Canstruçao de acordes

Autor Mensagem
Murilocampos
Veterano
# jan/03


Bom pessoal, eu sou iniciante, tenho so uma 3 ou 4 semanas eu
queria sabe como forma um acorde. como por exemplo esses
C#7/11+ ou D6/9
agradecido

nukebass
Veterano
# jan/03
· votar


Um acorde na sua forma mais simples é uma tríade. A tríade maior fundamental é formada por 3 notas: Tônica-3-5; a tríade menor: Tônica-3b-5;
Quando se acrescenta a sétima na tríade fundamental passamos a chamar o acorde de tétrade(4 notas)... por exemplo:
Cm7 => tônica-3b-5-7(C,Eb,G,Bb)
A7M => tônica-3-5-7M(A,C#,E,G#)

Quando se acrescenta mais uma nota à tétrade, essa nota é chamada de "extensão do acorde" por exemplo:
C7/11+ => C,E,G,Bb,F#
D6/9 => nesse caso temos uma tríade fundamental com duas extensões: a sexta e a nona => D,F#,A,Bb,E

Bons estudos!!!

Murilocampos
Veterano
# jan/03
· votar


estou com uma duvida no caso Cm7 a 3b nota de (c) naum seria Db, ou vc conta sem os (#) e no acorde A7M qual seria a (7M) de (A) e porque?
por favor que souber me explique.

nukebass
Veterano
# jan/03 · Editado por: nukebass
· votar


O Db é a 9b(nona bemol) do Cm7... é só contar: C(1),D(2 ou 9),E(3)...,F#(11#),A(6 ou 13) e assim vai...
No A7M a sétima maior(7M ou 7+) é o G#... é só contar... é a última nota antes da Oitava(que é o próprio A)

Qualquer dúvida é só perguntar denovo!!! :-)

Murilocampos
Veterano
# jan/03
· votar


entendi agora, naum e muito dificio, mas eu tava pegando uma musica de Djavan e apareceu mas uma duvida.E sobre ( omit 3)
naum entendi nada sobre isso.
O acorde e esse
D7M( omit 3)
Como eu formaria esse acorde.

nukebass
Veterano
# jan/03
· votar


D7M( omit 3) => D,A,C#
vc omite(exclui) a 3(terça) do acorde; na música provavelmente o Baixo fará a terça(F# nesse caso) desse acorde.

Murilocampos
Veterano
# jan/03
· votar


Rapaz eu naum entendi muito bem. Seria isso, o acorde e formado por 3-5-7M, no caso exclui a 3 do acorde. ficaria 5-7M e isso mesmo.

nukebass
Veterano
# jan/03
· votar