que nota vem depois?

Autor Mensagem
LucasGama.
Veterano
# ago/11


sabido que uma musica é tocado em C, sei qeu o campo harmonico de C é: C,Dm,Em,F,G,Am,Bb°.
como coloco as notas na sequencia da musica? tem uma sequencia prédefinida, varia de musica pra musica, varia so as veses, vi falar em tonica e coisas assim como faço pra saber a ordem em que coloco as notas do campo na musica? e as funçoes delas.obrigado

Pé de chinelo
Veterano
# ago/11
· votar


LucasGama.

Bbº não , , sem acidente.

Não tem ordem nenhuma não cara....vc que escolhe isso.

Mas tem determinados estilos que se dão bem com determinados tons. Por exemplo: o Blues usa muito E e A ( vc pode usar qlq tom pra fazer um blues, mas é conhecido que esses ficam bons)

Música latina, usa-se muito Fm

No Jazz e com instrumentos de sopro Eb cai mto bem, e por assim vai....Pop music se dá bem com Tons maiores etc

Se vc já sabe campo harmônico, começa a estudar licks dos estilos que vc gosta e quais tons são comuns pra esse estilo.

Abs!

LucasGama.
Veterano
# ago/11
· votar


Pé de chinelo
vlw mano, é que achei que se é em C teria grande chance de vir uma nota na sequencia nao sei se é a 5° ou 3° sei la tipo G ou F que sao bem comuns virem depois ou antes de C queria saber se existe alguma regra pra isso?

Ariel Ferreira
Veterano
# ago/11
· votar


LucasGama.

Cara é assim, depois de C pode vim qualquer nota do campo harmonico de C ou não, tpw tem músicas que você vai encontrar notas que não pertece ao campo harmonico do acorde, eu não lembro o nome dessas notas agora, mas quando lembrar edito, então é mais comum é claro vim notas pertencentes ao campo harmonico de C entretanto não existe nenhuma regra para a nota que virá depois de tal acorde. Eu citei C apenas como um exemplo.

AlanGarcia
Veterano
# ago/11
· votar


Ariel Ferreira

Ta falando das notas equivalentes?

Pé de chinelo
Veterano
# ago/11
· votar


LucasGama.

Não tem nenhuma regra pra juntar os acordes do campo harmônico, mas existem sim padrões, e os estilos são caracterizados por esses padrões..

por exemplo a sequência de 12 compassos do blues, é um ordenamento da sequência de acordes que soa bem e caracteriza o estilo. Se vc pegar um G (D C) por exemplo é um padrão do rock e por aí vai...

uma coisa que ajuda é pegar músicas duma banda num estilo q vc gosta e tenta identificar esses padrões, vc vai ver tanto na base como nos solos tb!

abs!

Ariel Ferreira
Veterano
# ago/11
· votar


AlanGarcia

Não cara, tou respondendo a pergunta do LucasGama. se a regras para posicionar acordes na música.

LucasGama.
Veterano
# ago/11
· votar


valeu galera, é que quando vou tirar musicas de ouvdido por exemplo, tocar na igreja e tals fica complicado achar a nota certa e vejo os outros qeu tocam a mais tempo, começa alguem a cantar eles saem procurando no braço do violao e acham todas as notas certinhas, queria saber como faser isso

Jorge Master
Veterano
# ago/11
· votar


LucasGama.

Muito treino.
Vai estudando seu ouvido que você poderá fazer as mesma coisas que os músicos da sua igreja =)

Ouça músicas e tente tira-las de ouvido, você vai errar muitas vezes. Mas após muito treino você consegue reconhecer as notas.

Não tem segredo...

LucasGama.
Veterano
# ago/11
· votar


Jorge Master
obrigado, eu tento faser isso mas nao é muito facil experimentei pegar o tom no cifra club e depois tentar por as outras notas até que deu certo, tem algum bom modo pra eu treinar?

airguitar
Veterano
# ago/11
· votar


LucasGama.

Continua treinando assim um tempo, depois tenta tirar sem ver o tom.

Jorge Master
Veterano
# ago/11
· votar


LucasGama.

Então com o tom fica mais fácil (:

É só treinar muito. Esse é o modo bom.

R. Marcone
Veterano
# ago/11
· votar


LucasGama.
como coloco as notas na sequencia da musica?

Se você for o compositor da música, você coloca onde e como quiser. Se não for, você terá que coloca-las onde o autor colocou.

R. Marcone
Veterano
# ago/11
· votar


LucasGama.
saem procurando no braço do violao e acham todas as notas certinhas

Me mande um email que te envio estas regras.

roselioaraujo@yahoo.com.br

Jorge Master
Veterano
# ago/11
· votar


R. Marcone

Vai vender as "regras" pro cara?

Pq não posta no fórum para ajudar a todos que tiverem a mesma dúvida?

LucasGama.
Veterano
# ago/11
· votar


R. Marcone
eu enviei o imail ams posta aqui no forum pra galera toda
bl\ ams alguem ai é igual aos caras que eu faei que saem procurando no braço do violao e ja acham tudo?

Pé de chinelo
Veterano
# ago/11
· votar


LucasGama.

ams alguem ai é igual aos caras que eu faei que saem procurando no braço do violao e ja acham tudo?

acho q vc ta meio impressionado com isso

esses caras provavelmente já tocaram essa música antes, ou já ouviram a música prestando atenção nas melodias.....

ou então fizeram qlq acorde e pareceu legal, mas talvez a melodia da música original não seja exatamente daquele jeito

falo isso pq teve uma vez q eu tava tocando um violão com a galera, e a gente mandou umas 4 músicas que eu não sabia....eu fiz a msm sequência de acordes (A D F#m A) nas 4 músicas, só mudei o ritmo, td mundo gostou e tava perguntando isso q vc ta querendo saber agora, como vc faz pra achar a música na hora assim?

eu não achei nada, a música nem era daquele jeito, é a famosa embromation, os leigos não sacam mto isso, qlq acordezinho maior com batidinha alegre ta bom hehe!

abs!

LucasGama.
Veterano
# ago/11
· votar


Pé de chinelo
vlw mano, mas o problema é que nao toco com leigos, toco com uma galera que sabe mt, mt mesmo tocam de +!!
eu deveria pedir ra eles me ensinarem ams fico intimidado e tals, mas tem algum amcete?

MVJunior
Veterano
# ago/11 · Editado por: MVJunior
· votar


Amigo, acho que sei o que você quer.

Você já deve ter visto aqueles caras que estão com o violão, daí tem uma cantora que pede uma música mas o violonista não conhece a CIFRA da música (mas conhece a melodia) e pede para ela cantar um pedaço, e isto é suficiente para ele ir acompanhando ela no violão. Seria isto?

Eu toco violão há +-4 anos e no começo acreditava que música era fácil, bastava somente dedicação. Hoje, eu acredito que uma boa parte dos bons músicos são devido PRINCIPALMENTE há uma sintonia entre ouvido e "cerébro" !!! Essa sintonia a qual me refiro é a capacidade de uma pessoa escutar uma nota e ser capaz de reproduzi-la seja pela boca, batuque ou um instrumento musical (Não estou falando sobre ouvido absoluto e sim uma "afinação"). Com o desenvolvimento dessa afinação você é capaz de escutar um barulho e reproduzí-lo ou assimilá-lo (seja através da boca ou instrumento musical).

Para o seu caso que quer saber a próxima nota, você pode usar um exercício de intervalo, por exemplo, dentro da escala de C você pediria para alguém reproduzir a nota C e depois G (uma nota em sequência da outra, variando sempre a segunda), aonde você teria que adivinhar qual a segunda nota tocada (Obs.: Tem um programa GUIDO que brinca assim).

No começo, procure usar um instrumento musical como apoio para ajudar a adivinhar (Tentando reproduzir as mesmas notas escutadas). Mas caso você não queira ficar dependente de um instrumento tente cantar/imitar o som e depois identificá-lo no violão. Assim, você, seu ouvido e seu cerébro irão assimilar os sons e você perceberá a diferença de alguém afinado.

MVJunior
Veterano
# ago/11
· votar


Ah sim, e se o exercício não ajudar, tente fazê-lo com um violão e cantarolar.

R. Marcone
Veterano
# ago/11
· votar


Jorge Master
posta aqui no forum pra galera toda

É desenhado e é muita coisa. E além disso tem direitos autorais reservados.

V.inny
Moderador
# ago/11
· votar


Talvez entender um pouco sobre os tipos de cadência ajudaria...

dom de Deus
Veterano
# ago/11
· votar


R. Marcone


quebra o galho, manda pra mim tbm!

te mandei um e-mail.

LucasGama.
Veterano
# ago/11
· votar


MVJunior
valeu vou por o que disse em pratica.
R. Marcone
mandei o imail to aguardando sua resposta
V.inny
pode me indicar um link que fale sobre os tipos de cadencia para um iniciante, acho qeu sou leigo nesse assunto.

ae galera se tiverem amis dicas e macetes como o MVJunior postem ae!!

LucasGama.
Veterano
# ago/11
· votar


Para o seu caso que quer saber a próxima nota, você pode usar um exercício de intervalo, por exemplo, dentro da escala de C você pediria para alguém reproduzir a nota C e depois G (uma nota em sequência da outra, variando sempre a segunda), aonde você teria que adivinhar qual a segunda nota tocada (Obs.: Tem um programa GUIDO que brinca assim).
ei MVJunior este GUIDO é o que?

MVJunior
Veterano
# ago/11
· votar


Um programa
GUIDO

Dadin
Veterano
# ago/11
· votar


vc sabe as notas do campo harmonico o resto fica por conta do ouvido, porque sabendo o campo harmonico voce excluiu muitas outras possibilidades, mas ainda tem outros macetes como por exmplo o acorde de setima que pode ser uma preparacao, por exemplo de d7 voce passa pra g, de c7 voce passa pra fá... depois de um tempo tocando violao voce acostuma o ouvido tem q ter eh paciencia, eu por exemplo antes mesmo de aprender na aula teórica sobre escalas relativas já sabia qual era a relativa de quase todas, porque numa musica em tom de D voce geralmente usa o bm, em bb, voce usa o gm e vice-versa.. estude métodos, aprende outros instrumentos e voce fica bom nisso... voce tem que aprender musica porque gosta, nao pra agradar os outros, porque voce nunca vai conseguir agradar a todos... gostando, voce aprende muito mais e tenha paciencia

LucasGama.
Veterano
# set/11
· votar


Dadin
valeu mano voce tem razao, obrigado!!
mas esta historia de relativas, ja vi falar algo do tipo, o que é que devo saber sobre elas?

Zenicola
Veterano
# set/11
· votar


Não querendo desanimar ninguem, mas, Baden Powel disse certa vez em uma entrevista que "A cada dia descobre uma coisa diferente no violão" Putz...

Richard Guitar
Veterano
# set/11
· votar


Só para complementar
Estuda os cliches como:

I V
I IV V
I ii IV V
I ii iii IV V
I ii iii ii
I V vi IV
I vi IV V
I vi ii V

Variação do Ciclo de Quartas - IV V iii vi ii V I
Onde a segunda nota (V) está substituindo o VIIº

Ciclo de Quartas - I IV vii iii vi ii V I

Abraço

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a que nota vem depois?