Slide e bluegrass - aprende-se em escola?

    Autor Mensagem
    Kleber Blacklock
    Veterano
    # out/11


    Boa tarde, senhores.

    Tenho ralado para tentar aprender a tocar um slide no violão estilos blues / bluegrass, porém, a coisa é complicada.

    Resolvi entrar numa escola de música, só não sei que vertente da música me ensinaria o que quero: violão clássico? Erudito? Guitarra? O estilo que procura exige bastante conhecimento de afinações diferentes e técnicas distintas, tenho dúvidas se em uma escola de música eu aprenderia isso, por isso consulto vocês.

    Agradeço desde já e aguardo retorno.


    Kleber Blacklock

    Van_Lorien
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Kleber Blacklock
    Tchê, não tenho muita experiência com escolas de música e semelhantes, pra falar a verdade, não tenho nenhuma, só fiz aula de violão durante uns 6 meses há mais de 10 anos, mas posso falar um pouquinho sobre slide guitar. Eu me interessei por slide em 2009 quando comecei a ouvir The Allman Brothers Band, então, fui vendo vídeos, apanhando em casa pra tocar, testando afinações alternativas, etc.

    Acho que o melhor jeito pra aprender slide guitar é na prática mesmo, não sei porque, mas tenho um palpite de que caras como Duane Allman, Jhonny Winter, Rory Gallagher, Derek Trucks Warren Haynes, Gary Rossington, entre outros, aprenderam isso sozinhos, sem falar nos mais antigos. O legal pra começar é pegar linhas simples de guitarra e tentar reproduzir elas em slide, utilizando o mínimo de cordas possível pra de fato ter que fazer o slide. Depois disso vai se tentando alternar cordas soltas com slide. Os licks desse vídeo são legais de pegar pra ir tentando coisas diferentes:



    Quanto às afinações, eu gosto de tocar slide na afinação padrão mesmo, mas pra quem toca toda a música com o slide, afinações abertas são a melhor coisa, apesar de que nelas é praticamente impossível fazer acordes menores.

    Pode ser que algum professor da escola saiba bastante e possa te ensinar, aí sim, fica melhor ainda de aprender.

    Boa sorte aí!
    Abs

    Guitar_Rock
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Kleber Blacklock
    Slide é algo bem legal que eu gostaria muito de aprender também, inclusive esses tempos vi uns vídeos interessantes que ensinavam a tocar com slide usando a afinação padrão. Se eu achar, vou postar aqui. Mas dê uma procurada que vais achar.
    E como o Van Lorien falou, com a afinação padrão, é possível fazer acordes menores com maior facilidade.

    Kleber Blacklock
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Van_Lorien
    Guitar_Rock

    Pessoal, valeu mesmo pelo retorno. Então, há pouco mais de um ano tenho me interessado muito por um violão bem tocado, por exemplo o Robert Johnson. Apenas violão e voz, marcando o baixo nas cordas graves e a harmonia no slide. Acontece que o citado Robert, por exemplo, usa mais de cinco afinações diferentes em suas músicas, e isso não entra em minha cabeça de jeito nenhum. Como e porque ele escolhia aquela determinada afinação para aquela música? Como saber usar todas essas afinações diferentes? Será que estudando música eu entenderia melhor as afinações e o porque de cada uma delas? Se sim, o que estudar exatamente?

    Outra coisa que tem me tirado horas de sono é o estilo bluegrass de tocar. Já ouviram algo do tipo? Vou citar uma banda bem diferente das comuns para que conheçam: Hayseed Dixie. Esses caras converteram clássicos do rock em bluegrass. A impressão que dá é que eles solam a música toda.

    Emfim, onde aprender isso? Estou simplesmente encantado com essas vertentes, porém, não conheço ninguém que possa me ensinar isso, por isso pensei em escolas.

    Kleber Blacklock

    Guitar_Rock
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Kleber Blacklock
    Eu acredito que uma escola de música possa te ajudar sim, ou tu mesmo estudar teroria musical por conta própria, pois afinações diferentes, vamos dizer, acredito que vá fazer tu olhar as escalas por outro lado e desta forma ir formando os acordes de uma outra maneira também, fugindo do modelo tradicional encontrado em uma afinação padrão.
    Vou deixar um vídeo aqui que talvez tu goste de um guitarrista aqui do RS, não sei se conheces, se chamava Bebeco Garcia e tocava no Garotos da Rua, morreu no ano passado e na minha opinião, tocava demais. Da uma conferida.

    http://www.youtube.com/watch?v=41H-bac58pY

    Kleber Blacklock
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: Kleber Blacklock
    · votar


    Guitar_Rock

    E aí, velho, beleza?

    Perdão pela demora em responder, está uma correria só por aqui.

    Então, assisti ao vídeo que passou, cara, não sei expressar em palavras, porém, a sensação de ver alguém tocando esse tipo de instrumento e com essa técnica (slide) é divertido demais. Nada a ver com o que sempre toquei (escalas para rock e metal), e ainda assim dá uma vontade doida de tocar. E para piorar, do nada fiquei encantado com isso sendo tocado no violão, acho que estou ficando mais velho do que eu pensava, hehe.

    Dá só uma olhada no vídeo que postei no fórum de guitarra de eu treinando um exercício básico:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/272639/#7914654

    Estou usando os seguintes métodos e livros:

    - Slide Basics by David Hamburger (método com áudio)
    - Beyond Basics Eletric Slide Guitar - Keith Wyatt
    - Bottleneck Blues Guitar - Bob Brozman

    Bom, agora em relação ao bluegrass no violão, dá uma olhada nesse vídeo:



    Estou pensando em adquirir os seguintes métodos para iniciar:

    - http://www.freenote.com.br/produto.asp?shw_ukey=40673155148K31BI81

    - http://www.freenote.com.br/produto.asp?shw_ukey=40673153512X437BU7

    Acha que ajudaria?

    Agradeço desde já aos que ajudarem.


    Kleber Blacklock

    tambourine man
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Kleber Blacklock
    Se sim, o que estudar exatamente?

    teoria musical [formação de escalas e acordes]. É muita coisa, mas tá tudo explicado, arranja um professor que é a melhor forma

    Kleber Blacklock
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    tambourine man

    Opa, valeu pelo retorno.

    Sendo mais específico, estudando violão popular eu aprenderia, já que o erudito é um tanto "preso" em padrões, desde em que perna colocar o violão até posição das mãos?

    Valeu!


    Kleber Blacklock

    tambourine man
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Kleber Blacklock

    popular seria melhor [não é só porque é popular que não tem teoria]

    MMJr
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Kleber Blacklock

    Use o "youtube usa" que voce vai achar muita coisa sobre bluegrass...
    Por exemplo...




    Valeu....

    Kleber Blacklock
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    MMJr

    Cara, muito obrigado! Realmente ajudou bastante em relação a escalas e afinações alternativas!

    Deixe-me perguntar uma coisa a vocês: toco guitarra há mais de 10 anos, esse tipo de técnica para mim é novidade, ou seja, estou apanhando igual a cachorro sem dono. Tenho tentado usar dedeiras (polegar, indicador, médio e anular), porém, o pouco que conheço de violão erudito (estudei há muito tempo em um conservatório e por um breve período de um ano) "adestrou" meus dedos a sentir as cordas, com as dedeiras estou completamente deslocado. Devo tentar me adaptar a elas ou tocar com os dedos livres?

    Agradeço desde já.


    Kleber Blacklock

    Guitar_Rock
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Kleber Blacklock
    Não consegui escutar tua gravação de slide, deu erro aqui, não sei porque.
    Bem legal o vídeo que colocasse.
    Mas então, continuando o assunto, eu não sei tocar com slide também, quero muito aprender. E como o disse o amigo acima, acho que a melhor forma de tu ter uma evolução mais rápida é através de um professor, estudando teoria e eliminando possíveis vícios que tu possa adquirir treinando sozinho apenas.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Slide e bluegrass - aprende-se em escola?