| Autor | Mensagem | 
| ltakigushi Veterano
 | # nov/11 · Editado por: ltakigushi 
 
 Boa tarde galera
 Em relação a campo harmônico mee surgiu umas dúvidas
 
 1°)
 De acordo com o que eu estava vendo a tríade de uma nota diminuta é
 T+3m+5dim
 Fiz entao a de B e deu:  B+D+F
 Não entendendo porque na nota se encontra um G# na terceira corda, resolvi pesquisar e descobri  que a nota que eu estava formando seria então Bm(b5).
 Pra formar um campo harmônico na escala Maior, o sétimo acorde não é diminuta? E sim  m(b5)? Porque sempre encontro o nome diminuto como sétimo acorde, inclusive o símbolo °.
 Conclui então que o campo harmônico seria C, Dm, Em, F, G, Am, Bm(b5)
 E a nota B° seria na verdade uma Tétrade B+D+F+Ab.
 Então a tétrade seria T+3m+3m+3m?
 
 2°)
 Minha dúvida veio então para o campo harmônico da escala Menor.
 O segundo acorde que até então eu conhecia como diminuta (ex. Cm, D°, ...) também é m(b5) formando (Cm, Dm(b5), ....)? E na escala menor harmonico e melodico tambem é?
 
 Desde já agradeço a ajuda  :)
 
 
 | 
| kiki Moderador
 | # nov/11 · votar
 
 ltakigushi
 Então a tétrade seria T+3m+3m+3m?
 sim
 essa é a tétrade do diminuto.
 
 Pra formar um campo harmônico na escala Maior, o sétimo acorde não é diminuta? E sim m(b5)
 também nunca entendi isso.
 
 se ignorar a quarta nota da tetrade (no caso, o Ab), fica igual (T - 3m - 3m)
 mas eu geralmente uso o acorde (b5) com a sétima. fica assim: Bm7(b5), que fica B - D - F - A, aí fica diferente.
 
 como efeito sonoro é bem diferente.
 eu acho que pra fins harmonicos, o diminuto é mais usado pra dar alguma quebra na harmonia, ou como nota de passagem, fora da escala mesmo.
 por exemplo entre um acorde maior e um menor:
 C - C#º - Dm
 C - Ebº - Dm7
 
 eu nunca saquei essa relação entre usar a escala e usar as tétrades pra montar os acordes.
 quem manja disso e sempre escreveu bastante sobre o assunto é o LeandroPanucci (que agora mudou o nick pra LeandroP), dá uma busca em tópicos dele que talvez te ajude a esclarecer.
 
 
 | 
| Kikobittencourt Veterano
 | # nov/11 · votar
 
 essa é a tétrade do diminuto.
 
 
 Não esqueçam de que existe o Meio diminuto, e quando fala-se tetrade diminuta no CH maior, trata-se de um acorde MEIO diminuto.
 
 também nunca entendi isso.
 O que?
 
 
 | 
| ltakigushi Veterano
 | # nov/11 · votar
 
 hmm. tenho continuado a pesquisar. se eu encontrar a resposta postarei aqui.
 
 
 | 
| Facchini Veterano
 | # nov/11 · votar
 
 Não esqueçam de que existe o Meio diminuto, e quando fala-se tetrade diminuta no CH maior, trata-se de um acorde MEIO diminuto.
 
 exatamente o que eu ia dizer...
 
 
 | 
| Facchini Veterano
 | # nov/11 · votar
 
 Se não me engano, no campo harmonico maior não aparece acorde diminuto, só meio-diminuto, no VII° grau... EU ACHO.
 Isso também se aplica a menor relativa... Agora com menor harmônica surge em algum dos graus ai o diminuto, no II ou no VII, n lembro direito, um é diminuto e outro meio-diminuto... Também não tenho minhas idéias totalmente claras a respeito disso (principalmente com relação a menor melódica)... Mas jaja algum explica certinho.
 
 
 | 
| kiki Moderador
 | # nov/11 · votar
 
 Kikobittencourt
 ltakigushi
 Facchini
 Não esqueçam de que existe o Meio diminuto
 
 é o tal do Bm7/5b?
 
 
 | 
| malucobeleza666 Veterano
 | # nov/11 · Editado por: malucobeleza666 · votar
 
 ltakigushi
 
 Vamos lá, eheh.
 
 É bom você não confundir campo hamonico triade com tetrade, e consequentemente confundir m(b5) ( que é triade diminuta) com m7(b5)(que é tetrade meio diminuta). No campo harmonico maior triade temos como sétimo grau um acorde diminuto que é o m(b5), e no campo harmonico maior tetrade temos o setimo grau meio diminuto, cuja cifra é m7(b5), na prática, no campo harmonico maior triade nos tocamos o setimo grau como se fosse tetrade diminuta, e no campo harmonico maior nos tocamos o setimo grau como se fosse diminuto(quando tocamos a classica vII I, quando se fala em cadencias, a gente usa mais o meio diminuto mesmo) claro que há excessoes. E no campo harmonico da menor harmonica nós temos meio diminuto(2º grau) e diminuto(7ºgrau). Na menor melodica, temos somente meio diminutos. Qualquer duvida posta aew eheh.
 
 EDIT: Sabe o que seria interessante você fazer pra aprender na ''pratica''? Fazer a harmonização das escalas. Exemplo: pegue a escala de E maior. Temos E F# G# A B C# D#. Monte acordes partindo de cada nota da escala, exemplo: Pegue o E como nota principal e coloque a F ou 1º( que no caso é o E), coloque a 3º( que é o G#) a 5º( que é o B) e a setima (que é o D#). Agora, você irá analisar cada intervalo desses, e classificar o acorde, sempre com base nas notas da escala, exemplo: Você tem o E, logo o acorde é E(dãã xD) você tem o G# ( G# é 3º M de E, logo o acorde é E maior), depois você tem o B(que é 5 J de E, logo o acorde não é diminuto nem aumentado) e você tem o D#( que é 7M de E, logo você conclui que o acorde é um E7M, como isso vale para todas as escalas, você acabou de descobrir que o primeiro grau do campo harmonico maior é um acorde maior com 7 maior). Faz isso com o resto do campo harmonico maior e com as outras escalas, você entenderá muito melhor  eheh
 
 
 | 
| Kikobittencourt Veterano
 | # nov/11 · votar
 
 kiki
 é o tal do Bm7/5b?
 
 É isso mesmo. O tal Bº (Só que a bolinha(º)  tem um risco) ..malucobeleza666
 Mandando mp, ve la se responde.. hehe
 
 Abç
 
 
 |