Duvida do Tom no Violão

    Autor Mensagem
    jose1ane
    Veterano
    # jan/11


    Estou estudando Tom, dai tipo tenho uma tabelinha mais nao sei se é a correta ela segue as notas tipo assim

    C, G7, C, C7, F, G7. C

    Dai recomeça e muda so as notas do meio
    C, G7, C, E7, AM,G7 C

    C, G7, C, A7, DM,G7, C

    Essa é a de dó maior que eu ja decorei...

    mais percebir que no cifra algumas musicas tem o mesmo tom mais algumas notas nao consiste na escala que eu estudei...

    então estou estudando errado?
    alguem ajuda por favor?

    Gasenvolto
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    ? ? ?

    V.inny
    Moderador
    # jan/11 · Editado por: V.inny
    · votar


    Não diria que você está estudando errado, mas sim, está fazendo consulta em um material um pouco fora do comum...

    Tente não estudar através de livrinhos ou apenas sequências que indiquem a tonalidade de uma determinada sequência.

    Por exemplo, para uma estar dentro do campo tonal de Dó Maior dizemos que ela possui alguns ou todos os acordes do CAMPO HARMÔNICO de Dó maior que é:

    C Dm Em F G7 Am Bº

    Duas das sequências que você mostrou ainda possuem uma coisa diferente que é o empréstimo modal...

    Bom, resumindo essa balela toda, estude INTERVALOS, FORMAÇÃO DE ESCALAS, FORMAÇÃO DE ACORDES E CAMPO HARMÔNICO!

    É um ótimo início.

    Abraços.

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    jose1ane
    algumas musicas tem o mesmo tom mais algumas notas nao consiste na escala que eu estudei...

    As músicas são diferentes uma das outras. Então a sequência vai ser diferente das que voce decorou.

    jose1ane
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Bom, resumindo essa balela toda, estude INTERVALOS, FORMAÇÃO DE ESCALAS, FORMAÇÃO DE ACORDES E CAMPO HARMÔNICO!



    ja estudei... ate que cheguei a essa parte do estudo


    As músicas são diferentes uma das outras. Então a sequência vai ser diferente das que voce decorou.