Escola de Musica de Brasilia/ EMB/ Violão

    Autor Mensagem
    Kikobittencourt
    Veterano
    # out/11


    Alguem ai sabe o que é legal para eu estudar, para o teste?

    Mesmo que não sejam da capital, se souberem oque é legal de estudar para o teste de escolas deste gabarito, podem dizer. Todas as respostas são bem vindas..

    Valeu!!

    Kikobittencourt
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Esqueci de dizer que é VIOLAO POPULAR.

    E não tem no edital. =/

    denier
    Veterano
    # out/11
    · votar


    ???
    Tu quer estudar violão popular mais nao tem no edital ???

    Kikobittencourt
    Veterano
    # out/11 · Editado por: Kikobittencourt
    · votar


    denier

    Não saiu Violão popular no edital, eu só quero me nortear um pouco pra focar só no necessário.

    Rola uma ajuda? Já estudou lá?

    Vlw

    MauricioBahia
    Moderador
    # out/11 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Kikobittencourt: Dá pra ajudar?

    Menos... Aliás, ninguém tem obrigação sequer de postar.

    Cobranças não são bem-vindas no FCC. ;)

    Abs

    Kikobittencourt
    Veterano
    # out/11 · Editado por: Kikobittencourt
    · votar


    MauricioBahia

    Não falei no tom que você está pensando não. hehe

    Foi tipo: "Você tem informações que possam me ajudar?" ou "Tem como ajudar?".

    Foi mal se deu a entender outra coisa. Já até editei.

    Mas acho que julgamentos precipitados também não são bem vindos ao FCC né?! ;)


    Flw

    slash bsb
    Veterano
    # out/11
    · votar


    leitura de partitura, cifras, estilos brasileiros (bossa nova, choro, samba, baião, forró) estude solfejo e teoria musical. se vc tiver isso bem vc ira fazer uma boa prova

    Kikobittencourt
    Veterano
    # out/11 · Editado por: Kikobittencourt
    · votar


    slash bsb
    estilos brasileiros (bossa nova, choro, samba, baião, forró)

    como assim? saber tocar esses estilos?

    Solfejo não cai nao. hehe Ai já é UNB.


    valeu. ajudou de verdade.

    :)

    Kikobittencourt
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Opa, depois de feito o teste venho postar aqui:

    Aee moçada, passei em primeiro lugar, graças a DEUS!!!!!
    Aqui vão umas DICAS, para quem quer saber um pouco mais sobre:

    Seguinte, lá são tres dias de provas, porem a mais importante e a que vai praticamente te fazer entrar, ou não, é a do primeiro dia, que é a prova pratica. Basicamente o que cai nesta prova pratica é o seguinte: Tocar uma musica de livre escolha; execução de ritmos, tais como: Baiao, Bossa nova, Xote e Valsa. També acontece o teste de leitura, tanto de cifras, como de notas(partitura). É um teste até simples, eles vão testar sua leitura a primeira vista, apesar da partitura ser curta e simples, é bom estudar e tentar ter o dominio, nesta partitura as figuras musicais são basicamente compostas somente por seminimas e colcheias, e poucas minimas. O que eles fazem também é colocarem notas suplementares(ai é onde pega, então é bom estudar o pentagrama), só que para isto eles te dão um tempo para olhar a partitura antes. Na leitura de cifras, é simples também, quem já toca estilos como Bossa Nova, não terá dificuldades, os acordes são com pouca dissonancia, acordes maiores com setima menor, e menores com setima menor. O acorde mais complicado era um X7/b13.. No segundo dia você faz o teste teorico(para faze-lo, teria que ter tirado 7, ou mais na prova pratica), este é só um teste de nivelamento, então não vai te dar tantos pontos assim como o primeiro. O que cai: Unidade de tempo, unidade de compasso, metrica, peças brasileiras, transposição de claves, tonalidades vizinhas, formação de acordes(triades e tetrades).
    No terceiro dia é o teste de solfejo, este não vai influenciar na sua entrada para a EMB, mas sim em que nivel você vai entrar, ou seja, vão testar seus conhecimentos ritmicos e de leitura para ver se você pega nivel 1, 2..
    Eu mesmo não vi quase ninguem ir para o nivel dois.. ehehe
    Mas assim como a prova teorica, é só uma forma de nivelamento, tem que se concentrar em tirar uma nota exelente na prova PRATICA.

    Enfim, não é muito complicado, é só estudar um pouco, focando na leitura e na execução de ritmos.

    Abraços!!!

    brunolegionario
    Veterano
    # dez/11 · Editado por: brunolegionario
    · votar


    Po cara parabens!

    edit:

    uma duvida, no caso essas "matérias" que vc teve que estudar são pra violão popular ou no caso serve para qualquer (obviamente salvo exceções) de cordas?

    Kikobittencourt
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    brunolegionario

    Cara, sobre a prova pratica, oque eu falei serve para violão popular(ritmos, e leitura de cifras, mas as cifras servem para instrumentos harmonicos, por exemplo piano)

    Agora sobre partitura, teoria, e assuntos assim, são para todos os instrumentos.

    capivarao
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Parece que o site da EMB tá fora desde ontem, as inscrições já eram pra estar abertas. Alguém tá sabendo de alguma coisa?

    Thiago B.
    Membro
    # jun/13 · Editado por: Thiago B.
    · votar


    Kikobittencourt

    Parabens, é uma das minhas metas de vida estudar em uma escola de musica comecei a estudar e praticar violao este ano, ainda nao sou bom, e nao to co mdinheiro para pagar um professor. Mais o cifraclub esta me dando uma grande força disponibilizando os materiais necessario para atingir um nivel bom sobre musica, sem tirar o forum que resolve umas duvidas minhas. mais com muito esforço ja estou vendo minha evolução musical. Espero dar a mesma noticia que voce um dia.

    (y)

    sgleyceellen
    Membro Novato
    # fev/17
    · votar


    O que cai? O que é recomendável estudar?

    Oi gente, eu gostaria de fazer o teste para piano na escola de música de Brasília (EMB), e eu gostaria de saber o que cai nas provas, como estudar etc etc, quanto deve se tirar para passar e assim por diante, como funciona o passo a passo, das provas!

    Nunca estudei lá, eu toco piano e leio um pouco de partitura, comecei a estudar aos 16 anos hoje tenho 19, não sei se a idade faz diferença mas só pra saber mesmo.

    Se alguém puder me ajudar eu agradeço imensamente, desde já obrigada!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Escola de Musica de Brasilia/ EMB/ Violão