Ensinando a pintar violão e como ficou o meu.

    Autor Mensagem
    VitorH
    Veterano
    # mar/12 · Editado por: VitorH


    Olá galera estava vendo alguns tópicos sobre como pintar violão, mais nada concreto.
    bom deu na cabeça que eu tinha que reforma o meu memphis nao teve outra mais antes pesquisei tudo como deve ser
    tipo de tinta,lixa,se pinta com spay ou com (Revolver com comprensor vcs entenderam) enfim fui la e comprei tudo.
    oque eu usei foi:Tinta automotiva preta, não tem a marca certa porque comprei aquelas que eles fazem na hora.
    lixas: pra tira o verniz e a tinta usei uma lixa mais fina ''P400'' e depois pra finaliza usei uma lixa ''P320''
    Usei também um fundo PU branco depois de lixado pra tinta pegar bem no violão.
    Como foi pintado: 1° passo: tire as cordas do seu violão , logo após encape a escala e os trastes do violão
    e lixe tudo com a lixa ''P400''.
    2° passo : depois de lixar tudo, mais uma vez vc lixa so que com a lixa ''P320'' pra da o acabamento.
    3° passo: aplique o fundo PU em todo violão e deixe secar por 2 dias.
    4° e ultimo passo: aplique a tinta automotiva ,''é importante ser automotiva por que ela é mais resistente e fixa melhor e seca em questão de horas'' e deixe secar.
    1°OBS não passei verniz, o verniz consiste em preservar mais o instrumento em caso de arranhar ,enfim vai do gosto da pessoa se vc aplicar a tinta e ve que ficou bom, nao é necessario aplicar o verniz , eu nao passei porque eu nao queria aquele violão brilhante igual era antes queria uma cor mais natural enfim vai do seu gosto.
    2°OBS a parte da escala eu pintei cuidadosamente casa por casa porque nao queria pintar os trastes.(dica: arrume um esmalte velho da sua mãe e pegue aquele pincel e vai molhando na tinta e pintando)
    3°OBS nao achei o significado da sigla ''PU'' tenho certeza que alguem vai pergunta, so sei que esse fundo consiste em fazer a tinta pegar melhor no instrumento , no fundo que eu comprei tava escrito ''Primer Universal'' nao sei se isso é o significado em certo mais se vc chegar na loja onde vc vai comprar eles vao saber te informar, se eu nao me engano existe ele de 2 cores, compre o branco .
    4°OBS Quem pintou pra mim foi meu padrasto que obviamente é pintor,é extremamente importante que vc procure alguem que entenda sobre como pintar certo, e o equipamento usado .
    Se vc acha que vai dar conta bom, boa sorte mais nao faça nada de impulso, procure alguem que entenda do assunto.
    Vo por umas fotos do antes e do depois do meu violão;

    ANTES:
    http://www.flickr.com/photos/78010499@N05/6841626930/in/photostream

    DEPOIS:
    http://www.flickr.com/photos/78010499@N05/6841633464/in/photostream
    http://www.flickr.com/photos/78010499@N05/6841633562/in/photostream
    http://www.flickr.com/photos/78010499@N05/6841633400/in/photostream

    Bom sobre os retoques colei esses 3 adesivos que mandei fazer justamente pra isso. quem for por na parte da escala, a dica é ''a parte do adesivo que fica em cima dos trastes vc vem com uma faca e tira porque se não vai atrapalhar a fazer Bends entre outros'' .
    isso ai galera qualquer duvida tamo ai e desculpa pelos erros de português. vlw

    Corrigindo com a ajuda do nosso amigo fconde77

    o correto era começar com a lixa de maior granulação, 320 no caso e dai passar para as mais finas 400, 600, 1000 etc, para um acabamento mais fino.

    se for lixar so superficial pode-se aplicar a tinta preta direto sobre a antiga, intercalando camadas finas de tinta, esperando secar lixando com lixa d'agua bem fina e repetir a operação pelo menos umas 3X para ai finalizar com polimento... se lixou até a madeira é legal aplicar um selante proprio para madeira.

    dom de Deus
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    [b]VitorH[/b
    pintou o maisaico de preto.
    fica feio pra caramba sem a roseta.

    Alexandre.M
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    VitorH
    nao achei o significado da sigla ''PU''
    Poli Uretano , é um tipo de produto que se usa com catalisador.
    mas ficou massa a pintura, vc usou compressor né?
    quero avisar q se alguém for pintar com PU tem que se usar compresso de alta produção, nem pensar em jet master

    fconde77
    Veterano
    # mar/12 · Editado por: fconde77
    · votar


    VitorH

    Só corrigindo algumas informações que vc passou e acrescentando alguns passos pra que essa mudança não seja definitiva.

    1º - Vc escreveu que começou com a lixa 400 e depois foi para 320, não sei se foi algum erro na digitação, afinal pode acontecer quando se formula um passo a passo mais longo e detalhado, mas o correto era começar com a de maior granulação, 320 no caso e dai passar para as mais finas 400, 600, 1000 etc, para um acabamento mais fino.

    2º - não entendi se quando vc lixou foi até a madeira ou foi somente na pintura original... se foi superficial poderia ter aplicado a tinta preta direto sobre a antiga, intercalando camadas finas de tinta, esperando secar lixando com lixa d'agua bem fina e repetir a operação pelo menos umas 3X para ai finalizar com polimento... agora se foi até a madeira seria legal aplicar um selante próprio pra madeira antes de pintar.
    Teve um membro que comprou um corpo de LP sem acabamento e foi pintar, o Top era lindo mas pintou de preto, arrependido foi retirar, mas mesmo depois de muita lixa não ficou 100%, a madeira ficou manchada.

    Antes:
    http://dc304.4shared.com/img/1G-V4hZ1/s7/S7300012.JPG

    Depois:
    http://dc383.4shared.com/img/5pqIrsQz/s7/sunburst.jpg

    No mais achei legal, ficou diferente do tradicional por ter coberto o acabamento da boca do violão, só não pintaria a escala, mas ai é gosto.

    VitorH
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    alexandremilitao1
    Sim comprensor.

    VitorH
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    fconde77
    Nao relmente começei com a 400 pra tira o verniz e a tinta
    depois a 320 mais vlw pela informação sou novo aqui tem jeito de corrigir
    o topico?
    ah algumas partes que estavao muito arranhadas lixei ate a madeira
    vlw

    fconde77
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    VitorH
    clica em editar.

    VitorH
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    fconde77
    Puis sua correção no final do topico
    vlw

    d3niz3
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    VitorH
    Cara esse PU poderia ser trocado por um selador? Ou é a mesma coisa? Estou quase no processo de pintura da minha viola!

    WebTiago
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Também achei que ficou feio sem a roseta (Mosaico da boca).

    VitorH
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    d3niz3
    Acho que não , seladora so pode ser passado em cima de madeira pura .

    Estou quase no processo de pintura da minha viola!
    Se der certo posta foto pra gente curtir.
    Abraço

    d3niz3
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    VitorH
    Então no meu caso uso a seladora porque a madeira está puríssima!
    Se der certo posta foto pra gente curtir.
    Oxente menino, vai dar certo, ou melhor, tem que dar certo kkkkkk vou selecionar umas fotos do processo de construção ok! E o seu violão ficou " massa" . Abraços ;)

    Mayke Santos
    Veterano
    # abr/12 · Editado por: Mayke Santos
    · votar


    seria legal se tivesse deixado o mosaico com os detalhes brancos ia ficar pancada'

    VitorH
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    d3niz3
    kkkk ,vai dar certo sim e estamos aguardando as fotos .
    E o seu violão ficou " massa"
    Obrigado
    Mayke Santos
    Pois é amigo geral falo do mosaico , da proxima eu nao vo tira-lo.
    Abraços

    smarth
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Cra sinceramente falando,eu não achei que ficou legal não... antes tava mais massa (cada um tem seu gosto né)
    abraçs

    MatheosXpt
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    A aparência fico legal, mas o som deve ter mudado. Não sei se pra pior ou pra melhor.

    VitorH
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    smarth
    ^^
    MatheosXpt
    Pra melhor.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ensinando a pintar violão e como ficou o meu.