Dúvida com Chord Melody: acordes com a nota da melodia no topo?

    Autor Mensagem
    The Jedi Master
    Veterano
    # ago/10


    Olá amigos,

    a minha pergunta é a seguinte:
    dada uma melodia qualquer, quero fazer um arranjo em chord melody, harmonizando-a com acordes que contenham a nota da melodia naquele dado momento. Estou travando na hora de encontrar rapidamente um acorde que contenha esta nota da melodia no topo.

    Vamos supor que a nota da melodia seja um SOL, e que eu considere que o melhor acorde para ele seja um C7M. Qual a maneira/técnica mais fácil (ou melhor) de localizar um acorde de C7M que possua a nota SOL como nota mais aguda?

    E mais, vamos supor agora que no exemplo acima eu precise que este acorde possua na nota do baixo um MI (C7M/E). Como encontro no braço do violão um C7M/E cuja nota mais aguda seja SOL?

    e só para esclarecer: eu dei apenas um exemplo em C7M para ilustrar, ou seja, minha dúvida não é somente com este acorde e esta nota da melodia.

    eu sei que a resposta para isso é dificl de escrever em poucas linhas. Mas se alguém puder contribuir, quem sabe até indicando livros... quem sabe até indicando algum software para isso... vai saber, quem sabe existe um software que faça justamente isso...

    Grato a todos

    Prof. Grosélio
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    The Jedi Master
    Vamos supor que a nota da melodia seja um SOL, e que eu considere que o melhor acorde para ele seja um C7M.

    Não captei a mensagem!

    The Jedi Master
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Olá "Prof. Grosélio",
    no exemplo que eu dei eu optei por harmonizar a nota da melodia com um acorde C7M. A "nota da melodia".
    Neste link http://www.ibreathemusic.com/article/179 tem o exemplo de uma melodia, chamada Amazing Grace, com as cifras em cima da melodia. Por exemplo, no segundo compasso ele esta harmonizando a nota Dó com o acorde de Dó... mas ele poderia estar usando outro acorde para harmonizar, qualquer outro acorde que contivesse a nota Dó como uma das notas do acorde.
    Bueno, mas a questão agora é esta: decidi que vou harmonizar a nota da melodia SOL com um acorde de C7M... mas daí eu preciso de um C7M que tenha a nota SOL como nota mais aguda, para que a melodia da música seja mantida.

    Neste site que citei acima, tem os mp3 do chord melody que o cara criou em cima da música Amazing Grace.

    Bom, eu estou inciando o aprendizado com relação a Chord Melody... eu conheço a grande maioria dos acordes, tenho o dicionário de acordes do Almir Chediak "na cabeça"... conheço mais ou menos bem harmonia funcional... mas o que está me travando na hora de criar um chord melody para alguma melodia, é que não estou conseguindo localizar rapidamente um acorde que contenha a nota da melodia como nota mais aguda.

    The Jedi Master
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    eu vou dar uma saída agora de tarde, volto a responder à noite
    obrigado

    The Jedi Master
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Up.......

    makumbator
    Moderador
    # ago/10 · Editado por: makumbator
    · votar


    The Jedi Master

    Ué, basta colocar a quinta do acorde(sol, nesse caso) na voz mais aguda, oras bolas! Vc sabe a formação de cada nota dos acordes? Com esses dados vc monta de acordo com a situação e região em que estiver no instrumento Não precisa ser um "desenho pronto que esteja no livro".

    O C7M tem dó(T), mi(3M), sol(5J) e si(7M)(em suma, acorde maior com sétima maior). Vc pode usar inversões desse acorde para se adequar a alguma necessidade específica.

    Vc mesmo pode montar como achar melhor. Inclusive pode omitir certos intervalos dependendo da situação e intenção, e também pode dobrar outras notas de acordo com cada caso.

    Juneba
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    The Jedi Master, o lançe é montar um acorde com um desenho totalmente novo, ou mudar o intervalo como por exemplo fazer um dó ( C E G ) , sem nada mesmo. outra opção q meu professor deu é usar acordes relativos, como no caso de C , usar também os desenhos de Am ( relativo ) , D#m7 poliacorde, algo assim não lembro a definição . você também pode utilizar se não estiver achando acorde, tocar somente a nota da voz (melodia) , e depois voltar para o arranjo.

    espero que tenha sido claro, valeu , também to caminhando no chord melody.

    The Jedi Master
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Valeu pessoal... um amigo me indicou usar a tela de acordes do guitar pro 6, mostrada no link abaixo:

    http://3.bp.blogspot.com/_FfRMg1SjfNM/S-bMb4KTzUI/AAAAAAAAXN4/oFpfjD7R MlE/s1600/11.png

    nesta tela dá para escolher uma determinada cifra, e então escolher uma das opções mostradas que tenha a nota da melodia na voz mais aguda.

    Mas vou seguir esta sua dica Makumbator e a sua também Juneba, para não ter que ficar recorrendo ao Guitar Pro, ou a algum dicionário de acordes toda hora não é mesmo.

    Pois é Juneba, tem tão pouco material sobre o assunto, mesmo procurando por versões "piratas" de livros não se encontra quase nada sobre chord melody... nem em inglês... acabei comprando um do Nelson Farias, ainda bem que encontrei num sebo, e paguei só R$ 15. Porque tá muito mal explicado... reiterando, não é que tá mal explicado, mas parece que ele tá tentando ensinar para quem já sabe... e este é o principal erro cometido pela maioria dos que tentam ensinar o que quer que seja... mas enfim, me empolguei agora... rsrrsrsr... abraços e obrigado pelas dicas

    Juneba
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    The Jedi Master, cara chord melody é uma caminhada para a vida enteira, eu começei tem pouco tempo, tenho 1 ano e 1 mês de violão , ainda to aprendendo e pá, eu tenho um arranjo aqui no forum de atirei o pau no gato, mas fiquei nervoso e gravei uma merda futuramente vou estar regravando ele descentemente ai você vê, eu tenho um livro do nelson farias aqui também, a arte da improvisação , outro lugar que achei umas informações uteis foi nesse hd virtual http://www.4shared.com/dir/NuTvHzqy/Livros.html,
    bem você disse que tá com dificuldade de ver as notas do acorde mais agudo , vale tentar fazer exercicios de escalas. como é mostrado nesse video do kiko loureiro, ele mostra o que eu estou dizendo mas não explica direito.





    com certeza treinar assim deve dar mais visão, porém eu acho que o que mais ajuda com certeza é o ouvido desenvolvido , até por que eu ainda não consigo tirar melodias inteiras de ouvido, por isso o arranjos que fiz meu professor me forneceu a melodia e a harmonia. no mais é só treino , agora os estilos que mais vejo chord melody é no jazz , e bossa nova . na bossa nova não é uma harmonização totalmente, mas sempre a voz está na ultima nota na maioria e tem alguns jogos de baixos muito interessantes, no rock destaco o trabalho do guitarrista do red hot um exemplo é a under de bridge.

    obrigado, vou deixar uns videos pra galera ai que não tiver entendo o que é.










    The Jedi Master
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Sem palavras Juneba!!!!
    muito obrigado pelas dicas... a gente chega lá!

    nichendrix
    Veterano
    # ago/10 · Editado por: nichendrix
    · votar


    The Jedi Master

    Cara, se quer aprender Chord Melody, dá uma sacada no metodo do Jody Fisher. Tem todo o método, do primeiro livro de Introdução ao Jazz até o ultimo que é exclusivo de Chord Melody, todos com exemplos gravados.

    O cara é um dos melhores professores americanos de jazz, e explica tudo de uma maneira bem clara e objetiva, sempre com exemplos e uma musica pra aplicar cada um dos conceitos.

    http://www.mediafire.com/?s47qb9qt5ovs0

    Outro ponto a se ressaltar é que um dos meios mais simples de aprender chord melody é com triades, ao invés de fazer o acorde inteiro, vc usa as triades e suas inversões, depois vai pra tetrades simples e suas inversões e depois vai pro acorde em sí. Com triade é bem fácil e começa a pegar o raciocínio da coisa.

    The Jedi Master
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Ótima dica nichendrix, esta das tríades... acho que vc tem toda a razão, primeiro é ´preciso ter muita firmeza no "feijão com arroz", depois o resto vai vindo. Obrigado pela indicação do Jody Fischer

    The Jedi Master
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Tava olhando outros vídeos deste Igor aí em cima... muito bom

    nichendrix
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    The Jedi Master

    Bom, essa abordagem é o básico no Jazz, na prática só tem 2 maneiras de aprender chord-melody, ou vc estuda jazz (e derivados como a Bossa) ou musica erudita, já que são os grandes usuários desse tipo de instrumentação para violão/guitarra.

    Eu estudei um pouco dos dois, mas no geral acho que a abordagem jazzistica tanto leva a um resultado mais complexo do ponto e vista do chord-melody puro e simples (já que no erudito é muito usado em arpejos), como também por ser mais rápida.

    Eu falei das tríades porque é o método básico usado no Jazz, antes de você ir fazer baixo, melodia e harmonia simultâneos, você vai aprendendo a fazer por partes. As tríades podem ser usadas tanto para harmonia quanto melodia, logo é o primeiro passo de aprender a botar a nota da melodia nas cordas agudas e também de aprender a construção das principais inversões dos acordes naturais.

    Em seguida entram as tétrades, com mais complexidade harmônica e mais possibilidades melódicas. Por fim, depois de aprender as tétrades e suas inversões, já dá pra arriscar aprender o walking bass, para completar o chord melody.

    LeandroP
    Moderador
    # ago/10 · Editado por: LeandroP
    · votar


    Eu sou bem terrorista nesse negócio e procuro "explodir" os acordes fundamentais. Os demais acordes são extensões desses fundamentais, e conhecendo os intervalos e as notas no braço dá pra "matar" muita coisa (terrorista meZmo).

    Pegando por exemplo as cinco formas do "caged" dá pra começar alguma coisa.



    C maior na 1a posição (forma caged de C):
    e---0----------------------0----0--3-------------------
    B---1----------------1-----1----1----------------------
    G---0-----------0----0-----0---------------------------
    D---2-----2-----2----2---------------------------------
    A---3-----3-----3--------------------------------------
    E---3-----3--------------------------------------------
    |___ EXPLOSÃO EM TRÍADES _____|
    .
    C maior na 2a posição (forma caged de A):
    e---3--------------------3----3--8---------------------
    B---5---------------5----5----5------------------------
    G---5----------5----5----5-----------------------------
    D---5-----5----5----5----------------------------------
    A---3-----3----3---------------------------------------
    E---3-----3--------------------------------------------
    .
    C maior na 3a posição (forma caged de G):
    e---8--------------------8----8--12--------------------
    B---5---------------5----5----5------------------------
    G---5----------5----5----5-----------------------------
    D---5-----5----5----5----------------------------------
    A---7-----7----7---------------------------------------
    E---8-----8--------------------------------------------
    .
    C maior na 4a posição (forma caged de E):
    e---8------------------------8----8--12----------------
    B---8------------------8-----8----8--------------------
    G---9------------9-----9-----9-------------------------
    D---10-----10----10----10------------------------------
    A---10-----10----10------------------------------------
    E---8------8-------------------------------------------
    .
    C maior na 5a posição (forma caged de D):
    e---12-----------------12----12--15--------------------
    B---13-----------13----13----13------------------------
    G---12-----12----12----12------------------------------
    D---10-----10----10------------------------------------
    A---10-----10------------------------------------------
    E---12-------------------------------------------------


    Sabendo que os acordes fundamentais são formados com 3 notas (1a, 3a e 5a) de uma escala de 7 notas, os 4 intervalos restantes (2a, 4a e 6a) ficam fáceis de identificar nessas tríades, tomando como referência as notas da sua formação. As 2as estão entre a 1a e a 3a, as 4as entre a 3a e a 5a e as 6as entre as 5as e 7as... bem óbvio. O segredo ainda está nos intervalos ;)

    nichendrix
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    LeandroP

    Como eu disse, só saber usar triades e tetrades que a coisa funciona que é uma beleza. O interessante é que existem apenas uma meia duzia de desenhos para triades e tetrades que se repetem por todas os acordes.

    LeandroP
    Moderador
    # ago/10
    · votar


    nichendrix

    É verdade! E essa "meia dúzia" parece "um bilhão" em possibilidades. E daí muitas coisas que parecem complexas acabam sendo tão fáceis.

    The Jedi Master
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Tava olhando outros vídeos deste Igor aí em cima... muito bom

    Richard Guitar
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Uma boa dica para começar é fazer as escalas com duas cordas, em duetos em terças, depois em quartas, quintas...

    sempre mantendo a lógica da escala.

    com o tempo começa a perceber que um mesmo dueto pode ser usado para vários acordes por exemplo

    um dó e um mi pode ser:

    a T e a 3 de C
    a 3m e a 5 de A
    a 5 e a 7M de F
    a 5b e a 7 de F#
    a 7 e a 9 de D

    e por aí vai.

    The Jedi Master
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Preciosas dicas! obrigado

    nichendrix
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    The Jedi Master

    Uma liçãozinha aí, um arranjo pra Chord Melody de Confirmation do Charlie Parker, a vantagem é que nem está muito complicado não.



    Aqui a mesma musica tocada no andamento"normal" dela.



    Tomaz.
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Não sei se lhes é útil esse site, mas:
    www.lickbyneck.com

    Ele tem muitos arranjos de várias músicas em Chord Melody. Com uma tablatura dinâmica aparecendo... com o tempo tu começa a entender o que o cara faz.

    Acho que é válido.

    The Jedi Master
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Espetacular este site Tomaz! a internet é uma revolução para o aprendizado!

    The Jedi Master
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Caramba!!! é muito bom a maneira que a música é mostrada pelo software neste site aí Tomaz.
    Pessoal, realmente quero dizer um muito obrigado mesmo, pra valer. Este post foi/está sendo de uma utilidade imensa para mim, e para muitos que por ventura o lerem.

    Tomaz.
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Capaz, por nada!
    Esse site é muito bacana. Conheço ele há uns dois anos já... Dei a sorte de pegá-lo logo no início.

    Tem muita música aí. E com o tempo tu vai começar a entender o que o cara tá fazendo e porquê tá fazendo. Bons estudos!! :)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida com Chord Melody: acordes com a nota da melodia no topo?