Como criar melodias

    Autor Mensagem
    M.4rcos
    Veterano
    # out/11


    É o siguinte galera, to querendo aprender a compor umas melodias pra mim tocar pop, começar no violao, mas com musica pop, toda vez que toco, a letra da musica , vem na cabeça, mas a melodia nao sai. só quero uma ajuda aê, vlw ? abraáxx

    M.4rcos
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Se alguem puder ajudar né. auheuah

    Tmusic
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Há dois passos primordiais para se criar uma melodia:

    1. Tenha-a na cabeça.
    2. Passe-a para o instrumento.

    O problema é percorrer o caminho de aprendizado que te capacitaria pra fazer isso.

    Guilherme Nau
    Veterano
    # out/11 · Editado por: Guilherme Nau
    · votar


    M.4rcos
    mas com musica pop, toda vez que toco, a letra da musica , vem na cabeça, mas a melodia nao sai.

    Cara você tem 14 anos amigo,se você começou na música só agora então já comece a se preparar com esses problemas de inicio.E ouça muuuita musica cara.Um bom compositor conhece uma rede muito vasta de músicas e estilos.

    E sobre a melodia.Porque você não tenta o contrário?Antes eu fazia que nem você,primeiro a letra depois a melodia.Mas vale lembrar que pra nem todo mundo isso funciona.Pra mim funcionou e funciona até hoje.

    E a primeira música sempre é uma merda cara,por mais que você conheça sobre música sempre vai sair uma merda.Só depois da 4ª que começa a sair algo legal.

    Guilherme Nau
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Outra coisa hehe.

    O estilo pop é caracterizado por ser grudento.Então pra ser um pop legal você tem que ter uma melodia muito legal em mãos, a letra não precisa ser das mais inteligentes.Porque você acha que pop aqui no Brasil faz sucesso?Garanto que não é pelas letras.

    Pé de chinelo
    Veterano
    # out/11 · Editado por: Pé de chinelo
    · votar


    M.4rcos


    Há dois passos primordiais para se criar uma melodia:

    1. Tenha-a na cabeça.
    2. Passe-a para o instrumento.


    Eu sempre faço isso, acho mais interessante imaginar qual tipo de melodia eu quero fazer e depois tentar reproduzir no instrumento.

    Mas pra fazer isso é bom ter as noções de campo harmônico, vai ajudar muito nessa hora de passar pro instrumento.

    Abs!

    Guilherme Nau
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Não se esqueça que Campo Harmonico é quando você joga acordes que "combinam" entre sí numa melodia.

    Esses acordes podem ser tirados de escalas menores,maiores,bemois,sustenidos e por aí vai.

    Tmusic
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Pé de chinelo
    Mas pra fazer isso é bom ter as noções de campo harmônico, vai ajudar muito nessa hora de passar pro instrumento.

    Mas no caso de melodia, ele também tem que desenvolver um ouvidinho bacana pra saber mais ou menos onde tá a nota principal no braço do instrumento.

    Tendo a primeira, é só ir pelos intervalos uma a uma :B

    Guilherme Nau
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Tmusic
    Mas no caso de melodia, ele também tem que desenvolver um ouvidinho bacana pra saber mais ou menos onde tá a nota principal no braço do instrumento.

    Noção de campo harmonico e tempo e ritmo.Falando na teoria parece um bicho de 12 cabeças que cospe lava e come gente,mas pra um músico que precisa se preocupar só com a letra é praticamente automático coisas do gênero.

    Pé de chinelo
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Guilherme Nau

    Sim, mas pros acordes combinarem é necessário ter uma escala de referência, por isso que só falei campo hamônico, pq ja fica sub-entendido que quem sabe campo harmônico sabe formação de escalas e os modos gregos!

    Tmusic

    Acho que é mto importante trabalhar o ouvido, mas saber as teorias não vai te atrapalhar em nada, pelo contrário, vai aperfeiçoar sua capacidade de identificar as notas e seus intervalos pra formar as escalas!

    Guilherme Nau
    Veterano
    # out/11 · Editado por: Guilherme Nau
    · votar


    Pé de chinelo
    Sim, mas pros acordes combinarem é necessário ter uma escala de referência, por isso que só falei campo hamônico, pq ja fica sub-entendido que quem sabe campo harmônico sabe formação de escalas e os modos gregos!

    Eu sei.Mas existe muita gente que conhece ambos mas não sabe que eles existem.Caminhei um bom tempo cego assim D:

    Pé de chinelo
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Guilherme Nau

    Eu sei cara, mta gente mesmo... mas a gente cresçe muito como músico quando linka todas essas coisas

    Não sei se é verdade, mas dizem que David Gilmou do Pink Floyd fez a maioria dos seus solos fodões somente pelo caminho intuitivo, sem saber mto de teoria.

    Jube
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Dificilmente eu uso a ideia que me veio a cabeça, até porque eu esqueço dela rapidinho. Gosto de brincar com intervalos e suas tensões ou montar uma linha de bateria e baixo e ir completando, nisso você já tem uma estrutura para compor alguma coisa, anoto as boas ideias e vo moldando até chegar em alguma coisa, faço isso com todos os instrumentos até ter uma musica completa.

    Mas minha dica mesmo é o estudo de campo harmonico e presta bem atenção na parte das tensões entre os graus, quando você começa a brincar com elas até parece magica!

    Guilherme Nau
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Pé de chinelo
    Não sei se é verdade, mas dizem que David Gilmou do Pink Floyd fez a maioria dos seus solos fodões somente pelo caminho intuitivo, sem saber mto de teoria.

    Talvez ele tenha feito ou no fingerstyle ou imaginando um solo e tirando ele.Foi assim que eu fiz muitos solos de músicas minhas sem saber nada sobre o campo harmônico.Só agora mesmo que eu to aprendendo na teoria.Mas o que eu aprendi ta me fazendo bem :D

    Tmusic
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Guilherme Nau
    Pé de chinelo

    Gente, eu disse TAMBÉM!
    É claro que ele vai ter q aprender campo harmonico.

    Pé de chinelo
    Veterano
    # out/11 · Editado por: Pé de chinelo
    · votar


    Jube

    Quase sempre as coisas que eu gravo surgem assim:

    Primeiro eu tenho em mente qual estilo eu quero criar.
    Depois eu pego o instrumento e vo brincando até achar numa região do braço que fique legal e crio um riff por ali. Depois vou criando a música, deixando fluir.
    Mas quando chega numa transição, pra mudar a base, aí não tem jeito...tenho que parar, descansar um pouco e pensar qual parte ficaria boa pra complementar a anterior, nessa hora eu imagino a melodia 100% na cabeça, dps boto no instrumento!

    Mas enfim, é uma tendência minha, cada um tem sua maneira né de criar as coisas!

    Guilherme Nau

    Qnd eu não sabia nada de campo harmônico achava meus solos legais, dps que aprendi tb percebi que pra ficar legalzinho ainda me bastava muito. Saber campo harmônico tem essas vantagens, vc consegue diferenciar facilmente coisas que são "boas pra nós" das que são "boas pra todos".

    Guilherme Nau
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Qnd eu não sabia nada de campo harmônico achava meus solos legais, dps que aprendi tb percebi que pra ficar legalzinho ainda me bastava muito. Saber campo harmônico tem essas vantagens, vc consegue diferenciar facilmente coisas que são "boas pra nós" das que são "boas pra todos".

    Por isso que eu to na luta hehe

    Pé de chinelo
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Guilherme Nau

    continua na luta então eheh boa sorte

    Guilherme Nau
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Pé de chinelo
    Vlw,enquanto isso do dicas de composição haha.Se nem consigo compor algo pra mim...kk

    Jube
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Pé de chinelo
    Faço igualzinho rapaz! hehe tirando a parte de imaginar 100% da melodia, eu continuo brincando até encaixar algo.

    Uma hora temo que grava mais alguma coisa man!

    Pé de chinelo
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Jube

    tava na super correria monster nos últimos tempos, mas por agora já rola de gravar!

    nos falamos
    Abs!

    Kikobittencourt
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Eu uso escalas, não imagino a melodia. Talvez por issonão tenha tanta paciencia para compor, começo a compor uma melodia ou harmonia, escrevo ai na hora de criar um solo passo pra escalas, e começo a improvisar, e a composição fica estacionada. Até queria saber como caras como malmsteen, Steve vai e Zakk Wylde(levando para guitarra), compoem solos tão rapidos, e os gravam, os "decoram"..

    suny12
    Veterano
    # out/11
    · votar


    M.4rcos
    Não sei se alguem já falou isso pq eu não li todas as respostas, mas lembre-se de uma coisa, musica eh a arte ou ciência de combinar sons de forma que expresse sentimento, qdo vc fizer uma frase musical legal, não simplesmente coloque ela no meio da musica, a musica eh como um texto, segue um rumo, uma expressão. E lá vai outra dica, pelo menos comigo só funciona assim, não escreva um pedaço e deixe pra acabar depois, vc perde a emoção da musica e ela fica fragmentada.

    abs

    Guilherme Nau
    Veterano
    # out/11
    · votar


    suny12

    Sim sim,lol.A gente só ajuda com a melodia o resto ele faz

    +1

    Jube
    Veterano
    # out/11
    · votar


    suny12
    não escreva um pedaço e deixe pra acabar depois, vc perde a emoção da musica e ela fica fragmentada.

    Cara eu já não faço isso, porque não tem como você criar uma musica inteira sem dar uma pausa, bom, por se tratar de musica acustica aqui no forum de violão, até vai, mas para varios instrumentos é impossivel. Mas acho que até para uma musica acustica é interessante as vezes dar umas pausas, porque é inevitavel viciar o ouvido, as vezes na hora parece otimo, mas depois que o ouvido descansa você acaba percebendo varias possiveis e positivas mudanças.

    Pé de chinelo
    Veterano
    # out/11
    · votar


    suny12

    não escreva um pedaço e deixe pra acabar depois, vc perde a emoção da musica e ela fica fragmentada.

    As vezes a idéia pra complementar simplesmente não vem na hora, e já aconteçeu comigo dessa idéia aparecer umas 2 semanas depois

    Isso é relativo, as vezes é melhor parar e esperar a idéia aparecer dps msm

    Adler3x3
    Veterano
    # out/11
    · votar


    O processo de criação de melodias varia de pessoa a pessoa.
    Muitos usam do conhecimento técnico das escalas para compor, e isto ajuda muito.
    Outros trabalham na letra em conjunto com a melodia.
    Existem inúmeros processos criativos.
    Mas o básico do processo criativo é natural e espontâneo.
    As vezes vem direto na cabeça, as vezes vem num simples cantarolar.
    As vezes vem num simples detilhar.
    O importante é anotar imediadamente as idéias inspiradoras que vem a mente.
    Pode num momento não ser aplicável a uma música que se esteja trabalhando , mas pode ser aproveitável num futuro projeto.
    Isto é válido não somente para a melodia, mas também para a harmonia, ritmos etc...
    E ir guardando tudo numa espécie de repositório, chega um dia que uma música vai precisar de algo que esta lá.
    Quando a inspiração vem, temos que anotar tudo imediatamente.
    Não importa a hora e local.

    Pois em instantes: assim como vem assim vai embora.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como criar melodias