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The Jedi Master Veterano |
# jul/10
Boa noite,
amigos, acho que estou fazendo confusão... me ajudem a entender: Por exemplo, a tonalidade de Em (relativa de G) possui armadura de clave com um sustenido (o F#)... mas aí me pergunto: isso serve para todos os tipos menores (natural, harmônica e melódica)? O menor harmônico por exemplo, não tem o sétimo grau bemolizado, o que faz com que no caso do tom em Em, o D (que é o sétimo grau) passe a ser D#. Mas aí não fecha com a armadura da clave.
Estou misturando as coisas? se sim, gostaria que me explicassem um pouco melhor.
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Jabijirous Veterano |
# jul/10
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isso serve para todos os tipos menores (natural, harmônica e melódica)?
Sim
Dê uma olhada no ciclo das quintas!!
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LeandroP Moderador |
# jul/10 · Editado por: LeandroP
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The Jedi Master
Serve pra outras tonalidades menores também.
O menor harmônico por exemplo, não tem o sétimo grau bemolizado
Não. É o contrário. O VIIº grau da menor harmônica é maior.
Neste caso você usa a armadura de clave da tonalidade menor e quando aparecer o intervalo você adiciona o acidente. Não tem nada de mais você usar um sustenido na nota Ré pra escrever uma frase em Mi menor harmônico, por exemplo. E se você escrever a frase em Mi menor melódica, então precisa usar mais um acidente do Dó, passando pra Dó sustenido. Veja que nem o D# e o C# estão na armadura de clave.
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The Jedi Master Veterano |
# jul/10
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Humm, mantém-se a clave do tom e usa-se acidentes ocorrentes quando necessário.... é isso? grato
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LeandroP Moderador |
# jul/10
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The Jedi Master
Perfeitamente ;)
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The Jedi Master Veterano |
# jul/10
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Valeu amigo!
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atmospherick Veterano |
# jan/12
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Pessoal eu elaborei um texto explicando armadura de claves mas eu queria que alguém com mais experiência desse uma lida para fazer criticas/sugestões
quem se interessar em avaliar ou até mesmo em aprender em como me passar o e-mail por favor ?
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