Desenpenando violão com tensor!

    Autor Mensagem
    Jo-Jo
    Veterano
    # ago/11


    Bom dia, tenho um eagle GL 36 BLB, cordas de aço, ele tem tensor, e acho que ele esta um pouco empenado, quando o comprei o vendedor pegou uma chave e "girou" ela dentro da boca do violão, é assim que se desenpena? da pra eu fazer em casa, como?

    Mu_Cephei
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    sim , mas tem que ter a chavezona , bastante paciência e usar a busca

    Mu_Cephei
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/43314/

    Ariel Ferreira
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    o cara acima já disse tudo.

    R. Marcone
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Jo-Jo
    como?

    Isso não se ensina assim. Leva o violão no luthier e manda ele arrumar. Você tem que saber o quanto o seu violão está empenado (Se é que está mesmo) 1/4 de volta em um tensor já muita coisa.

    acho que ele esta um pouco empenado,

    Como você sabe disso?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Jo-Jo
    Meu filho, leve seu violão a um luthier imediatamente.
    Aliás é o que vc (e todo mundo) devería ter feito assim que o comprou, e não deixando-o nas mãos de evndedores de loja, que são meros curiosos.
    Abç

    Rick Rock
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Aproveitando o tópico, me tira uma dúvida:

    Vi alguns violões que tem tensor dual action, já os que não tem escrito dual action só giram em uma direção? Nesse caso se girar em na única direção em que tem ação e "passar do ponto" não tem mais como voltar?
    É só pra saber mesmo porque nem tenho violão com tensor, e se tivesse com certeza levaria a um luthier como você aconselhou nosso amigo Jo-Jo. Mas tenho essa curiosidade faz tempo.

    Abraço

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Rick Rock
    Os de dupla ação giram nos dois sentidos, portanto, há que se ter cuidado e experiência ao usá-los.
    Abç

    R. Marcone
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Rick Rock
    Mas tenho essa curiosidade faz tempo.

    Fique na curiosidade. Assim você não corre o risco de acabar com o instrumento.

    Rick Rock
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    R. Marcone

    Você leu o que eu escrevi para o Mauricio Luiz Bertola? acho que não hein.

    Eu disse que nem tenho violão com tensor e se tivesse levaria a um luthier.

    Leia o tópico inteiro ao invés de apenas o último post antes de dar pitacos.

    Abraço

    Jo-Jo
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: Jo-Jo
    · votar


    Bem pessoal desculpem a demora... valeu pelas dicas, acho que ta empenado porque enquanto as cordas na 1 casa estão a 2~3 mm do braço na 12 elas tão a 5~6mm, ou é normal?

    Já levei no luthier da cidade(o unico, que trabalha pra loja de musica) ele veio com muita labia, sabe, "a pq vai ter que regular um monte de coisa... etc"... e eu não so besta de dar 150 reais pra ele vira uma chavinha!

    Rick Rock
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    e eu não so besta de dar 150 reais pra ele vira uma chavinha!

    Valor cobrado para girar a chavinha R$ 1,00

    Saber como girar a chavinha R$ 149,00 hehe

    Principalmente por não ter concorrente na sua cidade, (pelo que entendi) ele ta valorizando o conhecimento dele que é meio raro.

    Abraço

    Ariel Ferreira
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: Ariel Ferreira
    · votar


    Rick Rock
    (/euri)
    ---------------------------------------------------------------------- -----
    Jo-Jo

    Cara pensa assim, o preço do seu violão vale a pena pagar os 150
    ? se não valer eu no seu lugar arriscaria girar eu mesmo, só que se for um violão bom e com um preço que compense gastar mais 150,00 com ele, não pensaria duas vezes em pagar pro cara girar a chavinha.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
    · votar


    Jo-Jo
    Cara, vou te contar uma história:
    Um grande empresário comprou uma poderosa e cara máquina, que, tempos depois apresentou um problema. Temeroso de seu investimento ele contactou a fábrica, que enviou um técnico ao local. O técnico, homem experiente, examinou a mesma por muito tempo, sob os olhares atentos do empresário. Logo ele entrou por baixo da máquina e apertou um ou dois parafusos e reconectou um fio; a máquina voltou a funcionar perfeitamente. O técnico então apresentou a conta: US$ 5000, ao que o empresário respondeu: "... 5 mil para apertar dois parafusos e ligar um fio!!!... Você não acha que é demais não?...". Calma e educadamente o técnico respondeu: "... Em 1º lugar, se o problema continuasse, o Senhor perdería a máquina que custa milhões, e em 2º lugar, o preço é justíssimo, pois só eu sei quais e como apertar os tais parafusos, e o Sr, não..."
    Portanto, meu filho, a sua recusa em pagar os tais R$ 150, é, como observou o Ariel Ferreira, questionável.....
    Abç

    slow134
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Jo-Jo
    Exatamente como o bertola falou aí, é prefira gastar 150 com uma regulagem do que gastar o preço de um novo violão. Se vc não sabe mexer não mexa.

    Jo-Jo
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Bem, analisando as opiniooes acho que vou esperar e dai pagar o concerto, e besteira tentar dar uma de mcgayver!

    slow134
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Jo-Jo
    Boa escolha kra, o seu violão é mto bom para destruí-lo.

    Ruyter
    Membro Novato
    # nov/20
    · votar


    Me ajudem! O braço do meu violão veio com uma curvatura anormal, daí eu fui regular o tensor e não tô conseguindo:
    Quando vou girar pro sentido horário pra "abaixar" o braço, não consigo. Fica muito duro. Até consegui girar 1/4 umas duas vezes, mas depois não consegui. Sem falar no barulho de "madeira" que faz quando tento girar o tensor. Enfim, me ajudem! As cordas estão pesadas e eu não aguento mais esse braço desregulado.

    warto
    Membro Novato
    # nov/20
    · votar


    Ruyter,

    Leve o seu instrumento a um luhier de confiança para verificação do problema, e efetuar a manutenção do mesmo.
    Obs: evite enviar a mesma dúvida/comentário em diversos tópicos diferentes, apenas um já é suficiente. O pessoal no fórum sempre é prestativo em ajudar com o maior prazer.

    Boa sorte.

    Lelo Mig
    Membro
    # nov/20
    · votar


    Ruyter

    Mano, primeiro, não fique colocando a mesma questão em 200 tópicos diferentes. O número de usuários é o mesmo e quem responder em um não vai responder de novo em outro. Fazendo sua pergunta num só tópico, você têm muito mais chances de receber mais e melhores respostas no mesmo tópico.

    Tá ansioso? Haverão respostas... relaxa!

    Tensor é um assunto complexo. Na teoria, você vê vídeo no Youtube, caboclo diz que é fácil, que é só tensionar/destensionar, girando prá lá e prá cá, mas a coisa não é bem assim, o buraco é mais embaixo.

    Desempenar o braço de um instrumento não é coisa para amadores e o nome do profissional que faz estes ajustes é Luthier.

    Então, antes que faça merda, siga o conselho do nosso colega warto.

    Strato_Gab
    Membro Novato
    # nov/20
    · votar


    Me ajudem! O braço do meu violão veio com uma curvatura anormal, daí eu fui regular o tensor e não tô conseguindo:
    Quando vou girar pro sentido horário pra "abaixar" o braço, não consigo. Fica muito duro. Até consegui girar 1/4 umas duas vezes, mas depois não consegui. Sem falar no barulho de "madeira" que faz quando tento girar o tensor. Enfim, me ajudem! As cordas estão pesadas e eu não aguento mais esse braço desregulado.


    Provavelmente você já detonou as chances que tinha de arrumar o negócio, cada hora que passa com o tensor desajustado o braço vai ficar mas empenado ainda... A ajuda é: Leve à um luthier.

    Imagina só, não tem como sintetizar todo o conhecimento e experiência de um luthier em vídeos de 5 min no youtube ou em comentários de fórum pra um tema tão complexo como tensor...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Desenpenando violão com tensor!