Dúvida com Armaduras de Claves X Campos Harmônicos Menores

    Autor Mensagem
    The Jedi Master
    Veterano
    # jul/10


    Boa noite,

    amigos, acho que estou fazendo confusão... me ajudem a entender:
    Por exemplo, a tonalidade de Em (relativa de G) possui armadura de clave com um sustenido (o F#)... mas aí me pergunto: isso serve para todos os tipos menores (natural, harmônica e melódica)?
    O menor harmônico por exemplo, não tem o sétimo grau bemolizado, o que faz com que no caso do tom em Em, o D (que é o sétimo grau) passe a ser D#. Mas aí não fecha com a armadura da clave.

    Estou misturando as coisas? se sim, gostaria que me explicassem um pouco melhor.

    Jabijirous
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    isso serve para todos os tipos menores (natural, harmônica e melódica)?


    Sim

    Dê uma olhada no ciclo das quintas!!

    LeandroP
    Moderador
    # jul/10 · Editado por: LeandroP
    · votar


    The Jedi Master

    Serve pra outras tonalidades menores também.

    O menor harmônico por exemplo, não tem o sétimo grau bemolizado

    Não. É o contrário. O VIIº grau da menor harmônica é maior.

    Neste caso você usa a armadura de clave da tonalidade menor e quando aparecer o intervalo você adiciona o acidente. Não tem nada de mais você usar um sustenido na nota Ré pra escrever uma frase em Mi menor harmônico, por exemplo. E se você escrever a frase em Mi menor melódica, então precisa usar mais um acidente do Dó, passando pra Dó sustenido. Veja que nem o D# e o C# estão na armadura de clave.

    The Jedi Master
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Humm, mantém-se a clave do tom e usa-se acidentes ocorrentes quando necessário.... é isso?
    grato

    LeandroP
    Moderador
    # jul/10
    · votar


    The Jedi Master

    Perfeitamente ;)

    The Jedi Master
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Valeu amigo!

    atmospherick
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Pessoal eu elaborei um texto explicando armadura de claves
    mas eu queria que alguém com mais experiência desse uma lida para fazer criticas/sugestões

    quem se interessar em avaliar ou até mesmo em aprender em como me passar o e-mail por favor ?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida com Armaduras de Claves X Campos Harmônicos Menores