duas pergunta sobre afinaçao do violao

    Autor Mensagem
    sanabria
    Veterano
    # mar/11


    eu sempre afino o meu violao no afinador eletronico comprei ele por 80 reais eu peguei um vicio por afinador agora terminou a bateria de 9volts vou comprar outra ............ tenho duas perguntas um amigo meu disse que afinar pelo ouvido nao fica bem afinado verdade ???? uma vez um cara pegou meu violao e disse que ia afinar pelo ouvido depois foi verificar estava 1/2 meio tom acima ou seja em # sustenido ta certa afinaçao dele???

    Penta_Blues
    Moderador
    # mar/11
    · votar


    Boa noite!!!

    sanabria
    Um afinador eletrônico caso esteja funcionando corretamente sempre terá a precisão de uma máquina, pois tem como referência a frequência medida eletronicamente.
    O ouvido humano vai captar o som de outra forma, pois a referência é medida no meio ambiente após a nota ter sido propagada. Este meio pode alterar a percepção de quem está afinando, além do fato de ter que se levar em conta o quão apurado é o ouvido de quem está afinando.
    Na minha opinião a precisão da máquina será maior se o equipamento estiver ajustado, ao passo que a precisão humana depende de outros fatores, principalmente a acuidade e a experiência.
    Valeu!!!

    Rick Rock
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    sanabria

    Ele usou um diapasão para afinar pelo menos uma nota? Vai ver que ele achou que certa corda estava afinada e se baseou nesta para afinar as outras. Me lembro que um professor meu sempre afinava usando como referência o tom do telefone que é um Lá. Depois desta corda afinada, ele afinava as remanescentes se baseando por esta. Dizem que o melhor diapasão é aquele que parece uma forquilha que soa um Lá também, pois os de sopro podem desafinar com o tempo.

    Abraço

    Rick Rock
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Se não me engano, para afinar sem referência nenhuma, só quem tem ouvido absoluto. Me corrijam se eu estiver errado.

    Abraço

    tmarra
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Primeiro, afinar uma nota (corda) de referência, e depois afinar as restantes pelo ouvido, fica melhor. Lembre-se de que apenas as oitavas ficam completamente afinadas.
    Segundo, não sei dizer se o seu amigo afinou corretamente, pode ser que ele tenha tomado outro som como base, ou pode ser que ele errou mesmo.

    Se você tiver mais dúvidas sobre afinação, ou sobre o temperamento, eu recomendo esta discussão sobre o assunto, com um arquivo pdf para baixar:

    Link Aqui.Link aqui.

    sanabria
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    nao usou nada como referencia fico afinado tudo em #

    sanabria
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    eu posso afinar meio tom acima e certo fazer isso??

    R. Marcone
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    sanabria
    Rick Rock
    Ele usou um diapasão para afinar pelo menos uma nota?

    Tem que afinar no mínimo uma das cordas. senão fica difícil!

    sanabria
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    ele nao usou nada para afinar

    beca 84
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Sim vc pode afinar meio tom acima como pode afinar meio tom abaixo, apesar das musicas nao usarem esse tipo de afinaça frequentemente.

    Eu prefiro a afinação universal.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a duas pergunta sobre afinaçao do violao