Eletrificar ou comprar um novo?

    Autor Mensagem
    Pedra3
    Veterano
    # mai/11


    Estou com uma dúvida cruel. Preciso de um violão elétrico para fazer shows, e tenho um acústico fender dg-60. O que devo fazer, comprar o equipamento e eletrificar ou comprar um novo(no caso seria um takamine eg321c)?
    E se for eletrificar, que tipo de captaçao e marca vcs indicam?

    T-Rodman
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    O duro aqui no Brasil é achar captador. Fácil de encontrar, só os sistemas que vem nos Strinberg.
    Fora isso, só importando kits no ebay ou stewmac, como esses:
    http://cgi.ebay.com/Brand-New-Fishman-Prefix-Pro-pickup-weekly-discoun t-/300559638533?pt=AU_Instrument_Accessories&hash=item45fac02005
    http://www.stewmac.com/shop/Electronics,_pickups/Pickups:_Guitar,_acou stic.html

    Se você gosta do violão, pode colocar captadores nele. Caso contrário, também não seria má idéia adquirir um violão com captação inclusa como o EG321c.

    amplexos

    T.

    g3g3
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    bomm!!! eu não entendo muito de captadores @!!!!! mais da sim de tu eletrificar ele !!!! logo tu tem uma fender filée !!!!!!!!!!!! dá uma pesquisada bacana aÊ qual melhor captador... !!!!!! e fica só de boa !"!!!!!!!!!mas cara um takamine ... cara vale a pena tu compra essse violão.... qualquer coisaa....(by And3rSoNG3)

    Tgo_Paes
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Respondendo Pedra3:

    É o seguinte, é um ótimo violão que você tem, caso vc estaja realmente afim de colocar captação indico o sistema da Fishman, que é o usado pela Cort, Linha ESPECIAL da Hofma e outras boas marcas! Custa em média de 300 os mais simples podendo chegar a 700 os modelos mas sofisticados.

    MAAAAS, para deixa-lo eletrico vc tera obviamente leva-lo num Luthier, que ira fazer todo o processo de abertura, corte e furo do violão. É AQUI QUE MORA O PERIGO!!!

    Eu passei um tempo com um luthier aqui em Sampa, só pra aprender as coisas básicas, como troca peças, lixar pintura, trocar o braço, coisinha cotidianas. E nesse tempo que eu fiquei na oficina dele apareceu um trabalho desse tipo.

    CARA DA MEDO DE VER ABRIR O VIOLÃO! NO CASO ERA UMA VIOLA, mas é punk memo, akilo estrala de uma tal forma que vc pensa que esta triturando o violão. Até perguntei a ele se aquilo era normal. E ele me deixou bem claro que pelo fato de ser tdo já devidamente selado na fabrica a dificuldade de se abrir um instrumento é bem grande, é um processo extremamente delicado e qualquer erro...NOCAUTE, lá vai o violão vira lenha.


    Eu indico que vc compre o TAKAMINE e seja feliz com ele!!!

    T-Rodman

    O duro aqui no Brasil é achar captador.

    Essa eu não entendi mesmo... Há várias marcas boas de captadores que são facilmente encontratadas em lojas de instrumento aqui no Brasil!


    Abraços até mais!!!

    Demolisher
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Se vc gosta do seu violão, nada impede de torná-lo eletroacústico. Existem sistemas de pré e captador de rastilho de diversas marcas e preços, e, se vc tiver facilidade em trabalhos manuais, você mesmo pode fazê-lo, ou mandar para um luthier...
    Tipo esse aqui:
    http://www.mundomax.com.br/_captadores/pre_amp_para_violao_com_4_banda s_de_equalizacao_eq_7545_dolphin
    Esse vc acha na faixa de 150 reais já com o captador de rastilho, mas, se preferir algo de melhor qualidade, pode procurar pelos fishman.

    Demolisher
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Tgo_Paes
    CARA DA MEDO DE VER ABRIR O VIOLÃO! NO CASO ERA UMA VIOLA, mas é punk memo, akilo estrala de uma tal forma que vc pensa que esta triturando o violão. Até perguntei a ele se aquilo era normal.

    Não é bem assim não, já fiz isso em muitos e muitos instrumentos e é tudo questão de cuidado e ferramentas certas. Nunca tive qualquer problema com os instrumentos em que adaptei captação e pré. Nunca tive essa de estralar...
    Aqui mais alguns modelos...
    http://www.thomann.de/pt/captadores_para_guitarra_acustica.html

    T-Rodman
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Tgo_Paes
    completando a frase:
    "o duro é achar conjunto de captação bom, a preço bom, no Brasil".
    Tá melhor assim?

    Dolphin, Strinberg (Sonotec) - são os comuns de se achar. Qualquer 'Fishman' pra cima, custa uma facada, e o melhor é importar.

    g3g3
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    compra mesmo o teu takamine ... pra furar o teu violão cara tu tem que ficar olhando !!!!!!!!!! se tu ttem ciume do teu violão é melhor deixar ele do jeito que tá e comprar outro !!!!! logo porque um novo já eletrico já ta testado pela fabrica !!!! principalmente pela takamine!!!!!!!!!!!!!! (by And3rSoNG3) !!!!!! msn(anderson_guitarg3@hotmail.com)

    slow134
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    cara, o que vc vai gastar com captador e com luthier, vc compra um outro violão, vai nessa!

    Leo-RJ
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    Pedra3

    Cara, não vejo a menor necessidade comprar outro violão, não. Um bom luthier faz isso rapidamente e sem problemas. E essa instalação (furando etc) não trás qualquer problema outro ao violão. Em regra os luthieres estão até acostumados a fazer isso.

    Já fiz isso com um Di Giorgio que eu tinha e apreciei muito o resultado. O luthier foi o Rogério Santos ( http://www.violoesrogeriosantos.com.br/ ), que fez rapidinho. Deixei o violão na segunda de noite e busquei na quarta de manhã, com tudo instalando e sem problemas.

    Hoje não tenho mais esse violão, troquei-o por um Crafter com fundo de fibra.

    Já vi também o mesmo trabalho feito por outros luthieres.

    Sinceramente, a não ser que vc queira muito outro violão, pode mandar isso no seu Fender mesmo. É um bom violão, bem construído e de qualidade, que "aguenta" sem problemas o que se deve fazer para a instalação. E o resultado vai ficar ótimo, vc vai ver. Só tome cuidado de escolher um bom luthier.

    Abç!

    Leo-RJ
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    slow134

    cara, o que vc vai gastar com captador e com luthier, vc compra um outro violão

    Não vai, não. Veja-se que estamo falando de sistema de captação Fishman, que de alto padrão de qualidade. Repare aqui os preços:

    http://lista.mercadolivre.com.br/violoes-acessorios/fishman

    Se formos ver, a captação Fishman é muito superior a que vem no Takamine EG321c (que o Pedra3 citou), mesmo esse violão custando entre R$ 990,00 a R$ 1.100,00. Ou seja, não tem como um violão neste preço vir com uma captação de primeira linha. E comprar esse Takamine para depois trocar a captação dele é perda de tempo e dinheiro.


    Pedra3

    A decisão é sua. Esse Takamine, como a maioria dos violões nessa faixa, tem sistema de captação/rastilho bem ordinários, genéricos mesmo. Este Takamine usa o sistema "TP4T (pre-amp system)", que é bem inferior ao Fishman. É um violão inferior ao seu tem tudo.

    Se vc quer qualidade, melhor um bom sistema de captação no seu Fender, que é muito bom. Coloca um Fishman (ou superior) nele e seja feliz.

    Porém, se vc quiser outro violão, aí melhor mesmo comprar um outro. Mas existem outras opções com melhores sistema de captação, como Cort, Walden ou o próprio Fender. Aliás, você conhece os violões elétricos da Fox? São excelentes e os primeiros vinham com captação Fishman.

    Só para vc ter uma idéia:

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-183620758-violo-flat-fox-fishma nn-system-1-macico-_JM


    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-184423363-violo-walden-d550-ce- c-fishman-e-bag-luxo--_JM


    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-185127491-violo-cort-com-captac o-fishman-_JM


    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-182537448-violo-fender-hard-cas e-correira-fender-_JM


    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-184408284-violo-cort-_JM


    É isso. Não quero criar atritos ou gerar dúvidas, mas apenas dar uma outra luz às suas questões.

    Abração!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Eletrificar ou comprar um novo?