Autor |
Mensagem |
leandrogf Veterano |
# set/10
Maioria das pessoas pricipalmente mais velhas (depois dos 45 mais ou menos) dizem que na maioria das vezes, violão leve, é melhor que um pesado. E então, a madeira leve é melhor? Por que?
|
slow134 Veterano |
# set/10
· votar
E aí leandrogf, não tenho certeza não, mas eu tbm já ouvi falar que quanto menos material (peso) no violao, o timbre é melhor. Tipo: madeira, verniz e outras peças. em relação a madeira eu não eu tbm não sei pois existem os violoes maciços que com certeza são mais pesados. procure um luthier e pegunte a ele isso. Um abraço
|
Alvaro Henrique Veterano |
# set/10 · Editado por: Alvaro Henrique
· votar
Mito. Alguns dos melhores violões da atualidade são bem pesados.
Atualmente só há dois violões no mundo que saem da oficina do luthier mais caros que o que o consumidor comprou: Dammann (Alemanha) e Smallmann (Austrália). Ambos são violões pesados.
Aliás, todos os violões da escola australiana (Smallmann, Redgate, Simon Marty, etc.) são pesados.
No tempo da velharada, violão pesado era violão de compensado, e violão leve era maciço. Mas o pessoal aprendeu a enganar o consumidor e fazer violões de compensado bem leves.
Por outro lado, alguns estudos na área da acústica aplicada à fabricação de violões sugere que o uso de madeiras bem densas em partes que vibram pouco proporcionam ao tampo vibrar mais. Como quem é o principal responsável pela produção é o tampo, esses violões são mais potentes, exigem menos força para serem tocados, e tem uma variação de dinâmica melhor.
Apesar da pergunta ser interessante, não seria mais fácil simplesmente avaliar a qualidade do violão em si, ao invés de se focar em "indícios de possibilidade de talvez o violão ser bom"? Duvido que alguém aqui seria idiota de, se algum dia na sua vida encontrar um violão que soa maravilhosamente, com acabamento muito bom, que te faz tocar melhor, e é pesado, vai imediatamente ignorar o que sua audição, tato e visão lhe disseram pra julgar a qualidade de um violão apenas pela balança ou qualquer outro método exótico de avaliação.
|
MMJr Veterano |
# set/10 · Editado por: MMJr
· votar
Concordo que seja mito...
Tipico "papo de vendedor".....
Valeu...
|
Gus dz Veterano |
# set/10
· votar
Mito. Tenho um violão todo sólido mais leve que um todo compensado de um amigo meu, além de muitos outros que já testei e também eram mais pesados. Preciso falar que o som dá uma lavada?
Acho que isso depende bastante do peso das diferentes madeiras e tal, por isso pode ter surgido essa "lenda".
|
leandrogf Veterano |
# set/10
· votar
Alvaro Henrique não seria mais fácil simplesmente avaliar a qualidade do violão em si, ao invés de se focar em "indícios de possibilidade de talvez o violão ser bom"?
Eu tambem não acredito nisso, nunca escolheria o violão por um "talvez". É por isso que eu vim atras da resposta.
|
Prof. Grosélio Veterano |
# set/10
· votar
leandrogf violão leve, é melhor que um pesado.
Toda madeira, (independente da utilidade) vai ficando mais leve com o tempo. Então o peso do violão é diretamente proporcional à isso.
Concordo que seja mito...
Concordou errado, porque não é mito.
"papo de vendedor".....
O cara que compra instrumento músical, levando em conta o "papo do vendedor" é no minimo um idiota.
E violão não é vendido por quilo!!!!
|
MMJr Veterano |
· votar
Toda madeira, (independente da utilidade) vai ficando mais leve com o tempo. Então o peso do violão é diretamente proporcional à isso.
E qual e a conclusao????
O que voce quer justificar com isso???
Um violao leve e melhor que um violao pesado???
Ainda...Entre dois violoes "iguais" e com peso diferentes... depois de 10 anos a diferenca no peso entre eles ainda vai existir....Mesmo seguindo a teoria que a madeira fica mais leve com o passar do tempo....
Valeu...
|
# set/10
· votar
leandrogf Eu tambem não acredito nisso, nunca escolheria o violão por um "talvez". É por isso que eu vim atras da resposta.
Boa iniciativa.
Mas a única que não tem talvez é testar o instrumento e verificar se: - ele tem as características sonoras que você busca; - o acabamento é bem-feito, oferecendo maior durabilidade; - o instrumento é fácil de tocar.
Qualquer coisa além disso é churumela. Papinho de vendedor mal-intencionado.
|
# set/10
· votar
Alvaro Henrique Mas a única que não tem talvez é testar o instrumento e verificar se: - ele tem as características sonoras que você busca; - o acabamento é bem-feito, oferecendo maior durabilidade; - o instrumento é fácil de tocar.
Pronto! É exatamente isso. E não olhar o peso.
MMJr Um violao leve e melhor que um violao pesado???
Um violão fabricado ha 20 anos, e outro fabricado com a mesma madeira e procedimentos, o peso do primeiro será menor. Se o som é melhor ou pior, quem define isso é o "tocador". O som que eu acho bom, voce pode achar ruim. Eu posso dizer se é bom em termos de acabamento e etc... Som não! Isso quem define é voce. Eu acho o som do mais antigo (portanto mais leve) melhor que um novo!
Valeu!!!
|
MMJr Veterano |
· votar
Prof. Grosélio
Desculpe, mas nao faz sentido o que voce esta dizendo... Acho que a "coisa" nao e por ai....
Se o som é melhor ou pior, quem define isso é o "tocador". O som que eu acho bom, voce pode achar ruim. Eu acho o som do mais antigo (portanto mais leve) melhor que um novo!
Com estas duas afirmacoes voce deixa claro que nao existe melhor nem pior...Portanto a resosta que questao principal e : MITO.... Correto???
Sim, Todos nos sabemos que um violao melhora com o tempo....e voce na verdade, nao esta comparando o peso (massa) de cada violao.... Voce esta comparando um violao novo com um violao antigo.....
Acho que este nao e o "X" da questao.....
Por exemplo:
Criando uma situacao....
"O sujeito entra na loja e testa varios violoes....
Depois de escolher o que mais lhe agradava....nota que o violao escolhido e mais pesado que os demais...
Entao ele pergunta para o vendedor: A diferenca de peso do violao influencia em alguma coisa????
E o vendedor responde.: Violao mais leve e melhor...."
Faz sentido isso para voce??? E possivel avaliar um violao pelo peso? Somente e tao somente?
Ou sou eu que estou viajando????
Valeu....
|
# set/10
· votar
MMJr MITO.... Fazer disso um mito, depende de voce. Se voce quiser que seja um mito, assim será!
E possivel avaliar um violao pelo peso? Somente e tao somente?
claro que não! Não importa se é pesado ou leve, tem que ouvir o som que que o dito violão tem. Violão mais leve é igual: madeira seca. sendo assim o som será melhor. Mas pode ser mais leve porque a madeira seja uma merd*, ahi já é outra conversa. Estou falando de violão, e não de um kashima que pesa 1 kg e não vale nada!
|
MMJr Veterano |
# set/10
· votar
Não importa se é pesado ou leve, tem que ouvir o som que que o dito violão tem. Violão mais leve é igual: madeira seca. sendo assim o som será melhor. Mas pode ser mais leve porque a madeira seja uma merd*, ahi já é outra conversa. Estou falando de violão, e não de um kashima que pesa 1 kg e não vale nada!
Agora voce matou a charada....
Valeu....
|
# set/10
· votar
Não necessariamente um violão é mais leve apenas pela madeira ser mais seca. Há projetos, formas de construir, que preveem o uso de mais madeira, mais massa, ou de empregar madeiras mais densas.
Um dos primeiros construtores a querer impedir que as vibrações sonoras passem para outras partes do violão aumentando a massa dessas partes foi o Fleta (Inglaterra). O braço de um violão Fleta é quase o dobro do peso de um braço normal, exatamente para impedir que as ondas sonoras saiam do tampo e façam o braço vibrar. A propósito, a parte mais pesada de um violão é exatamente o braço.
Se você pegar um Fleta de 1970 e comparar com um violão de um projeto "tradicional", como uma réplica de um violão Torres, feita ontem, o Fleta vai ser mais pesado, embora esteja já secando há 40 anos e provavelmente esteja no ápice da qualidade sonora.
Ou seja, o peso é uma informação tão inútil pra considerar na avaliação da qualidade do violão quanto qual o signo do luthier. Em si, o peso não diz absolutamente nada de relevante.
|
danirock Veterano |
# set/10 · Editado por: danirock
· votar
porque a acustica da madeira leve é melhor
ps:.apagar esse post
|