Duvida do Tom no Violão

    Autor Mensagem
    jose1ane
    Veterano
    # jan/11


    Estou estudando Tom, dai tipo tenho uma tabelinha mais nao sei se é a correta ela segue as notas tipo assim

    C, G7, C, C7, F, G7. C

    Dai recomeça e muda so as notas do meio
    C, G7, C, E7, AM,G7 C

    C, G7, C, A7, DM,G7, C

    Essa é a de dó maior que eu ja decorei...

    mais percebir que no cifra algumas musicas tem o mesmo tom mais algumas notas nao consiste na escala que eu estudei...

    então estou estudando errado?
    alguem ajuda por favor?

    Gasenvolto
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    ? ? ?

    V.inny
    Moderador
    # jan/11 · Editado por: V.inny
    · votar


    Não diria que você está estudando errado, mas sim, está fazendo consulta em um material um pouco fora do comum...

    Tente não estudar através de livrinhos ou apenas sequências que indiquem a tonalidade de uma determinada sequência.

    Por exemplo, para uma estar dentro do campo tonal de Dó Maior dizemos que ela possui alguns ou todos os acordes do CAMPO HARMÔNICO de Dó maior que é:

    C Dm Em F G7 Am Bº

    Duas das sequências que você mostrou ainda possuem uma coisa diferente que é o empréstimo modal...

    Bom, resumindo essa balela toda, estude INTERVALOS, FORMAÇÃO DE ESCALAS, FORMAÇÃO DE ACORDES E CAMPO HARMÔNICO!

    É um ótimo início.

    Abraços.

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    jose1ane
    algumas musicas tem o mesmo tom mais algumas notas nao consiste na escala que eu estudei...

    As músicas são diferentes uma das outras. Então a sequência vai ser diferente das que voce decorou.

    jose1ane
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Bom, resumindo essa balela toda, estude INTERVALOS, FORMAÇÃO DE ESCALAS, FORMAÇÃO DE ACORDES E CAMPO HARMÔNICO!



    ja estudei... ate que cheguei a essa parte do estudo


    As músicas são diferentes uma das outras. Então a sequência vai ser diferente das que voce decorou.


    entendir, então existe algums tabelinha em algum site que eu posso estuda o tom sendo que esteja correto, se alguem poder ajuda, agradeço

    jose1ane
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: jose1ane
    · votar


    mals pelo duple post, a net ficou ruin postei sem querer

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    jose1ane
    existe algums tabelinha

    Não existe tabelinha. Existe uma sequencia harmõnica para cada tom. E esta sequencia não é fixa. Ou seja: Varia de acordo com a melodia de cada música.Ou: As notas e ou acordes não ficam sempre na mesma sequencia. Se voce pegar uma música, extrair a letra e melódia e tocar só os acordes que a compõe, isto será uma sequência harmônica.

    Pé de chinelo
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    jose1ane

    esses acordes que vc botou fazem parte sim da escala de Dó maior...mas não são a sequência harmônica

    pra entender isso vc tem que saber as escalas, a mais simples é C (Do maior) que é

    C D E F G A B

    um acorde é a sobreposição simultânea de duas ou mais notas, assim qualquer acorde que seja composto com notas dessa escala será pertencente ao campo harmônico de C

    isso é meio difícil de aprender só lendo ou vendo video aulas, o ideal é pedir pra um professor te explicar ao vivo.....eu só aprendi assim, sozinho não iria entender nada!

    abs!

    duily
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    os acordes estando com 7 ou 9 nao interfere no tom da musica, isto é a musica pode estar em tom C, e ter tds os seus acordes com 9 que é o mesmo tom que se ele estiver sem os acordes com 9.

    os acordes com 7 e 9 sao bem frequentes com relacao aos outros.
    Os acordes com 9 sao mto agradaveis ao se fazer dedilhado, como no caso do A9 e E9.

    Ja os com 7 é bem usual de ve-los como um acorde mais tenso, isto é gera um desconforto, de preparacao para voltar ao dominante do tom(se me recordo bem é isso), mas nao é regra.


    entendir, então existe algums tabelinha em algum site que eu posso estuda o tom sendo que esteja correto, se alguem poder ajuda, agradeço
    se entendi bem o que vc quer,


    I IIm IIIm IV V VIm VIIdim

    C Dm Em F G Am Bdim

    D Em F#m G A Bm Cdim

    E F#m G#m A B C#m Ddim

    F Gm Am Bb C Dm Edim

    G Am Bm C D Em F#dim

    A Bm C#m D E F#m G#dim

    B C#m D#m E F# G#m A#dim

    no caso dos acordes que vc colocou no inicio do topico:

    1: C, G7, C, E7, AM,G7 C

    2: C, G7, C, A7, DM,G7, C

    1: olhe os acordes, C, G, E, Am (ignore os 7), ta vendo que todos esses acordes estao dentro do tom C? entao o tom é C

    2: olhe os acordes, C, G, A, Dm (ignores os 7), o mesmo para o 1, todos esses acordes estao dentro do tom de C.

    esse é um jeito de descobrir o tom da musica, da para fazer pela escala diatonica, mas acredito que assim é mais facil.

    e nao estao todos os tons ae tem Bb, Am e etc

    espero ter ajudado

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvida do Tom no Violão