http://www.amazon.co.uk/Martin-Claptons-Choice-Acoustic-Strings/dp/B00 0BMHLHC

    Renato Franklin
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    MauricioBahia

    E o que você achou delas?
    Está usando qual agora? Que tensão?

    MMI
    Veterano
    # mai/12
    · votar


    Renato Franklin

    De fato é um excelente instrumento. Claro que perde som com cordas mais finas, mas mesmo com 010 ele ainda preserva uma boa qualidade sonora. Mas acho que 011 ele fica bom. O meu é um custom shop, laterais e fundo em koa, dá mais médios que o tradicional em maple.

    MauricioBahia
    Moderador
    # mai/12 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Renato Franklin: E o que você achou delas?

    Não deu tempo de achar. Foi o que eu disse acima! Acho que você não viu...

    Está usando qual agora?

    D'Addario talvez...

    Que tensão?

    010, como disse acima! :)

    Abs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Violões "Jumbo" (Tensão)