violão folk, nomes/modelo

    Autor Mensagem
    Jon guitar
    Veterano
    # out/10


    olá galera, eu to com uma dúvida mto grande sobre violões folk:
    como chama o modelo folk com a caixa fechada(sem akele corte) ????

    Eu to a procura de um assim, mas só acho folk com akele corte, penssei qee violões com akele corte fosse denominado catways, mas pelo qee vi, no mercado livre tem violões ambos os modelos com esse msm nome =s

    o único qee achei com um preço mais em conta foi o eagle ch888, ele é bom? tem outros qee voces me recomendam de no máximo 600 reais?

    obs.: ja procurei a busca mas não tirei essa dúvida...

    obg! abrass

    Del-Rei
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Jon guitar

    O corte que vc fala é o cutaway (ou cutway) ?
    Ele serve pra vc poder tocar as casas mais altas, geralmente nos solos.


    Sobre esse eagle, não conheço.
    Mas pela DESCRIÇÃO dele me pareceu um violão "bom".

    Não é tampo maciço, mas por essa faixa de preço (600 Reais), acho difícil encontrar um que seja.






    Falou!!!



    Um aceno de longe!!!

    MMJr
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Jon guitar

    Qualquer violao com cordas de aco pode ser considerado Folk....

    Entendeu???

    Violao folk e qualquer violao com cordas de aco....

    Valeu...

    Dylan Thomas
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Jon guitar

    Dreadnought.

    Del-Rei
    Veterano
    # out/10 · Editado por: Del-Rei
    · votar


    MMJr
    Qualquer violao com cordas de aco pode ser considerado Folk....

    Entendeu???

    Violao folk e qualquer violao com cordas de aco....



    O senhor está corretíssimo!!!

    Valeu.



    Um aceno de longe!!!

    MMJr
    Veterano
    # out/10 · Editado por: MMJr
    · votar


    Não é bem isso não... Folk tem a ver com o formato do corpo (e as sonoridades específicas), assim como os Jumbos, Grand Auditorium, etc, que são de aço mas não são Folk.

    Del-Rei

    Antes deles serem Jumbos, Grand Auditorium, etc, eles sao Folk ....

    A minha afirmacao esta correta....

    Violao folk e uma criancao americana em resposta aos violoes de nylon espanhois....

    Volto a dizer.. isso e fato...

    Qualquer violao de corda de aco, independente do formato e da sonoridade e um violao Folk....

    Del-Rei

    Voce esta confundindo Folk com Dreadnought.


    No Brasil violao folk na verdade e um Dreadnought....

    Novamente...
    Nos estados Unidos...Criadores do violao folk....Qualquer violao que que nao seja de cordas de nylon e considerado um violao folk...

    Isso nao e invensao minha e sim dos americanos...Os criadores do violao com cordas de aco...Folk....

    Um pouco mais...
    Folk vem da palavra Folklore....Os americanos criaram o violao de aco para tocar suas musicas "folkloriacas"...Pois o som do violao de nylon nao dava uma sonoridade satisfatoria quando usado para tocar musicas "folkoricas"....

    Pode acreditar...

    Valeu...

    Del-Rei
    Veterano
    # out/10
    · votar


    MMJr

    Fala, cara!!

    Hum... tem razão! Dei uma pesquisada rápida agora e percebi que vc sabe o que fala!!!
    Muito bom, cara!

    Valeu!

    :)



    Um aceno de longe!!!

    MMJr
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Del-Rei


    E isso ai brother...

    Valeu..

    Jon guitar
    Veterano
    # out/10
    · votar


    bom galera, agradeço mto, mas tipo, eu sei o qee é um violão folk, só qee tem modelos diferentes d folk tem com akele corte na caixa, (qee serve p conssegiir alcançar notas mais altas) mas tem akeles folk com a caixa redondinha, tipo, fechada! ex.: eagle ch 888'
    gostaria de saber o nome dakele modelo, o da caixa fexadinha, pois qeero um dakeles, acho mais bonitinho, hehe ^^ tento explicar para os logista por telefone mas eles não me entendem, tipo...''violão sem corte na caixa???como assim?? voce deve ta falando dos classicos'' haha...mas enfin como chama akele modelo sem cutaway?

    Del-Rei
    Veterano
    # out/10 · Editado por: Del-Rei
    · votar


    Jon guitar

    Dreadnought


    Mas se vc disser "Folk sem cutaway" eles devem entender tmb...



    Um aceno de longe!!!

    Jon guitar
    Veterano
    # out/10
    · votar


    hehe, qeero um folk igual a esse qee aparece no vídeo q o Del Rei mandou (vídeozinho legal em!=D)

    duily
    Veterano
    # out/10
    · votar


    se chama modelo sem cutway!

    e aproveitando o topico,
    mto boa explicacao MMJR, sempre tive essa duvida em relacao a nomenclatura que se usa aqui e la fora, e essa questao dos dreadnought!
    obrigado, a minha duvida é a seguinte, e os modelos 000, 00, 0, OM, quais sao suas origens, o pq e td mais.

    e mais uma coisa, aqui no brasil existe a nomenclatura flat, para violoes mais finos, la fora seria o 000, OM? ja vi lugares chamarem de thinline, thin body, mas so na especificacoes.

    att

    Jon guitar
    Veterano
    # out/10
    · votar


    opa, valeu msm!!! grande abraço e ''Um aceno de longe!!!'' hehe ^^

    MMJr
    Veterano
    # out/10 · Editado por: MMJr
    · votar


    a minha duvida é a seguinte, e os modelos 000, 00, 0, OM, quais sao suas origens, o pq e td mais.

    duily

    Estes modelos sao modelos criados pela Martin.
    Sao violoes com formato e dimensos diferentes entre si e mais diferente ainda dos dreadnoughts...

    Sao apenas criacoes de luthiers da Martin que deram certo e foram bem aceitos por profissionais, amadores e logicamente passaram a ser copiados por outros fabricantes....

    Cada fabricante pode, basicamente, nomear os seus modelos da maneira que quiserem.....

    Basicamente e isso...

    aqui no brasil existe a nomenclatura flat, para violoes mais finos, la fora seria o 000, OM? ja vi lugares chamarem de thinline, thin body, mas so na especificacoes.


    Pois e...
    No caaso dos Estados Unidos e assim...

    Flat (plano) e qualquer instrumento que tenha o tampo plano...Independente das dimensoes do corpo...E um termo usado para diferenciar dos Instrumentos "Archtop" ( arch = arco / top = tampo - nesse caso) ou Tampo arcado...

    Thinline e thinbody realmente sao os com corpo fino...Thin = fino,,,
    line = linha ou serie ( no caso) e body = corpo....portanto corpo fino.....Estes violes tambem sao conhecidos nos estados unidos com Semi-Hollow...Hollow = Oco = semi-oco....Se ouve tambem falando semi-acoustic guitar = violao semi-austico ou ainda semi acoustic electric guitar.....

    E so traduzir o ingles..Sem "invensoes".....


    Valeu...

    duily
    Veterano
    # out/10
    · votar


    entendi, obrigado MMJr, entao nao existe um padrao msm.

    duily
    Veterano
    # out/10 · Editado por: duily
    · votar


    double post, apagar este post por favor

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a violão folk, nomes/modelo