Canstruçao de acordes

Autor Mensagem
Murilocampos
Veterano
# jan/03


Bom pessoal, eu sou iniciante, tenho so uma 3 ou 4 semanas eu
queria sabe como forma um acorde. como por exemplo esses
C#7/11+ ou D6/9
agradecido

nukebass
Veterano
# jan/03
· votar


Um acorde na sua forma mais simples é uma tríade. A tríade maior fundamental é formada por 3 notas: Tônica-3-5; a tríade menor: Tônica-3b-5;
Quando se acrescenta a sétima na tríade fundamental passamos a chamar o acorde de tétrade(4 notas)... por exemplo:
Cm7 => tônica-3b-5-7(C,Eb,G,Bb)
A7M => tônica-3-5-7M(A,C#,E,G#)

Quando se acrescenta mais uma nota à tétrade, essa nota é chamada de "extensão do acorde" por exemplo:
C7/11+ => C,E,G,Bb,F#
D6/9 => nesse caso temos uma tríade fundamental com duas extensões: a sexta e a nona => D,F#,A,Bb,E

Bons estudos!!!

Murilocampos
Veterano
# jan/03
· votar


estou com uma duvida no caso Cm7 a 3b nota de (c) naum seria Db, ou vc conta sem os (#) e no acorde A7M qual seria a (7M) de (A) e porque?
por favor que souber me explique.

nukebass
Veterano
# jan/03 · Editado por: nukebass
· votar


O Db é a 9b(nona bemol) do Cm7... é só contar: C(1),D(2 ou 9),E(3)...,F#(11#),A(6 ou 13) e assim vai...
No A7M a sétima maior(7M ou 7+) é o G#... é só contar... é a última nota antes da Oitava(que é o próprio A)

Qualquer dúvida é só perguntar denovo!!! :-)

Murilocampos
Veterano
# jan/03
· votar


entendi agora, naum e muito dificio, mas eu tava pegando uma musica de Djavan e apareceu mas uma duvida.E sobre ( omit 3)
naum entendi nada sobre isso.
O acorde e esse
D7M( omit 3)
Como eu formaria esse acorde.

nukebass
Veterano
# jan/03
· votar


D7M( omit 3) => D,A,C#
vc omite(exclui) a 3(terça) do acorde; na música provavelmente o Baixo fará a terça(F# nesse caso) desse acorde.

Murilocampos
Veterano
# jan/03
· votar


Rapaz eu naum entendi muito bem. Seria isso, o acorde e formado por 3-5-7M, no caso exclui a 3 do acorde. ficaria 5-7M e isso mesmo.

nukebass
Veterano
# jan/03
· votar


Não cara... faltou vc colocar a Tônica(D)...
Fica: Tônica-5-7M
Sacou aê??? :-)

Murilocampos
Veterano
# jan/03
· votar


e verdade, agora sim eu entendi, ja que vc entende mesmo do assunto, fala ai sobre diminuida e diminuta. como são formadas esses acordes. Se naum for encomodo.
:-)

nukebass
Veterano
# jan/03
· votar


Diminuída????? Alguém deve ter dito a vc a nomenclatura errada... deve ser Diminuto e Meio-diminuto...

O Meio-diminuto é uma tétrade: Tônica-3b-5b-7m(menor)
Exemplo: Em7(5b) => E,G,Bb,D

O Diminuto é um pouquinho diferente: Tônica-3b-5b-7bb(sétima diminuta)

Exemplo: Bdim => B,D,F,Ab

Blz??? Qualquer dúvida eu tô por aqui...

Murilocampos
Veterano
# jan/03
· votar


A (7m) nota de E naum seria Dm, e por que a (3b) é (G) e naum (Gb). No caso de diminuto eu naum entendi a nota (7bb), seria um tom acima ai ficaria (8) ou naum?, e a (3b) e a (5b) naum ficar Db e Fb. Rapaz desculpe te atrapalhar mas essas duvida ta me matando.
por favor me ajude

nukebass
Veterano
# jan/03
· votar


Murilocampos: Dm é um acorde e não uma nota;
3b(terça menor) é um intervalo de 1 tom e meio entre dua notas, por isso a nota G é a terça menor de E;
7bb é a sétima dobrado-bemol ou seja DIMINUI 2 semitons tornando-a assim uma sétima diminuta;
Quanto a 3b e a 5b entenda uma coisa: não conte os semi-tons, conte as notas... eu entendi a sua interpretação: vc conta 3 semitons e como é 3b vc volta 1 né??? Mas não é assim... conte as notas e veja se o intervalo feito é uma terça menor(um tom e meio), se não for vc diminui meio-tom...

Exemplo: Qual a terça menor de C? Vamos contar... C-D-E; seria o E não é...? Não porque eu tenho 2 tons entre C e E... então eu diminuo meio-tom(bemolizo o E) aí fica: C-D-Eb

Exemplo: Qual a terça maior de E??? E-F-G; seria o G não é??? Não porque entre E e G eu tenho 1 tom e meio apenas... sendo assim eu subo meio-tom(sustenizo o G) aí teremos: E-F-G#

Qualquer dúvida cara pode mandar porque assim eu testo meus conhecimentos e treino minhas aulas!!!

Murilocampos
Veterano
# jan/03
· votar


Rapaz eu entendi a 3b. Vc sempre terá que deixar 1 tom e meio naum e isso? Exemplo: Qual a terça menor de C? ai eu conto... C-D-E; seria o E naum é...? naum porque eu tenho 2 tons entre C e E... somando com os semi tons C- C#- D- D# então eu diminuo meio-tom para ficar 1 tom e meio
bemolizando o E naum é? mas quando for (5b) eu teria que fazer o que?

nukebass
Veterano
# jan/03
· votar


A mesma coisa; cada intervalo tem um tamanho.
A quinta justa tem 3 tons e meio; então a quinta diminuta terá somente 3 tons!!!

2menor(2b ou 9b) => meio-tom
2Maior(2 ou 9) => 1 tom
3menor(3b) => 1 tom e meio
3Maior(3) => 2 tons
4justa(4 ou 11) => 2 tons e meio
4aumentada(4# ou 11#) => 3 tons
5justa(5) => 3 tons e meio
5diminuta(5b) => 3 tons
5aumentada(5# ou 5aug) => 4 tons
6menor(6m ou 13b) => 4 tons
6Maior(6 ou 13) => 4 tons e meio
7menor(7) => 5 tons
7Maior(7M ou 7+) => 5 tons e meio
7diminuta(7bb) => 4 tons e meio

Isso é uma maneira meio anti-acadêmica de te explicar, mas pra vc entender fica mais fácil...

Murilocampos
Veterano
# jan/03
· votar


bom, com certeza vc será um bom professor, mas como aluno tenho mas uma duvida e sobre os acordes invertido, naum sei se realmente se chama assim.
Exemplo:
Am7/9/G
D7/C
Gm/F
como formo esses acorde

nukebass
Veterano
# jan/03
· votar


Chama-se inversão porque ao invés de vc usar a Tônica como o baixo do acorde vc vai "inverter" uma das outras vozes(notas) do acorde uma oitava abaixo; por exemplo:
Am7/9/G => quais são as notas que formam esse acorde? A-C-E-G-B; essa nota que vem depois da barra(G) é justamente a voz(nota) que foi invertida(1 oitava abaixo) e será usada como baixo do acorde! Sacou? Nesse caso vc terá a sétima no baixo

Todos esses acordes que vc me deu são com a sétima no baixo... mas existem várias inversões: nona no baixo, terça no baixo(muito comum), quinta no baixo, sétima no baixo...etc...

nukebass
Veterano
# jan/03
· votar


E aê brother??? Tá entendendo tudo??? Qualquer dúvida é só mandar pra cá...

Murilocampos
Veterano
# jan/03
· votar


até agora eu to entendendo, mas eu naum entendi o que vc quis disser com (1 oitovo abaixo)
em outras palavras é so colocar colocar o baixo no acorde no caso o (G). Sobre a sétima no baixo, e por que o (G) e a setima nota de (A) ou naum?

nukebass
Veterano
# jan/03
· votar


exatamente!!!!

Murilocampos
Veterano
# jan/03
· votar


Rapaz eu tenho mais uma pergunta. E sobre Add exemplo:
C7(Add)

nukebass
Veterano
# jan/03
· votar


Vc adiciona a 9(nona) ao acorde... simples né???

Digao
Veterano
# jan/03
· votar


Tem q ver q cada acorde tem as suas tensoes proprias dependendo do campo harmonico...

Murilocampos
Veterano
# jan/03
· votar


amigos, vcs são de otima ajuda estou desenvolvendo muito para um iniciante,mas digao naum entendi muito bem o que vc quis dizer com cada acorde tem as suas tensoes proprias dependendo do campo harmonico. poderia me explicar melhor?

Murilocampos
Veterano
# jan/03
· votar


A propocito nukebass naquela musica de Djavan que tem aquele acorde (D7M(omit 3)) o baixo naum faz o (F#) naum. so tem dois violão, o base e o solo.
A musica e Açai - CD Ao vivo

nukebass
Veterano
# jan/03
· votar


Murilocampos: o que o Digao quis dizer é um pouquinho complicado pra quem tá começando... mas em resumo ele quis dizer que dependendo da tonalidade da música cada acorde vai ter suas extensões possíveis; o complicado na verdade é que essa regra não é muito rígida não!!! Vc pode usar uma extensão que não pertence àquele acorde naquela tonalidade só pra dá a intenção de modulação(mudança de tom); isso é um recurso muito utilizado por quem já manja muito de improvisação... quando se usa esse recurso diz-se que vc está "out-side"; é algo pra se estudar lá na frente...

tha
Veterano
# jan/03
· votar


Nao entendi nada,como eu vou saber qual 'e a tonica?Achei complicado

Sversut
Veterano
# jan/03
· votar


Tônica é primeira nota da Tríade, Quadriade, etc.
A que dá nome ao próprio acorde.
É o baixo do acorde.
Falowww

tha
Veterano
# jan/03
· votar


Ah entendi,valeu

nukebass
Veterano
# jan/03
· votar


tha: leia desde o começo e com calma tentando entender passo a passo... não se aprende Harmonia Básica logo de cara não!!! Qualquer dúvida poste aqui...

tha
Veterano
# jan/03
· votar


Nukebass aproveitando que esta aqui leia a resposta que dei sobre a quele tópico que vc me respondeu "qual o tempo de curso"e valeu ...Thalita

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Canstruçao de acordes