O que é isso e pra q serve?

    Autor Mensagem
    GustavoDavi
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: GustavoDavi


    Bom pessoal eu tenho um violão empenado Di Giorgio q futuramente vou levar ele num luthier para a restauração completa dele, daí eu fiz uma pesquisa pra saber se eu poderia fazer adaptações nele e descobri q ele já é adaptado pra cordas de aço, mas não é só isso ele tem um negócio q eu num sei o nome e tem outras coisas q queria saber era o q é essas coisas das imagens abaixo:

    Negócio de q eu num sei o nome

    Coisa 2

    Coisa 3

    Acho q isso é igual a Coisa 3 mas...

    Bom pessoal é isso é meio louco mas eu num sei nem o q é e nem pra q serve entende, me ajudem aew por favor!

    Agradeço desde já!!!

    EDIT: Ah tem outra coisa q já veio da loja, é isso AQUI!!!

    EDIT 2: Se eu colocar esse TRECO no q meu violão ficaria diferente???

    Guilherme Nau
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    GustavoDavi
    Negócio de q eu num sei o nome

    Isso eu não sei o nome também haha.

    Mas ele ajuda a diminuir a tensão das cordas sobre o cavalete, principalmente em violões daqueles mais baratinhos de nylon ou aço quando se põe um encordoamento mais pesado. Isso tudo pro cavalete não quebrar e levantar.

    Coisa 2

    O maior é um Equalizador da captação do instrumento + afinador chromatico para violão ou baixo acústico.

    O menor é o jack pra saida p10 e o outro é pra outro tipo de saida que eu não sei o nome. Algo relacionado a saída de um microfone.

    Coisa 3

    São knobs

    2 deles regulam a equalização da captação do violão (A = agudos; G = graves) É o mais simples nesse modelo.

    E o outro knob regula o volume (V = volume)

    Acho q isso é igual a Coisa 3 mas...

    Faz tudo parte da coisa 3

    Guilherme Nau
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    GustavoDavi
    EDIT: Ah tem outra coisa q já veio da loja, é isso AQUI!!!

    Não sei o que é huahauauh

    e eu colocar esse TRECO
    no q meu violão ficaria diferente???

    Esteticamente sim. Mas isso é um afinador chromatico e equalizador de captação. É interessante você levar ao luthier pra ele fazer esse serviço pra você.

    flea401
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    GustavoDavi

    a segunda imagem e um equalizador e captador para violao e o captador da segunda imagem e melhor por que ele tem equalizacao no proprio violao e tambem afinador
    e a segunda imagem e um equalizador com captador de rastilho
    e a primeira imagem afirmador de cordas em vez das cordas ficarem presas no corpo ela fica presa no afirmador

    diegomarinho_o
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: diegomarinho_o
    · votar


    Coisa 1: Cavalete(?) segura as cordas
    Coisa 2: Equalizador equaliza o som captado pelo captador
    Coisa 3: Knob potenciometros que regulam a equlização
    Coisa 4: Captador ele capta o som acustico, transforma em ondas magneticas(?) manda pro equalizador que regula como o musico quiser agudo, grave, blablabla, esse manda para o jack que conectado em um cabo manda para o ampli, equalizado denovo, e sai no falante do ampli 8}

    Colocar ~esse treco~?
    depende, posta uma foto do seu violão

    OBS: eu sei que não são ondas magneticas e nem cavalete mas é q esqueci o nome kkk

    GustavoDavi
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Guilherme Nau
    Blz! vlw por me esclarecer bem o q eram esses trecos, ah e a coisa 1 deve ser pra por as cordas de aço, acho q é essa a adaptação q meu avô falou, bom se eu instalar esse knobs aew, eles vão servir para captação pq tem uns jacks de saída eu acho, né???

    e tipo meu violão é acustico, e tem uns bagulhos q vc instala na parte lateral de cima do corpo do violão (Coisa 2) isso serve pra deixar o violão elétrico certo??? eu penso assim pq parece q tem um jack p10 acho q é a sáida não, será q serve como captador, poderia juntar os knobs com esse afinador cromático???

    Bog
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    GustavoDavi
    Negócio de q eu num sei o nome

    O nome disso é "cordal". Como já disseram, serve para reduzir a tensão sobre a ponte.

    O resto são partes de um sistema de captação e pré-amplificação.

    diegomarinho_o
    eu sei que não são ondas magneticas

    Hahah, o captador gera um sinal elétrico.

    Bog
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    GustavoDavi
    a coisa 1 deve ser pra por as cordas de aço

    Sim, exatamente. Mas não é 100%. Ele evita que a ponte descole por causa da tensão maior das cordas de aço, mas não previne empenamentos.

    Quanto à captação, sim, é para deixar o violão eletroacústico, mas não instale se não souber exatamente o que está fazendo. Você pode danificar o teu instrumento de um jeito irrecuperável se sair por aí fazendo furos nele... =P

    WebTiago
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    EDIT: Ah tem outra coisa q já veio da loja, é isso AQUI!!!
    Isso é um captador magnetico.

    GustavoDavi
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Bog
    Certo! Mas tipo, qual desses serve como saida pra um amp, tipo qual dá pra mim usar no Guitar Rig por exemplo???

    diegomarinho_o
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Bog

    kkkkkkk valeu, já estudei isso mas esqueci,
    Isso pq já fiz eletronica hein kkk

    Bog
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: Bog
    · votar


    GustavoDavi

    O negócio é um sistema. O sinal sai do captador, passa pelo pré-amplificador, e sai do instrumento. Os knobs estão ligados ao pré-amplificador. Isso quer dizer que não é uma das partes que você precisa usar, e sim o sistema.

    É mais ou menos como se você tivesse mostrado a foto de 4 rodas, um volante e um motor e perguntasse qual deles serve para fazer um carro. A resposta: todos juntos. ;)

    GustavoDavi
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Bog
    Certo! Mas tipo, qual desses serve como saida pra um amp, tipo qual dá pra mim usar no Guitar Rig por exemplo???
    2x

    Guilherme Nau
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Bog
    diegomarinho_o
    o captador gera um sinal elétrico.

    O captador capta (óbvio) e um sistema nele transforma isso em uma sequência de impulsos elétricos.

    Quando chega no amplificador ou coisa do gênero, esses impulsos são convertidos no falante. Logo o falante reproduz os impulsos e forma ondas sonoras.

    Guilherme Nau
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    GustavoDavi
    e tipo meu violão é acustico, e tem uns bagulhos q vc instala na parte lateral de cima do corpo do violão (Coisa 2) isso serve pra deixar o violão elétrico certo??? eu penso assim pq parece q tem um jack p10 acho q é a sáida não, será q serve como captador, poderia juntar os knobs com esse afinador cromático???

    Explica melhor vei. Não entendi nada rsrs

    Guilherme Nau
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    GustavoDavi
    Certo! Mas tipo, qual desses serve como saida pra um amp, tipo qual dá pra mim usar no Guitar Rig por exemplo??? 2x

    Os dois.

    GustavoDavi
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: GustavoDavi
    · votar


    Guilherme Nau
    Saindo um pouco do assunto, este di giorgio ta meio empenado e num tem tensor (violão clássico), acho q isso foi causado pelo tempo q meu avô ficou sem usalo, acho tbm q se não fosse eu ele estaria lá até hj, mas tipo tem como desempenar, será q tem jeito??? e se vale ainda investir nele???

    Ah! vc já ouviu ou já foi num luthier q desempena braços de violão, será q existe como trocar o braço ou até mesmo colocar um tensor num braço???

    EDIT: Já me disseram q isso se faz usando calor intenso é verdade???

    EDIT 2: Voltando a captação, eu poderia perder a qualidade do som acustico ou o elétrico???

    GustavoDavi
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    up!!!

    bielsupremo
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    EDIT: Ah tem outra coisa q já veio da loja, é isso AQUI!!!

    isso é um tipo de captador que nao tem equalizador

    GustavoDavi
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Saindo um pouco do assunto, este di giorgio ta meio empenado e num tem tensor (violão clássico), acho q isso foi causado pelo tempo q meu avô ficou sem usalo, acho tbm q se não fosse eu ele estaria lá até hj, mas tipo tem como desempenar, será q tem jeito??? e se vale ainda investir nele???

    Ah! vc já ouviu ou já foi num luthier q desempena braços de violão, será q existe como trocar o braço ou até mesmo colocar um tensor num braço???

    EDIT: Já me disseram q isso se faz usando calor intenso é verdade???

    EDIT 2: Voltando a captação, eu poderia perder a qualidade do som acustico ou o elétrico???

    2x

    Guilherme Nau
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    GustavoDavi
    Saindo um pouco do assunto, este di giorgio ta meio empenado e num tem tensor (violão clássico), acho q isso foi causado pelo tempo q meu avô ficou sem usalo, acho tbm q se não fosse eu ele estaria lá até hj

    Iria empenar do mesmo jeito :)

    mas tipo tem como desempenar, será q tem jeito??? e se vale ainda investir nele???

    Tem sim como desempenar, mas vale mais a pena investir num bem melhor do que pagar quase o preço do violão das antigas pra desempenar o braço.

    Já me disseram q isso se faz usando calor intenso é verdade???

    Também

    Voltando a captação, eu poderia perder a qualidade do som acustico ou o elétrico???

    Desempenando o braço?

    GustavoDavi
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Desempenando o braço?
    Não cara instalando aquelas coisas lá tipo o afinador equalizador e os knobs, entende!!!

    Mas e aew sobre investir em um novo eu fico com pena pois foi um presente do meu avô (eu pedi a ele rsrs) e fico sem coragem de botar fora eu as vezes me arrependo de ter pegado ele pois agora q vi q ele num "presta" fico sem jeito de devolvelo ao dono sabe, é meu vozinho cara...

    ...e ultimamente ele me deu uma força numa investida pra comprar uma guitarra nova, ele disse q dava metade do dinheiro então se for pra comprar um novo tem q ser mais pra frente tipo daqui pra o finalzinho do ano q vem e tals...

    Só outra pergunta vc tem e-mail ou msn??? Se tiver manda pra min aew acho q tow precisando de uma ajudinha!!!

    Guilherme Nau
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    GustavoDavi
    Não cara instalando aquelas coisas lá tipo o afinador equalizador e os knobs, entende!!!

    Ahhh. A captação muda sim, mas a acústica continua a mesma.

    Mas e aew sobre investir em um novo eu fico com pena pois foi um presente do meu avô (eu pedi a ele rsrs) e fico sem coragem de botar fora

    Não cara, não bota fora não. Todo guitarrista/violonista tem o seu primeiro violão/guitarra guardado, pois foi nele que se aprendeu a tocar entende? A não ser que ele botou fogo rsrs.

    Eu tenho o meu primeiro violão até hoje. O braço dele ta empenado também. Eu não arrumei porque além de ser caro, não tem porque eu arrumar, pois já tenho noção e posso comprar um sabendo que é melhor.

    Só outra pergunta vc tem e-mail ou msn??? Se tiver manda pra min aew acho q tow precisando de uma ajudinha!!!


    A gente conversa por MP. Meu msn ta uma bela de uma bosta hauauhauh. To sempre que no fórum.

    Bog
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Guilherme Nau
    O captador capta (óbvio) e um sistema nele transforma isso em uma sequência de impulsos elétricos.

    O captador já é o próprio sistema que gera o sinal elétrico. No caso dos captadores magnéticos, isso se dá pela vibração da corda próximo a uma bobina enrolada em um imã, no caso dos captadores piezoelétricos, se dá por materiais que, quando sujeitos a vibrações, geram uma tensão elétrica.

    Guilherme Nau
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Bog
    O captador já é o próprio sistema que gera o sinal elétrico. No caso dos captadores magnéticos, isso se dá pela vibração da corda próximo a uma bobina enrolada em um imã, no caso dos captadores piezoelétricos, se dá por materiais que, quando sujeitos a vibrações, geram uma tensão elétrica.

    Mas vai ser tudo impulso elétrico no final man :)

    Principalmente no amp. Onde o som vai sair.

    Bog
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Guilherme Nau

    Sim. Eu não sei no que exatamente você está discordando de mim.

    Guilherme Nau
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Bog

    Ninguém ta discordando de ninguém.

    Só esclarecendo. Tipo, você disse como que os captadores de instrumentos acústicos funcionam. Uns pela vibração da bobina e outros pela vibrações de materiais, gerando uma tensão. Mas tudo no final vai virar impulso. Não tem o porque dos esclarecimentos. Intende? rs

    Bog
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Guilherme Nau

    Heheh, ceeeerto!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O que é isso e pra q serve?