Duvida sobre escalas em samba

    Autor Mensagem
    kakurt
    Veterano
    # fev/12


    Ola galera ,
    Vim aqui pra pedir a ajuda de vocês, tipo queria saber oque precisa saber para toca samba usando escalas, tipo a do video que irei manda agora , assim , eu entendo modos grego , escala maior , menor etc , mais na hora que eu vou toca mesmo seguindo as regras nao cola bacaninha , e toda vez que eu toco eu sempre toco sendo a base pra uma pessoa sola e quando eu tento sola soa malzao , tipo ... nao cola !
    ai o video :


    http://www.youtube.com/watch?v=lCQAogqwubM

    Obrigado ficarei grato a cada resposta , wlw

    Zenicola
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Kakurt
    Mano, o violão que rola neste video é um 7 cordas fazendo "baixaria" o que eu considero dificil. Normalmente as notas seguem o acorde (maior e menor) variando na sua escala e incluindo sustenidos. Tenta ouvir varias vezes a musica e tira aos pedaços.
    Abçs

    lucaxs
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Brother, no samba os músicos mais experientes utilizam de várias escalas diferentes como você disse, mas não conheço todas ainda. Tem uma vídeo aula do Philippe Lobo da música Apesar de Você do Chico Buarque no site do cifra onde ele utiliza de uma escala decrescente em que a última nota é o F#7 porém a carácter de introdução ele adiciona um tempo a escala com a nota G#7 antes do F#7 e isso faz toda a diferença na introdução da música em questão. Como o samba é muito amplo, tem muitas formas de explorar essas escalas e como já disse não sei a teoria disso mas mesmo assim consigo colocar escalas por ouvir muito samba e tentar tirar de ouvido. Dessa forma você consegue perceber as várias formas de encaixar os baixos com as escalas (baixaria). Portanto para você que já conhece essas teorias de escala creio que escutando mais samba (artistas diferentes) e pegando músicas de ouvido irá obter o resultado que procura. Espero ter ajudado e não confundido.Abraço.

    kakurt
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Opa Wlw ai Zenicola!

    Wlw ai Lucas me ajudou ... brigadao ai

    kakurt
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    + alguem ? :/

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvida sobre escalas em samba