Violão para Blues

    Autor Mensagem
    mrluart
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: mrluart


    Boa noite à todos. A tempos estou pesquisando um violão com cordas de aço para comprar. Quero começar a estudar blues (ex:Robert Johnson). Gostaria de um violão com o timbre característico do blues e que dê perfeitamente pra tocar Slide. Estou entre Eagle CH 889/888/887 x Crafter HTC-24EQ/BK x Eagle CH70F. Fui na loja e o vendedor me mostrou o CH 888 (inclusive tocou um pouco). Como não entendo, apenas achei que é um som incorpado em relação a um outro violão não folk. Um violão legal. Como não tinha preto desisti de comprar. Aí descobri que na cor preta tem apenas o Eagle CH 887. Estou balançado entre O Eagle CH 889 (Com Cutway) e o Eagle CH 887. Qual deveria pegar. o Crafter HTC-24EQ é melhor, pior ou do mesmo nível que os da Eagle que citei?

    O Som do CH 889 e do CH887 são muito diferentes?. O cutway atrapalha em algum coisa na sonoridade. Estou quase pegando o CH 889.

    Gostaria da opinião dos Senhores? Qual violão escolher? Se pegar o CH 889 será uma boa aquisição?

    Obrigado pela atenção e ajuda

    Dylan Thomas
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    A rigor, não deve haver muita diferença entre esses modelos.

    Acredito que o cutaway altere –ao menos teoricamente– um pouco o timbre, devido ao padrão de vibração no tampo, levando em conta área, forma, e etc. Mas esse princípio aplica-se unicamente a instrumentos absolutamente idênticos, i.e., mesma construção, mesmo material, e etc. Ressalvo que no seu caso não deve haver diferença alguma no timbre.

    Há fatores simples que podem resultar em perceptível melhora do timbre como a substituição do saddle e do nut (caso estas peças sejam de plástico) por peças de osso. Além de tensão mais elevada das cordas, que também altera perceptivelmente o timbre. E, sobretudo, a sua técnica, que é o principal elemento do timbre.

    Ademais, supondo que você seja iniciante, quando você de fato dominar o estilo de Robert Johnson, possivelmente já estará visando um instrumento de materiais, acabamento e construção melhores.

    mrluart
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Mas qual escolher? Quer saber? Vou de CH 889 ou CH887 mesmo.

    Abraços a todos

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Violão para Blues