Mountain Dulcimer no Brasil

    Autor Mensagem
    O Construtor de Castelos
    Veterano
    # jun/11


    Galera, surgiu uma empresa no Brasil pra fabricar o mountian dulcimer (aquele instrumento que a Cyndi Lauper toca).
    Gostaria de saber o que a galera acha desse instrumento e o que acham do preço que eles estão colocando no produto apresentado. O site é www.dulcimerbrasil.com

    Alguém aqui sabe como escolher um bom appalachian dulcimer?


    Grato.



    Paz...

    O Construtor de Castelos
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    UP!

    slow134
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Olha O Construtor de Castelos, num leve a mal, mas é que quase ninguem (imagino) que nao conheçam esse instrumento.
    Mas legal.

    O Construtor de Castelos
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    slow134

    Verdade, mas vale a pena divulgar


    MMI
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    O Construtor de Castelos

    Só para não ficar no "ninguém conhece", eu conheço o instrumento, acho muito legal. Considero bom que exista um tópico sobre isso, especialmente brasileiro.

    Eu tenho um lap steel, que a única semelhança é que se toca sentado também. Muitos vídeos de dulcimer que vi são tocados com slide, mas sei que não necessariamente (como no caso do lap steel), dá para tocar digitando como no seu vídeo. De qualquer forma, já experimentei alguns nos EUA e sugiro que se prepare para aprender um instrumento muito diferente.

    Esse tipo de instrumento, como os instrumento acústicos de cordas de forma geral, depende bastante de uma boa construção e de madeiras utilizadas. Cabe nisso a diferença entre madeiras laminadas e sólidas, como violões. Como suponho que você não terá muitas escolhas, sugiro experimentar e ver se curte o som. Tirar um som vai ser bem complicado. hehehehe

    O Construtor de Castelos
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    MMI
    É justamente sobre isso que eu estava perguntando. No site da dulcimer brasil, tá falando sobre a construção diferenciada deles, reduzindo o tamanho da escala, colocando um tensor de barra dupla no braço para as cordas ficarem bem reguladas e baixas como numa guitarra e etc. Acho que vale a pena um desses, deve ser bem mais fácil de tocar do que num americano.

    Link para as especificações de construção
    http://dulcimerbrasil.com/2011/05/31/especificacoes-de-estrutura-de-no ssos-instrumentos/#more-161

    MMI
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    O Construtor de Castelos

    Desculpa, acho que não entendi sua pergunta... Não vi no site sobre especificações como tipos de madeiras e se é sólida ou laminada. De qualquer forma, penso que o ideia seria ver pessoalmente e experimentar. Sair tocando sem nunca ter chegado perto de um desses fica bem complicado, mas vale conhecer pessoalmente.

    O Construtor de Castelos
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    MMI

    O luthier deles é o Flávio Roberto (Undertaker), ele informou que é lâmina. Isso é bom pra caramba e ele coloca no tampo uma chapa com os veios da madeira na vertical (acho), outra chapa com os veios na horizontal e mais uma (ou era só duas mesmo) na vertical e é colado com rezina pra madeira e não cola. Parece ser show de bola.
    Parece que eles irão colocar videos dos instrumentos, mas isso pro mês que vem só. Mas parece ser um ótimo instrumento e um desses é hiper difícil de se conseguir, eu to pirando por um desses há mais de um ano rsrsrsrs

    MMI
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    O Construtor de Castelos

    Pois é, então é feito da forma mais barata e fácil, com laminado, significando que acaba tendo uma acústica inferior. Madeira sólida tem um desempenho melhor. Mas se te agrada, manda ver! Você já pesquisou a opção de importar?

    O Construtor de Castelos
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    MMI
    Acho que tem alguma informação erra. Ele me disse que não usa compensado, que é a madeira mesmo, a chapa e tal, pra mim, isso era o que você chamou de sólido. Aliás, pra mim, sólido e laminado é a mesma coisa. Você não está confundindo com laminado e aglomerado?

    MMI
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    O Construtor de Castelos

    Laminado é diferente de compensado. É laminado mesmo que estou falando. Que por sinal é diferente e inferior a um de madeira sólida.

    O Construtor de Castelos
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    MMI
    Ele me disse que vem a tora de madeira, ele cortas as laterais e utiliza o meio da madeira. Isso então é a sólida? Achei que se chamasse lâmina.
    Já vi para importar, mas um bom sairia muuuito caro.

    MMI
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    O Construtor de Castelos

    Se usa uma peça é madeira sólida. Se usa lâminas e cola (com o que quer que seja) está usando uma técnica de "laminados". Já aquelas porcarias de pó de madeira misturado com cola para mim não serve nem para fogueira.

    O Construtor de Castelos
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    MMI
    rsrsrsrsrs verdade.
    Então, o luthier Undertaker era o luthier da Gibson e o principal luthier da Fender, já vi instrumentos que ele construiu e sempre curti pra caramba, o cara é fera. Agora ele tá com essa marca de Dulcimers e via lançar uma de instrumentos populares.
    Teve uns cara que importaram uns dulcimers, mas saiu entre R$ 4.000 à até R$ 6.000,00, isso é muito pra mim. Já com os da Dulcimer Brasil tem de cerejeira também e sai a metade do preço. Vamos ver, mês que vem é capaz que eu faça outro tópico mostrando fotos do meu dulcimer. rsrsrsr

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Mountain Dulcimer no Brasil