Slide e bluegrass - aprende-se em escola?

    Autor Mensagem
    Kleber Blacklock
    Veterano
    # out/11


    Boa tarde, senhores.

    Tenho ralado para tentar aprender a tocar um slide no violão estilos blues / bluegrass, porém, a coisa é complicada.

    Resolvi entrar numa escola de música, só não sei que vertente da música me ensinaria o que quero: violão clássico? Erudito? Guitarra? O estilo que procura exige bastante conhecimento de afinações diferentes e técnicas distintas, tenho dúvidas se em uma escola de música eu aprenderia isso, por isso consulto vocês.

    Agradeço desde já e aguardo retorno.


    Kleber Blacklock

    Van_Lorien
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Kleber Blacklock
    Tchê, não tenho muita experiência com escolas de música e semelhantes, pra falar a verdade, não tenho nenhuma, só fiz aula de violão durante uns 6 meses há mais de 10 anos, mas posso falar um pouquinho sobre slide guitar. Eu me interessei por slide em 2009 quando comecei a ouvir The Allman Brothers Band, então, fui vendo vídeos, apanhando em casa pra tocar, testando afinações alternativas, etc.

    Acho que o melhor jeito pra aprender slide guitar é na prática mesmo, não sei porque, mas tenho um palpite de que caras como Duane Allman, Jhonny Winter, Rory Gallagher, Derek Trucks Warren Haynes, Gary Rossington, entre outros, aprenderam isso sozinhos, sem falar nos mais antigos. O legal pra começar é pegar linhas simples de guitarra e tentar reproduzir elas em slide, utilizando o mínimo de cordas possível pra de fato ter que fazer o slide. Depois disso vai se tentando alternar cordas soltas com slide. Os licks desse vídeo são legais de pegar pra ir tentando coisas diferentes:



    Quanto às afinações, eu gosto de tocar slide na afinação padrão mesmo, mas pra quem toca toda a música com o slide, afinações abertas são a melhor coisa, apesar de que nelas é praticamente impossível fazer acordes menores.