| Autor | Mensagem | 
| Tetsusan Veterano
 | # set/10 

Eu guardo meu violao virado para parede com as cordas para parede ate entao meu violao tava tudo normal ai eu acordei um dia e fui tocar e tava todo disafinado eu guardo ele no meu quarto e tem arcondicionado, quero saber se pode prejudicar o violao e quero saber si aqueles programas de afinaçao prestam mas ai presisa de um microfone ne.

vlw

| 
| mr.moretti Veterano
 | # set/10 · votar

entao cara, dependendo da qualidade do instrumento, ele desafina rapido mesmo, isso não é nada sobrentural, relaxa e afina, mas leve para um luthier pra dar uma conferida.
 espero ter ajudado.

| 
| Doggy Veterano
 | # set/10 · votar

Meu violao desafinou sozinho
 Normal.

quero saber si aqueles programas de afinaçao prestam
 Sim.

| 
| Edson Caetano Veterano

| # set/10 · votar

É normal devido a tensão das cordas, depois de um tempo, o instrumento desafinar sozinho, pode ficar tranquilo, não tem nada de errado

Programas de afinação, que programas, se for o que emite sons, funciona tranquilo, basta voce de ouvido acertar cada corda

Microfone para que...

| 
| Pedro_Borges Veterano
 | # set/10 · Editado por: Pedro_Borges · votar

Tetsusan
 Meu violao desafinou sozinho

Ainda bem. Ruim é se você desafinar junto com ele. Hehehe!

Agora falando sério. As variações de temperaturas afetam diretamente a afinação.

quero saber se pode prejudicar o violao

Se as variações forem constantes e de intervalos (mínima e máxima) grandes, pode prejudicar sim, sobretudo se houver também grandes variações de umidade.

Guardar em contato direto com paredes já por sí, provoca grandes variações de temperaturas e umidades.

| 
| danirock Veterano
 | # set/10 · Editado por: danirock · votar

não guarde seu violão com braço encostado na parede ou moveis,ou qualquer superfficie solida,isso entorta o braço podendo ser necessário mexer no tensor(se tiver experiência nesse assunto),ou mandar concertar.

| 
| Figueira Veterano
 | # set/10 · votar

Não fique tenso, todos instrumentos de cordas que eu conheço desafinam.
 Se não sabe afinar de ouvido compre um afinador, é o que quase todo mundo faz.

| 
| MaximusFullmetal Veterano
 | # set/10 · votar

Será que sua parede desafinou o violão?xP

isso é normal cara, quando um ganhei o meu, desafinava a cada 15 minutos xD

| 
| dnreis Veterano
 | # set/10 · votar

Dependendo da temperatura do quarto pode ter sido o ar-condicionado.

| 
| raf.pp Veterano
 | # set/10 · votar

São os gnomos da madrugada

| 
| músico-- Veterano
 | # set/10 · Editado por: músico-- · votar

Primeiro,não guarde o violão com a frente virada para a parede,para isso existem pedestais(apoios) para violões.
 Segundo,a desproteção do violão pode desafinar o mesmo,para isso compre uma bag simples,só para proteger seu violão.
 Terceiro,se tu não souber afinar o violão de ouvido,leve o violão ao luthier ou compre um afinador eletrônico ou digital,ou então tente o seguinte método:http://www.cifras.com.br/tutorial.asp?cod=4

| 
| Prof. Grosélio Veterano
 | # set/10 · votar

raf.pp
 São os gnomos da madrugada

E estes são os mesmos que roubam as palhetas. Eu acho!

|