Autor |
Mensagem |
Kikobittencourt Veterano |
# out/11
Alguem ai sabe o que é legal para eu estudar, para o teste?
Mesmo que não sejam da capital, se souberem oque é legal de estudar para o teste de escolas deste gabarito, podem dizer. Todas as respostas são bem vindas..
Valeu!!
|
# out/11
· votar
Esqueci de dizer que é VIOLAO POPULAR.
E não tem no edital. =/
|
denier Veterano |
# out/11
· votar
??? Tu quer estudar violão popular mais nao tem no edital ???
|
# out/11 · Editado por: Kikobittencourt
· votar
denier
Não saiu Violão popular no edital, eu só quero me nortear um pouco pra focar só no necessário.
Rola uma ajuda? Já estudou lá?
Vlw
|
MauricioBahia Moderador |
# out/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar
Kikobittencourt: Dá pra ajudar?
Menos... Aliás, ninguém tem obrigação sequer de postar.
Cobranças não são bem-vindas no FCC. ;)
Abs
|
· votar
MauricioBahia
Não falei no tom que você está pensando não. hehe
Foi tipo: "Você tem informações que possam me ajudar?" ou "Tem como ajudar?".
Foi mal se deu a entender outra coisa. Já até editei.
Mas acho que julgamentos precipitados também não são bem vindos ao FCC né?! ;)
Flw
|
slash bsb Veterano |
# out/11
· votar
leitura de partitura, cifras, estilos brasileiros (bossa nova, choro, samba, baião, forró) estude solfejo e teoria musical. se vc tiver isso bem vc ira fazer uma boa prova
|
· votar
slash bsb estilos brasileiros (bossa nova, choro, samba, baião, forró)
como assim? saber tocar esses estilos?
Solfejo não cai nao. hehe Ai já é UNB.
valeu. ajudou de verdade.
:)
|
# dez/11
· votar
Opa, depois de feito o teste venho postar aqui:
Aee moçada, passei em primeiro lugar, graças a DEUS!!!!! Aqui vão umas DICAS, para quem quer saber um pouco mais sobre:
Seguinte, lá são tres dias de provas, porem a mais importante e a que vai praticamente te fazer entrar, ou não, é a do primeiro dia, que é a prova pratica. Basicamente o que cai nesta prova pratica é o seguinte: Tocar uma musica de livre escolha; execução de ritmos, tais como: Baiao, Bossa nova, Xote e Valsa. També acontece o teste de leitura, tanto de cifras, como de notas(partitura). É um teste até simples, eles vão testar sua leitura a primeira vista, apesar da partitura ser curta e simples, é bom estudar e tentar ter o dominio, nesta partitura as figuras musicais são basicamente compostas somente por seminimas e colcheias, e poucas minimas. O que eles fazem também é colocarem notas suplementares(ai é onde pega, então é bom estudar o pentagrama), só que para isto eles te dão um tempo para olhar a partitura antes. Na leitura de cifras, é simples também, quem já toca estilos como Bossa Nova, não terá dificuldades, os acordes são com pouca dissonancia, acordes maiores com setima menor, e menores com setima menor. O acorde mais complicado era um X7/b13.. No segundo dia você faz o teste teorico(para faze-lo, teria que ter tirado 7, ou mais na prova pratica), este é só um teste de nivelamento, então não vai te dar tantos pontos assim como o primeiro. O que cai: Unidade de tempo, unidade de compasso, metrica, peças brasileiras, transposição de claves, tonalidades vizinhas, formação de acordes(triades e tetrades). No terceiro dia é o teste de solfejo, este não vai influenciar na sua entrada para a EMB, mas sim em que nivel você vai entrar, ou seja, vão testar seus conhecimentos ritmicos e de leitura para ver se você pega nivel 1, 2.. Eu mesmo não vi quase ninguem ir para o nivel dois.. ehehe Mas assim como a prova teorica, é só uma forma de nivelamento, tem que se concentrar em tirar uma nota exelente na prova PRATICA.
Enfim, não é muito complicado, é só estudar um pouco, focando na leitura e na execução de ritmos.
Abraços!!!
|
brunolegionario Veterano |
# dez/11 · Editado por: brunolegionario
· votar
Po cara parabens!
edit:
uma duvida, no caso essas "matérias" que vc teve que estudar são pra violão popular ou no caso serve para qualquer (obviamente salvo exceções) de cordas?
|
# dez/11
· votar
brunolegionario
Cara, sobre a prova pratica, oque eu falei serve para violão popular(ritmos, e leitura de cifras, mas as cifras servem para instrumentos harmonicos, por exemplo piano)
Agora sobre partitura, teoria, e assuntos assim, são para todos os instrumentos.
|
capivarao Veterano |
# mai/13
· votar
Parece que o site da EMB tá fora desde ontem, as inscrições já eram pra estar abertas. Alguém tá sabendo de alguma coisa?
|
Thiago B. Membro |
# jun/13 · Editado por: Thiago B.
· votar
Kikobittencourt
Parabens, é uma das minhas metas de vida estudar em uma escola de musica comecei a estudar e praticar violao este ano, ainda nao sou bom, e nao to co mdinheiro para pagar um professor. Mais o cifraclub esta me dando uma grande força disponibilizando os materiais necessario para atingir um nivel bom sobre musica, sem tirar o forum que resolve umas duvidas minhas. mais com muito esforço ja estou vendo minha evolução musical. Espero dar a mesma noticia que voce um dia.
(y)
|
sgleyceellen Membro Novato |
# fev/17
· votar
O que cai? O que é recomendável estudar?
Oi gente, eu gostaria de fazer o teste para piano na escola de música de Brasília (EMB), e eu gostaria de saber o que cai nas provas, como estudar etc etc, quanto deve se tirar para passar e assim por diante, como funciona o passo a passo, das provas!
Nunca estudei lá, eu toco piano e leio um pouco de partitura, comecei a estudar aos 16 anos hoje tenho 19, não sei se a idade faz diferença mas só pra saber mesmo.
Se alguém puder me ajudar eu agradeço imensamente, desde já obrigada!!!
|