Tom: C Maior. "Se vira!"

    Autor Mensagem
    Well DenBa
    Veterano
    # out/10


    Nós estudamos formação dos acordes, campo harmônico, modos, etc. Aprendemos a harmonizar uma música traquilamente com maior experiência e conhecimento teórico. Mas não tenho a mínima idéia de como funciona, aqui no Rio principalmente nas rodas de samba, quando alguém dá o tom e nós devemos acompanhar o resto da música. Por exemplo, de C maior pode vir na sequência TODOS os outros acordes, inclusive combinações distintas do mesmo C.

    Assisti ao programa Ensaio com o Baden Powell e ele conta que após as aulas de violão que ele tinha na juventude, juntava vários músicos - Pixinguinha, Nelson Cavaquinho, etc - numa roda na casa do professor e ficavam tocando e cantando. Diz o Baden que na época dele não tinha esse negócio de acorde. Alguém dá o tom e quem não soubesse acompanhar é porque não entendia do assunto.

    Quando harmonizo uma músico não tiro toda ela de ouvido de uma vez. Tenho uma idéia geral, testo possibilidades, corrijo erros, etc. Não era diferente o que os professores que eu tinha faziam. pensavam antes de harmonizar corretamente. Como, funciona, portanto, esse negócio de acompanhamento quando o cantor, por exemplo, dá apenas o tom? Não tenho essa experiência, só frequento rodas para ouvir, exatamente na insegurança de não saber acompanhar o conjunto. Mas acredito ser tal conhecimento indispensável. Os músicos mais "rodados" podem me ajudar?

    Obrigado

    Andy TheCatSp
    Veterano
    # out/10 · Editado por: Andy TheCatSp
    · votar


    Well DenBa
    cara, isso é algo que você pega com o tempo...
    como você citou no começo, para alguém dar tom, e você conseguir acompanhar, você deve manjar um pouco de campo harmônico, ou ter um bom ouvido
    a primeira opção é o caminho mais curto, a segunda é o mais longo

    tipo, a percepção auditiva vem com o tempo, e para acompanhar uma música, apenas sabendo o tom dela, é algo que demora um pouco...
    mas não espere que ficar sentado esperando o tempo passar vai ajudar.
    isso vem com o tempo, mas praticando também
    tipo, comece a pegar uma música que voce sabe que é facil, sozinho
    ai com a ajuda de um amigo, peça para ele ficar com uma cifra na mão, te dar o tom de tal música, e voce tentar pegá-la...e essas coisas

    Alvaro Henrique
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Esse negócio de campo harmônico que pegou entre os professores atuais não serve de muita coisa. Porque tudo o que ele faz é apresentar ao aluno uma coleção de acordes, e nunca diz o que fazer com eles.

    Estude harmonia funcional. Como o próprio nome sugere, ela diz a função de cada acorde: quando, como e qual acorde utilizar. Isso é o que interessa.

    Alex Dezel
    Veterano
    # out/10 · Editado por: Alex Dezel
    · votar


    Certíssimo o que o Alvaro Henrique disse.
    Estudar as funções de cada acorde é muito importante!
    Mas quando você estiver com o ouvido treinado, você tira de letra!

    LeandroP
    Moderador
    # out/10
    · votar


    Como disse o Alvaro Henrique: "Estude harmonia funcional. Como o próprio nome sugere, ela diz a função de cada acorde".

    dom de Deus
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Alvaro Henrique
    LeandroP
    Alex Dezel

    eu tenho livros no pc sobre harmonia funcional, mas porém é em partitura ai (quebra)

    Alex Dezel
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    dom de Deus
    Sendo em partitura é até melhor, assim o aluno aprende leitura!

    Alvaro Henrique
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    dom de Deus

    Vai ser analfabeto musical até o fim da vida? Aproveite essa oportunidade para deixar de ser analfabeto.

    LeandroP
    Moderador
    # nov/10
    · votar


    dom de Deus

    Eu entendo que não é fácil aprender divisão musical sozinho. Precisa estudar bastante, de preferência em grupo e com orientação...

    ... Mas as notas são muito fáceis de decorar:

    Fá, Lá, Dó e Mi nos espaços, e

    Mi, Sol, Si, Ré e Fá nas linhas.

    E pra estudar as formações não é necessário entender da divisão rítmica. Basta saber quais as notas estão na formação e a armadura de clave (pelo círculo das 4as e 5as - tem um tópico sobre isso).

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tom: C Maior. "Se vira!"