Autor |
Mensagem |
R. Marcone Veterano |
# jul/11
Hoje eu vi um instrumento com som de cavaquinho, mas tinha 5 cordas. Alguém sabe o nome daquele "treco"? Ou é cavaquinho de 5 cordas? Vou mandar fazer um. Gostei do braço com a escala um pouco mais larga. E a afinação das primeiras cordas estavam com a afinação padrão do cavaco, a quinta não deu pra perceber, porque o "bendito" tocou 5 músicas, e não usou a 5ª corda pra nada.
|
R. Marcone Veterano |
# jul/11
· votar
Já sei. postei no lugar errado. Já pedi pra mudar.
|
pulgadopc Veterano |
# jul/11 · Editado por: pulgadopc
· votar
editei.
|
Sedank Veterano |
# jul/11
· votar
pulgadopc você já viu onça?
Cê num cansa não?
|
slow134 Veterano |
# jul/11
· votar
kra, o q pode ser é um cavaquinho mesmo com uma modificação, tipo violão de 7 cordas. Era no formato de cavaquinho?
|
slow134 Veterano |
# jul/11
· votar
Cê num cansa não? [2]
|
R. Marcone Veterano |
# jul/11 · Editado por: R. Marcone
· votar
Já tomei 3 advertências e uma suspensão por causa disso. E ainda fui chamado de velho. Preconceito puro. Então edita essa merda, porque vai sobrar pra você.
Um abraço
|
R. Marcone Veterano |
# jul/11
· votar
slow134 tipo violão de 7 cordas.
Pode ser.
Era no formato de cavaquinho?
Um pouco maior, mas o som típico do cavaquinho.
|
pulgadopc Veterano |
# jul/11
· votar
R. Marcone
eita, que foda isso. ja editei lá,valeu.
|
Arkkienkeli Veterano |
# jul/11
· votar
Isso é uma guitarra baiana, inventada e difundida por Armandinho Macêdo, o melhor guitarrista desse país.
|
R. Marcone Veterano |
# jul/11
· votar
Arkkienkeli Isso é uma guitarra baiana
Isso tem som de guitarra. O instrumento tem som de cavaco. Era um grupo do Nordeste. Mas não dizer o nome. Essa "guitarrinha" é igual as outras, só que com tamanho reduzido. Nada a ver.
|
Arkkienkeli Veterano |
# jul/11
· votar
R. Marcone Essa "guitarrinha" é igual as outras, só que com tamanho reduzido.
Tamanho de um cavaco e 5 cordas, achei que fosse. Mas essa é elétrica, existe guitarra baiana acústica.
|
klavier Veterano |
# jul/11
· votar
Cara pode ser uma viola machete, muito usada antigamente no recôncavo baiano, nos sambas de roda, são cinco cordas duplas como na viola caipira, aliás é a viola machete é uma das modalidades da viola caipira, junto com a viola de cocho. E a função musical dessa viola machete no samba de roda é a mesma do cavaquinho e do banjo, que mais recentemente tomaram seu lugar.
|
R. Marcone Veterano |
# jul/11
· votar
klavier são cinco cordas duplas como na viola caipira,
Não eram cordas duplas. Eram cordas simples, e o pessoal tocava chorinho. Eu penso que o cara mandou fazer este cavaco com mais uma corda. Eu os vi na TV Senado.
|
slow134 Veterano |
# jul/11
· votar
cara pode ser, é como eu te falei. pode ser tipo um violão de 7 cordas, porém um cavaquinho de 5 cordas com um baixo a mais.
|
coroa legal Veterano |
# jul/11
· votar
P rovavelmente era umcavaquinho de 5 cordas. Afina-se a corda mais grave como SOL.
|
R. Marcone Veterano |
# jul/11
· votar
slow134 [i] cavaquinho de 5 cordas com um baixo a mais.
Mas será que ele afina esta corda em A? Não deu para fazer o teste no violão porque o som não dá o agudo do cavaco. Eu fazer um.
|
klavier Veterano |
# jul/11
· votar
Cara então pode ser um cavaco mesmo, o Rodrigo Lessa toca um de 5 cordas, toca choro e música brasileira...
|
d3niz3 Veterano |
# abr/12
· votar
Pode ter sido uma viola machete, pois, vista de longe ela parece ter 5 cordas mas na verdade são 10 cordas dispostas em 5 duplas! Quanto ao tamanho, ela é só um pouco maior que o cavaquinho porém possui o mesmo formato.
|
coroa legal Veterano |
# set/12
· votar
Deve ser o cavaquinho de 5 cordas, no you tube ve-se ele sendo executado. Pode ter 3 afinações diferentes: G-D-G-B-D ou C-G-D-A-E ou A-D-G-B-E .
|
coroa legal Veterano |
# out/12
· votar
Alguns usam a afinação A-D-G-B-D. Comprei um cavaquinho de 5 cordas no luthier Don Saviel( Aloysio Leivas). Os cavaquinhos fabricados por ele são simplesmente maravilhosos.
|
NathWilson Membro Novato |
# jul/14
· votar
Boa tarde R. Marcone. Procure no YouTube por "Warley Henrique Cavaquinho Cinco Cordas". O cara é fera! Premiado. De Belo Horizonte. Ele da aula, se for interesse. Pode te explicar mais sobre o assunto. Caso tenha interesse, me fale. Abraço.
|
NathWilson Membro Novato |
# jul/14
· votar
https://www.youtube.com/watch?v=zSDoKo6aTDY
Tem várias outras coisas dele também...
|