campo hamonico maior

    Autor Mensagem
    PigO
    Veterano
    # set/11 · Editado por: PigO


    ae galera, eu ja usei a busca e achei varios topicos uteis e de proveito...mas nao achei nada em relacao a essa duvida que surgiu, la vai:

    estudando um pouco, eu começei a montar as escalas, triades e a tentar fazer o campo harmonico...(montei eu mesmo com objetivo de ja aprender mais nas triades de cada acorde, escala, etc)
    cheguei na conclusao de que:

    I II III IV V VI VII I
    M m m M M m dim ou aum M (obs: ta errado)

    a minha duvida é na 7 do campo harmonico...
    apos procurar em topicos e na net descobri que a 7 do campo é dim...blz...entao.. fiz o campo hamonico de G e a conclusao era

    G Am Bm C D Em F#m5- (essa foi a conclusao apos algumas buscas, nao sei se esta certa)


    ai eu perguntei para o meu professor e ele disse que a 7 do campo era meio diminuto


    ai é onde esta a minha duvida.....

    *a 7ª do campo é diminuto ou meio diminuto?
    *o que é meio diminuto?(ja procurei mais nao consegui entender)

    Kikobittencourt
    Veterano
    # out/11 · Editado por: Kikobittencourt
    · votar


    PigO

    Não se diz a 7ª do campo harmonico, se diz: 7º grau do campo harmonico, assim tu confunde.

    *a 7ª do campo é diminuto ou meio diminuto?

    Pode ser tanto um quanto outro, pois o MEIO diminuto é só uma tetrade do diminuto, é como se o diminuto fosse o C e o meio diminuto fosse um C7. (isso não é a mesma coisa, foi só um exemplo pra vc entender melhor)
    No campo harmonico de C, eu não posso usar tanto o C quanto o C7+?! então, assim é com o Dim e meio dim..

    ATENÇÃO: QUANDO QUER USAR TETRADE DIMINUTA, USA-SE O MEIO DIMINUTO, NÃO SE USA A TETRADE DIMINUTA, SÓ A MEIO DIMINUTA. É COMO O C7+, QUANDO USA-SE TETRADE DE DÓ(COM A 7), USA-SE A 7 ª+(MAIOR), NÃO A 7ª(MENOR), a não ser que o musico queira sair do padrão e fazer algo diferente, só que pode soar mal.

    *o que é meio diminuto?
    Como eu disse antes, é uma tetrade do diminuto.

    A triade diminuta é formada por T b3 b5, já a tetrade diminuta é formada por T b3 b5 6, mas na maioria das vezes não se diz "sexta", se diz 7º(setima diminuta), que só existe neste caso; já o MEIO diminuto é formado por T b3 b5 7, ou seja só o que muda é que na tetrade diminuta usa-se uma 6ª (sexta maior) e no meio diminuto usa-se uma 7ª (setima menor).

    Em B, tetrades >> Bdim: T(B) b3(D) b5(F) 6(G#).

    >>> Bm(b5)(7) -B meio diminuto- : T(B) b3(D) b5(F) 7(A).

    Eu peguei o B, pois ele faz parte do campo harmonico de C, dai fica mais facil de exlplicar, pois o Campo harmonico de C não pode ter acidentes, ou seja sustenidos(#) e bemois(b), então fica evidente que não podemos usar a tetrade diminuta(primeira formula citada acima), pois há ali uma nota com acidente, o G#, mas podemos usar a segunda, pois em sua formação não tem nenhuma nota com acidentes.

    E como na maioria das vezes que se usa um acorde diminuto usa-se sua tetrade e não sua triade, sempre dizem que o 7º grau é meio diminuto, e não diminuto.



    Entendeu??

    Se não, diga sua duvida que eu respondo!



    Abração, bons estudos!

    PigO
    Veterano
    # out/11 · Editado por: PigO
    · votar


    Kikobittencourt

    [Não se diz a 7ª do campo harmonico, se diz: 7º grau do campo harmonico, assim tu confunde.]
    >blz

    pelo que entendi foi isso:


    eu peguei as triades pela video aula do cifraclub e quando é uma acorde diminuto era(por exemplo):

    C : T(C) III(E) V(G)
    Cdim: T(C) IIIb(Eb) Vb(Gb ou F#)

    entao nao existe triade meio diminuto pq precizaria do 7º grau, é isso?

    agora, a tetrade que eu nao parei pra estudar ainda pq to aprofundando nas triades e intervalo, mas pra ver se entendi, na tetrade ficaria:

    C7M: T(C) III(E) V(G) VII (B)

    C7dim : T(C) IIIb(Eb/D#) Vb(Gb/F#) VIM ou VIIb(A#)
    e
    C7 meio-dim: como ficaria?


    se estiver errado me corrija...rsrs

    flw

    Kikobittencourt
    Veterano
    # out/11 · Editado por: Kikobittencourt
    · votar


    PigO
    entao nao existe triade meio diminuto pq precizaria do 7º grau, é isso?

    Isso aii!!


    C7dim : T(C) IIIb(Eb/D#) Vb(Gb/F#) VIM ou VIIb(A#)


    Não existe este acorde C7dim, e a 6 não é o A#, é A, e não se usa numeros romanos quando trata-se de intervalos, também não se usa o "M", para intervalos de 6ª.

    Cara vc está pecando nas coisas mais basicas, tente estudar bem as paradas de nomenclatura, triades, etc., se não você se perde...

    A formação do Cº ou Cdim seria: T(C) b3(Eb) b5(Gb) 6/7º(A), isso em tetrade, em triade seria sem a 4 nota, ou seja sem o A.
    C7 meio-dim: como ficaria?


    C7 meio-dim não existe.

    Mas C meio-dim, existe, mas não se escreve assim, há duas formas de se escrever, assim: Cm(b5)(7), e assim Cº, só que a bolinha é cortada, se a bolinha não tiver uma risca no meio, vai ser Diminuto e não diminuto.

    E a formação do Cm(b5)(7) seria: T(C) b3(Eb) b5(Gb) 7(A#)


    A diferença é que a Tetrade diminuta usa a 6 como a quarta nota, já a tetrade meio diminuta usa a 7, como a quarta nota compondo a triade, tornando-se então uma "tetrade" (acorde de 4 notas).


    Sacaste? Se não, pergunte!

    Abraço!

    PigO
    Veterano
    # out/11 · Editado por: PigO
    · votar


    blz, agora deu pra entender melhor, vo da uma procurada nessa parte da nomenclatura...rsrs



    pra se ainda nao to fazendo errado: nao se usa tetrade diminuta, e meio diminuta é a tretrade da triade diminuta, ou seja, vai usar o 6º grau, que ficaria T 3b 5b a triade diminuta e T 3b 5b 6 a tetrade meio diminuta.

    Cm(b5) : T III V >> C Eb Gb triade diminuto
    Cm(b5)(6) : T III V VI >> C Eb Gb A# tetrade diminuto
    Cm(b5)(7) : T III V VII >> C Eb Eb B tetrade meio diminuto

    se escreve Cm(b5)(6)??

    edit:
    bah ta bem conplicado isso, é melhor eu estudar mais os intervalo porque essa parte de 7ª maior e 7ª menor e 6ª e etc ta me confundindo bastante...

    vlw

    Kikobittencourt
    Veterano
    # out/11
    · votar


    PigO

    nao se usa tetrade diminuta

    Usar até que se usa sim, mas não é muito comum, usa-se muito em Bossa nova, MPB, samba, ou seja musicas com muita dissonancia em acordes e modulaçoes.

    T III V

    Na verdade é T b3/3m b5/5º, não se usa numeros romanos para intervalos.

    Cm(b5)(6) : T III V VI >> C Eb Gb A# tetrade diminuto

    Cara, a 6 de C é A, e não A#, logo seria>> C Eb Gb A, esta é a tetrade diminuta.

    Cm(b5)(7M) : T III V VII >> C Eb Eb B tetrade meio diminuto


    Não não!

    Quando usa-se só 7, quer dizer sétima menor, não é como a 6ª, que pra ser menor tem que ser 6m, só 7quer dizer setima menor.

    E não é assim não, a tetrade meio diminuta seria: com a formação: T b3 b5 7 >> C Eb Gb A#.

    Esta 7M(setima maior) não existe no acorde meio diminuto, é 7(setima menor).

    se escreve Cm(b5)(6)??

    Cara eu não diria que é errado, mas eu nunca vi assim, o jeito que se encontra é assim: Cº ou Cdim, então escreva assim que vai facilitar sua vida.


    Cara, ve aqueles videos do Cifra club sobre intervalos e sobre formação de acordes!!

    Vai te ajudar bastante!


    Qualquer duvida tira comigo!


    Abração!

    Kikobittencourt
    Veterano
    # out/11
    · votar


    PigO
    bah ta bem conplicado isso, é melhor eu estudar mais os intervalo porque essa parte de 7ª maior e 7ª menor e 6ª e etc ta me confundindo bastante

    Confunde mesmo cara!

    Estude intervalos com cauma primeiro!

    Depois vai pra formação de acordes, senão vai bagunçar suas ideias!

    PigO
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Kikobittencourt

    blz, é bom eu estudar mesmo
    vlw pela ajuda...

    Kikobittencourt
    Veterano
    # out/11
    · votar


    PigO

    É sempre um prazer falar de musica, precisando é só chamar.

    Bons estudos!

    dom de Deus
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Kikobittencourt


    bem bacana o papo!

    Mas C meio-dim, existe, mas não se escreve assim, há duas formas de se escrever, assim: Cm(b5)(7), e assim Cº, só que a bolinha é cortada


    Cm(b5)(7) , quando vi assim pensei.... ué mas o acorde diminuto, ele não é maior nem menor ele é diminuto, ou será que eu aprendi errado, ai foi ande veio a esplicação logo em seguida;

    só que a bolinha é cortada, se a bolinha não tiver uma risca no meio, vai ser Diminuto e não diminuto. (pensamento vai a mil antes de eu ler a explicação tinha pensado; Ele não é maior nem menor ele é diminuto, ou será que eu aprendi errado...)

    então o meio diminuto é um acorde menor? com a 5° dim e 7° menor?


    blz entendi, é trocando ideia que a mente se abre. valeu companheiro obrigado por tudo!

    PigO
    Veterano
    # out/11 · Editado por: PigO
    · votar


    Kikobittencourt

    Cara, ve aqueles videos do Cifra club sobre intervalos e sobre formação de acordes!!


    editou? rsrs

    >>é isso mesmo que eu fiz, so que so tinha assistido o de triades e o começo do de tetrades, nao assitir o resto pra nao querer atropelar tudo os assuntos, mas nao sabia que tinha tanta "caida" nos intervalo...rsrs depois de vc estar respondendo eu fui ver a aula de intervalo(vi sabado/antes de ontem), depois de assistir percebi que tinha pulado, por isso fiz tanta confusao com 7,7M,6 e tals, agora que vi o video deu pra entender melhor esse asunto que eu tinha pulado, vo continua estudando os intervalo na escala de C.

    vo ver o de tetrades entaum pra ficar melhor pq estamos falando em tetrades mais nem busquei explicacao mais afundo para as tetrades...é a vontade de aprender mesmo...rsrs

    vlw....qualquer duvida posto aqui dnv!!

    Kikobittencourt
    Veterano
    # out/11
    · votar


    dom de Deus
    ué mas o acorde diminuto, ele não é maior nem menor ele é diminuto, ou será que eu aprendi errado

    Tanto o acorde diminuto, quanto o meio diminuto são acordes menores. Pois o que diz se o acorde é menor ou maior é sua terça, e nestes acordes as terças são menores. O nome "diminuto" vem da quinta, que é diminuta(existem três tipos de intervalo de 5: 5º(quinta diminuta); 5J(quinta justa, usada nos acordes naturais) e a 5+(quinta aumentada).


    só que a bolinha é cortada, se a bolinha não tiver uma risca no meio, vai ser Diminuto e não diminuto.


    Amigo, é como eu disse acima, se a bolinha tiver a risca o acorde é MEIO diminuto, já se for assim: Xº, com a bolinha sem a risca o acorde é DIMINUTO.

    então o meio diminuto é um acorde menor?

    Sim, pois sua terça é menor.

    com a 5° dim e 7° menor?

    Sim, ele tem a quinta diminuta, e a setima menor.

    Este é o MEIO diminuto, não confunda.

    Já o diminuto, se for o tetrade ele vai possuir além da T b3 b5( formação da triade diminuta) ele tem a 6(sexta maior), que muitas vezes é chamada de 7º(sétima diminuta, tipo de intervalo que só existe neste acorde).


    Só tome cuidado com este modo de escrever quinta ou sétima usando o "º", como vc fez ai, isto pode confundir.

    dom de Deus
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Kikobittencourt

    volta e meia uso esse acorde diminuto, não me lembro te ter usado um meio diminuto.


    Cdim seria: T(C) b3(Eb) b5(Gb) 6/7º(A) blz.

    só me diga uma coisa isso = 6/7º(A) seria a 7 menor diminuida de C.

    poque a setima menor de C é Bb
    então pensemos (Bb setima menor) diminui mais meio tom então encontra-se a nota A!

    então é essa a lógica? correto?

    valeu pelo esclarecimento é verdade, se a terça for menor o acorde é menor!

    Kikobittencourt
    Veterano
    # out/11
    · votar


    dom de Deus

    Se diz Sétima diminuta, que equivale ao intervalo de 6. Só se usa neste acorde, nos demais casos se diz sexta maior.

    A 7 de C é A#/Bb.



    Realmente, o acorde meio diminuto é pouco usado, não é muito comum achalo em cifras por ai, usa-se mais mesmo é a tetrade diminuta que é muito utilizado como acorde de passagem.


    Abç!

    dom de Deus
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Kikobittencourt


    entendi, a 7 da dinimuta é um caso a parte.Difere de todas. ela é 1 tom a abaixo da 7 Maior.


    valeu.

    dom de Deus
    Veterano
    # out/11
    · votar


    o estudo do cifra sobre as triade, tetrade e intervalos são muito bom!

    ja vi as triades vou rever intervalo e assim que sobrar um tempo quero ver as tretade.

    Kikobittencourt
    Veterano
    # out/11
    · votar


    dom de Deus
    entendi, a 7 da dinimuta é um caso a parte.Difere de todas. ela é 1 tom a abaixo da 7 Maior.

    isso ai!

    Abç

    PigO
    Veterano
    # out/11 · Editado por: PigO
    · votar


    entendi, a 7 da dinimuta é um caso a parte.Difere de todas. edit> coloquei italico!

    entao se 7 diminuta e uma excessao, quanto vale o intervalo dela?

    tipo, a 7 maior equivale a 5 tons e meio e a 7 menor equivale a 5 tons...agora a setima diminuta equivale a quanto??

    ela é 1 tom a abaixo da 7 Maior.

    entao ela é 4 tons e meio? porque a 7 maior é 5 tons e meio!
    é isso entaum?

    e ficaria : T - b3 - b5 - bb7 ???

    Kikobittencourt
    Veterano
    # out/11
    · votar


    PigO

    Sim ela é 4tons e meio após a tonica, e ela equivale a uma 6(sexta maior).

    Cara isso não é tão importante assim, tem coisa mais importante para você aprender.

    A sétima diminuta é um caso em que só existe na tetrade diminuta, dai ela deixa muitas vezes de ser chamada de sexta maior para ser sétima diminuta. Não é errado chamar a sexta de 7ª diminuta, mas isso vai é embolar tuas ideias, então não se prenda a isto.


    Abração!

    Kikobittencourt
    Veterano
    # out/11
    · votar


    e ficaria : T - b3 - b5 - bb7 ???

    Não é muito comum ver o dobrado bemol, normalmente se diz: 7º(setima diminuta), ou mesmo 6(sexta maior)

    PigO
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Kikobittencourt

    vlw agora consegui entender

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a campo hamonico maior