Autor |
Mensagem |
Well DenBa Veterano |
# out/10
Nós estudamos formação dos acordes, campo harmônico, modos, etc. Aprendemos a harmonizar uma música traquilamente com maior experiência e conhecimento teórico. Mas não tenho a mínima idéia de como funciona, aqui no Rio principalmente nas rodas de samba, quando alguém dá o tom e nós devemos acompanhar o resto da música. Por exemplo, de C maior pode vir na sequência TODOS os outros acordes, inclusive combinações distintas do mesmo C.
Assisti ao programa Ensaio com o Baden Powell e ele conta que após as aulas de violão que ele tinha na juventude, juntava vários músicos - Pixinguinha, Nelson Cavaquinho, etc - numa roda na casa do professor e ficavam tocando e cantando. Diz o Baden que na época dele não tinha esse negócio de acorde. Alguém dá o tom e quem não soubesse acompanhar é porque não entendia do assunto.
Quando harmonizo uma músico não tiro toda ela de ouvido de uma vez. Tenho uma idéia geral, testo possibilidades, corrijo erros, etc. Não era diferente o que os professores que eu tinha faziam. pensavam antes de harmonizar corretamente. Como, funciona, portanto, esse negócio de acompanhamento quando o cantor, por exemplo, dá apenas o tom? Não tenho essa experiência, só frequento rodas para ouvir, exatamente na insegurança de não saber acompanhar o conjunto. Mas acredito ser tal conhecimento indispensável. Os músicos mais "rodados" podem me ajudar?
Obrigado
|
Andy TheCatSp Veterano |
# out/10 · Editado por: Andy TheCatSp
· votar
Well DenBa cara, isso é algo que você pega com o tempo... como você citou no começo, para alguém dar tom, e você conseguir acompanhar, você deve manjar um pouco de campo harmônico, ou ter um bom ouvido a primeira opção é o caminho mais curto, a segunda é o mais longo
tipo, a percepção auditiva vem com o tempo, e para acompanhar uma música, apenas sabendo o tom dela, é algo que demora um pouco... mas não espere que ficar sentado esperando o tempo passar vai ajudar. isso vem com o tempo, mas praticando também tipo, comece a pegar uma música que voce sabe que é facil, sozinho ai com a ajuda de um amigo, peça para ele ficar com uma cifra na mão, te dar o tom de tal música, e voce tentar pegá-la...e essas coisas
|
Alvaro Henrique Veterano |
# out/10
· votar
Esse negócio de campo harmônico que pegou entre os professores atuais não serve de muita coisa. Porque tudo o que ele faz é apresentar ao aluno uma coleção de acordes, e nunca diz o que fazer com eles.
Estude harmonia funcional. Como o próprio nome sugere, ela diz a função de cada acorde: quando, como e qual acorde utilizar. Isso é o que interessa.
|
Alex Dezel Veterano |
# out/10 · Editado por: Alex Dezel
· votar
Certíssimo o que o Alvaro Henrique disse. Estudar as funções de cada acorde é muito importante! Mas quando você estiver com o ouvido treinado, você tira de letra!
|
LeandroP Moderador |
# out/10
· votar
Como disse o Alvaro Henrique: "Estude harmonia funcional. Como o próprio nome sugere, ela diz a função de cada acorde".
|
dom de Deus Veterano |
# nov/10
· votar
Alvaro Henrique LeandroP Alex Dezel
eu tenho livros no pc sobre harmonia funcional, mas porém é em partitura ai (quebra)
|
Alex Dezel Veterano |
# nov/10
· votar
dom de Deus Sendo em partitura é até melhor, assim o aluno aprende leitura!
|
Alvaro Henrique Veterano |
# nov/10
· votar
dom de Deus Vai ser analfabeto musical até o fim da vida? Aproveite essa oportunidade para deixar de ser analfabeto.
|
LeandroP Moderador |
# nov/10
· votar
dom de Deus
Eu entendo que não é fácil aprender divisão musical sozinho. Precisa estudar bastante, de preferência em grupo e com orientação...
... Mas as notas são muito fáceis de decorar:
Fá, Lá, Dó e Mi nos espaços, e
Mi, Sol, Si, Ré e Fá nas linhas.
E pra estudar as formações não é necessário entender da divisão rítmica. Basta saber quais as notas estão na formação e a armadura de clave (pelo círculo das 4as e 5as - tem um tópico sobre isso).
|