Duvida na achar a tonica e seus acordes.

    Autor Mensagem
    Artusl
    Veterano
    # ago/11


    Gente eu tava vendo o topico do LucasGama e Lembrei de uma duvida minha(ahhaa). A duvida é a seguinte: O campo harmonico de C é:C é: C,Dm,Em,F,G,Am,Bº certo? Então pq em nas musicas n são exatamente essas nostas ? Ex: em vez de ser bº é um Bm ou um B. E Como o acorde muda (em vez de ser Bº ser B) eu posso acaba me confundindo em achar a Tonica (ja que n tem acorde de B no campo de C ou tem?) como eu posso ter a CERTEZA de que a tonica esta certa e que os acordes mudaram?

    AGRADEÇO DE JA PESSOAL. E SE SOUBEREM ALGUM EXERCÍCIO PRA ISSO DIZ AI.

    Artusl
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Foi malz os erros de Portugues ai pessoal s;-[

    Carregando
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    ntão pq em nas musicas n são exatamente essas nostas ? Ex: em vez de ser bº é um Bm ou um B.


    porque está em outro campo harmônico... esse é somente o campo harmônico de Dó, mas existem vários.

    Fireyeah
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    O campo harmonico de C é:C é: C,Dm,Em,F,G,Am,Bº certo?
    Errado, o B não é diminuto, é meio diminuto(representado por Bm7(b5)). Quanto a dúvida, esses não são os únicos acordes da escala de dó, e sim quaisquer acordes que você puder montar com as notas C,D,E,F,G,A e B, no caso as da escala que você escolheu(C9 e Am7 por exemplo, estão são formados com as notas da escala de C).

    LucasGama.
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    boa pergunta mano!!
    outra coisa como acha a tonica tem um esquema que vi alar que fas com o 5° grau e tals, algeum explica?

    Artusl
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    a então no caso no campo harmonico de C eu posso por no lucar do Dm um Dm7? mas n posso por um D normal? pode por acidente?
    Olha foi isso que eu entendi da resposta então se minha pergunta for imbecil n me xingue.

    LucasGama.
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Artusl
    é + ou - isso amno, campos maiores podem receber notas na 7 e 9 se nao me engano ou na 5 tbm (so escrevi isso pra galera ae explicar direitinho)
    vem alguema e e explica, vlw

    Fireyeah
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: Fireyeah
    · votar


    Artusl
    a então no caso no campo harmonico de C eu posso por no lucar do Dm um Dm7?
    Pode, pois a sétima de D é C, que obviamente pertence a sua escala.
    mas n posso por um D normal?
    Não, pois a tríade de D é formada por (D - F# - A); já que F# não pertence a escala de dó, não poderia ser usada(lembre-se que estamos falando de escalas maiores, nada evita que você use F# como outside em um solo qualquer).
    Olha foi isso que eu entendi da resposta então se minha pergunta for imbecil n me xingue.
    Relaxa cara. Todo mundo já começou um dia, daqui a algum tempo você vai estar sabendo mais do que eu.
    LucasGama.
    é + ou - isso amno, campos maiores podem receber notas na 7 e 9 se nao me engano ou na 5 tbm
    Não necessariamente. A sétima de C, por exemplo, é A#, que não faz parte da escala de C. A nona de E é F#, que também não faz parte da escala.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvida na achar a tonica e seus acordes.