Arranjo Clássico (Instrumental) - Específicado

    Autor Mensagem
    Xangô Powell
    Veterano
    # out/11


    Eu vejo músicos fazerem arranjos na base do improviso, nahora.. arranjo de violão clássico, e sempre almejei isso, claro. queria saberde que preciso ter conhecimento pra fazer isso.

    Eu sei que muitos vão dizer para eu estudar muito, mas dissoeu tenho consciência. eu quero uma coisa mais específica, tipo.. "matériasmusicais".

    Eu sei que precisa saber Harmonia Funcional.. eu toterminando um curso disso e to saindo com tudo no DNA, como diz meu mestre..

    Mas o que mais preciso saber? quais "matérias" ?

    makumbator
    Moderador
    # out/11
    · votar


    Xangô Powell

    Tudo isso ajuda:

    escalas

    intervalos

    Harmonia (não apenas funcional)

    clusters

    Contraponto

    condução de vozes

    estudo específico de arranjo (instrumentação e orquestração)

    análise de arranjos feitos por outras pessoas


    etc...

    Tomaz.
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Todas as matérias que envolvem músicas são necessárias pra isso, ainda mais no ramo erudito.

    O colega makumbator foi perfeito, sem nada à acrescentar!

    Bons estudos.

    Xangô Powell
    Veterano
    # out/11
    · votar


    valeu makumbator!

    mas me esclareça uma coisa, quais tipos de harmonia são necessários?

    makumbator
    Moderador
    # out/11
    · votar


    Xangô Powell

    Além da harmonia funcional, temos a harmonia modal, harmonia tonal tradicional, Harmonia microtonal, etc...

    e dentro desses mesmos sistemas há técnicas particulares, como harmonia em bloco, harmonia em clusters, harmonia quartal, harmonia quintal, etc...

    Xangô Powell
    Veterano
    # out/11
    · votar


    entendi.. tá, depois eu creio que vou ver isso tudo.

    vou pegar essas matérias que vc deu e estudar

    valeu!

    Sapopemba
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Se o termo "arranjo de violão clássico" para você quer dizer tocar juntamente a melodia e o acompanhamento de música popular no violão, leia abaixo um post que fiz há uns dias atrás:

    Pelo que entendi, você está procurando aprender "chord melody".
    Há muito material sobre isso em inglês, mas como você pediu algo em português, o único que conheço é um livro do Nelson Faria, chamado HARMONIA APLICADA AO VIOLÃO E GUITARRA.

    Eis abaixo uma apresentação desse livro, que tirei de um site comercial:

    Este livro tem como objetivo fornecer as ferramentas básicas para que você possa criar seus próprios arranjos para violão ou guitarra solo, estilo de tocar conhecido como "Chord Melody". Um arranjo em chord melody sintetiza os conhecimentos de formação de acordes, inversões, colocação de notas de tensão e o estudo da harmonia propriamente dita, que é o estudo das funções que cada acorde assume, as possíveis substituições, etc.

    No apêndice deste livro há dois arranjos como exemplos: Carinhoso e Manhã de Carnaval. Procure aplicar os conceitos aprendidos em seus próprios arranjos, fazendo seu próprio repertório em "Chord Melody". - "Nelson Faria"


      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Arranjo Clássico (Instrumental) - Específicado