Afinal, pode ou não passar cera automotiva no violão?

    Autor Mensagem
    Joe Voj
    Veterano
    # abr/11 · Editado por: Joe Voj


    Eu sei, eu sei, tem 1 milhão de tópicos falando sobre o assunto, mas mesmo assim não resolveram a minha duvida.
    Eu ví no forum de guitarra que pode passar cera de carro no corpo. Mas e no violão? Pode ou não?
    Ví que metade fala que sim e outra que não. Se puder passar, qual pode e qual não? Só pode passar em violão preto ou de qualquer cor?
    Eu tenho uma cera aqui em casa que se chama Cerabrill, na composição quimica dela tem:Querosene Desodorizada, Carga, Coadjuvante, Cera de Carnuba, Espessantes, Emulsificantes, Neutralizantes, Emoliente, Agente de controle de pH, PTFE, Fragrância, Corante e Veículo. A cera é transparente
    Fiquei com 1 pé atrás em relação do querosene...
    Ví em outro forum pra passar pasta de dente ( WTF? ), rola ou não?
    PS: Tenho 2 violões, 1 preto e outro natural, dá pra passar nos 2?

    xavy
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Cera de Carnuba
    Carnaúba não?!

    veja a ante-penúltima foto desse site >> aqui <<.

    Com o passar do tempo pode ocorrer isso ae ok?! na dúvida é melhor não usar nada além de um pano seco.

    Boa sorte...

    segundo melo
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    não mais as veses so o pano não resolve, eu senpre que vou fazer a troca das cordas, linpo os trastes com aqele produto que serve para pasar en metais e nas tarachas tanbem, desois pego , um paninho de algodão e umidecido com um pouco de oleo de peroba e paso por toda a escala retirando o grude que fica acumulado,
    depis passo o mesmo oleo no cavalete , todas as madeiras escuras ou foscas nesesita , se foren escuras, depis deixo secar um pouco e retiro com um pano o oleo ate secar por conpleto

    ja no tanpo eu passo o pano e depois um pouco de sera alto motiva so um pouquinho , ai vou dando o polimento nunca danificou se algem usa e se deu mal deve ser por que passa d maais

    segundo melo
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    so não recomendo a cera que e feita de silicone aquela carnu de enbalagem branca, mais a amarela e otima ..
    uma dica pra linpar cordas velhas ou enferujadas e pegar a corda e passar um pedacinho de palha de aço .. bonbril fica zero nos trastes tanbem se tiverem bem inferujados

    segundo melo
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    veja esse video

    http://www.youtube.com/watch?v=9-tEeeqFO5M

    Joe Voj
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    segundo melo
    A cera que eu tenho aqui é da lata amarela. A quanto tempo você passa cera no seu violão? Não teve nenhum dano perceptivel a olho nú?

    Aqueles produtos de polimento que vendem e lojas de instrumentos não tem problema de passar, certo?
    Como o xavy disse, acho melhor não arriscar e passar o produto certo mesmo... Depois compro o polidor e um óleo pra hidratar a escala e o cavalete.
    vlw!

    Pedro_Borges
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Olha, tenho 5 violões. Sou meio fissurado e metido a colecionador.

    Vou lhe recomendar um produto que uso para o corpo (tampo, laterais, fundo, e parte inferior do braço) que é importado mas se encontra em todas boas lojas de instrumentos musicais. Chama-se Pump Polish da Gibson. Nas demais partes como escala entendo que é mais simples e um óleo de peroba deve resolver embora exista os seguintes produtos:

    a) Lemom oil tunning para a escala (óleo de limão), e;
    b) GHS Fast Fret para as cordas (esse é magnífico, recupera o timbre das cordas)

    Não são baratos não, mas vale a pena. Duram muitos anos, principalmente para quem tem um ou poucos instrumentos.

    Maurício_Expressão
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Poder, pode. Só que com o tempo acontece o que o xavy mostrou: trinca o verniz e depois até a madeira sobre o verniz.
    Exite no mercado vários produtos de polimento e cera para violão e guitarra. É só usar qualquer uma dessas ceras e polimentos para instrumento musical.
    Se for cera de polir carro, é melhor usar essa cera para carro somente...
    Eu já vi instrumento de 50 anos polido com cera de móveis Poliflor que está todo trincado e esbranquiçado.
    Já vi instrumentos que o dono só uma flanela e nem cuida direito, mas depois de 40 anos o verniz está como novo.
    O problema é que o cara usa uma cera de carro em instrumento musical e não acontece nada (a primeira vez) e diz que é lenda que cera de carro estraga instrumento.
    Mas depois de um tempo o verniz realmente começa a trincar.
    Portanto se seu violão é um violão de estudante, pode usar qualquer cera.
    Já se seu violão é de luthier, de maior custo, com madeira selecionada maciça, você já saberá que não poderá usar qualquer cera...

    dom de Deus
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Maurício_Expressão

    Eu já vi instrumento de 50 anos polido com cera de móveis Poliflor que está todo trincado e esbranquiçado.

    me ajusta não zé.

    é esse poliflor que comprei rsrsrs.

    vou passa ôleo de peroba no violão agora, pra anula o efeito do poliflor.

    segundo melo
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    A cera que eu tenho aqui é da lata amarela. A quanto tempo você passa cera no seu violão? Não teve nenhum dano perceptivel a olho nú?
    Joe Voj
    E o seguinte cara ,logicamente o ideal seria o uso de produto apropiados para o uso en intrumentos como violão e guitarra, então se vc tem grama para conpra esses produtos, va en frente ,mais nen senpre a realidade e essa

    como citou o amigo Pedro_Borges
    existem varios polidores , e tão eu to pensando en compra um para o tanpo e laterais do meu, enquanto a marca de sera que uso sem faser meçam , e a GRAN PIX ,FORMULA MATURAL , e aquela da lata amarela , nunca teve algo serio com meu violão pelo contrario , so e presiso usar o bom senso passar muito pouco e so duas a tres veses por ano e o mais inportante e retirar a sera
    caso vcs não saibam a fender usava em suas primeiras guitarras , satrato vintage , tinta de automovel a mesma usada pela ford se não min engano então não acho que danifica violões de fibra men guitarras
    e o oleo de peroba ou meu ver não danifica nada a escala men o cavalete se bem aplicado pode usar sem medo , ja vi varios videos no yutube explicando como se aplica
    ahh logicamente eu não posuo um martim nem um takanini ou yahamara tenho um GF 2 CEL preto e cuido muito bem dele

    e muito inportante cuidar bem do seu intrumento seja ele de qual preço for obrigado pelas dicas pedro boges gostaria de vc me indicase um polidor para o tanpo e laterais e com preço assesivel

    segundo melo
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Veja esse texto da Wikipedia

    Originalmente, a Stratocaster era feita na cor Sunburst de 2 cores, num corpo de Ash, braço em Maple de peça única contendo 21 trastes, marcações estilo "bolinha" na escala e tarrachas Kluson até 1956, quando a Fender começou a utilizar Alder na produção dos corpos. Havia outras cores que não eram padrão e só eram feitas através de encomendas, até 1960. Esses modelos sob-encomenda eram quase todos pintados com tinta automotiva produzida pela Dupont e encareciam a guitarra em 5%.

    segundo melo
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    algem me ajuda a acha um produto bom para linpar o tanpo e laterais ????????????????
    e que seje bem barato

    eu não acho que so com um pano e nada mais vc consiga preservar seu violão linpo sem contar a igiene violões com escala suja, gastam bem mais cordas e trastes

    so tenham muito cuidado pra não deixarem fragenentos de sera au redor do escudo ou outras partes


    esse video ajuda
    http://www.youtube.com/watch?v=fX58nvFf0hA

    Joe Voj
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Obrigado a todos pelas dicas e pela atenção, vou dar uma pesquisada nos produtos que o Pedro_Borges disse, ver se eu encontro aqui em Uberlandia, o que creio que não vai ser dificil.
    Vlw!

    dom de Deus
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    segundo melo


    ôleo de peroba serve pro corpo todo não é?

    Hansen
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    dom de Deus

    Só nas partes onde não há verniz que vc coloca o óleo de peroba. Em geral, na escala. Molhe um pano e coloque, nào saia pingando.


    Pro resto, um bom lustra-móveis e uma flanela resolvem.

    dom de Deus
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Hansen


    valeu!

    Eu já vi instrumento de 50 anos polido com cera de móveis Poliflor que está todo trincado e esbranquiçado.


    esse polifror não é bom não?

    dom de Deus
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    lustra moveis polifror?

    segundo melo
    Veterano
    # abr/11 · Editado por: segundo melo
    · votar


    dom de Deus

    e como o amigo Hansen
    disse ,so onde não tem vermiz,escala, e cavalete;
    qunto au ''lustra moveis'' NÃO PASSE DE JEITO NENHUM ,o lustra moveis e pior ate que a cera por que ele gruda mesmo e e absorvido pela madeira esse realmente trinca e acaba com o vermiz , tinha um tonante preto, meu primeiro violão, que vendi grasasa deus , que passava mais não trincou nem nadamaisnão passes o vermiz fica orivel

    vou indica um produto de linpezade moveis que uso eu considero melhor que o oleo de peroba
    paraa escala e calvalete e esse
    'oleo para moveis WORKER

    E SEMELHANTE POREM ACHO MAIS FRACO E POR ISSO MELHOR PARA MADEIRAS MAIS SENSIVEIS

    segundo melo
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    repito nãopassesplifor

    algem sabe meda uma dica de como tirar a poeira do pre equalizador do violão aqueles controles fica enpoeirados e fica ruim alguma dica por favor ?????????????????????????????????

    tentei uma escova mais não deu certo

    dom de Deus
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    segundo melo


    valeu.

    Gus dz
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Pra que usar cera automotiva?
    Limpa com um paninho umido ou com um produto especial para violões...

    segundo melo
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    bem e sempre bom linpra o intumento essa de simplesmente passar um pano umido não vai resolver por que depedendo de onde tu for toca senpre vai acumular gordura no tanpo entres os trastes

    talves seje bom pra passar de ves enquanto mais uma linpeza mais forte deve ser feita almenos 1 ves por ano

    rodyjs
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    [i]uma dica pra linpar cordas velhas ou enferujadas e pegar a corda e passar um pedacinho de palha de aço .. bonbril fica zero nos trastes tanbem se tiverem bem inferujados
    [i]segundo melo
    Membro Novato # Enviado: 23/abr/11 17:03
    NUnca façam isso!!!!
    corda enferrujada é corda nova, não há remédio!
    Passando palha de aço você estará retirando material das cordas e consequentemente alterando todas as suas características, como o timbre por exemplo.

    rodyjs
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    O que acontece com as ceras de carro é que elas têm solventes que vão removendo lentamente (muito lentamente ) finas camadas de tinta (no próprio automóvel). Ou seja, imediatamente nada acontecerá, porém a longo prazo...
    Pano umido seguido de pano seco, carinho e paciência é meu conselho.
    Abração!

    segundo melo
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    rodyjs

    valeu cara , mais as ferner usavem pintura ato motiva, que diser que eram ruins as pinturas das fernder e a cera exista para linpar os caros e dar brilho e não danificar a pintura se fose assim ningem nun passava cera en carro ,,

    Hansen
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    valeu cara , mais as ferner usavem pintura ato motiva, que diser que eram ruins as pinturas das fernder e a cera exista para linpar os caros e dar brilho e não danificar a pintura se fose assim ningem nun passava cera en carro


    Fórum moderno é assim: mensagens cliptografadas.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Afinal, pode ou não passar cera automotiva no violão?