Dúvida com esta cifra analítica: viiº

    Autor Mensagem
    The Jedi Master
    Veterano
    # mai/10


    Olá amigos,

    estou estudando e me divertindo muito com esat fórmula de montar progressões de acordes (link abaixo). Claro, esta fórmula não é completa, mas está me ajudando um monte.
    Mas estou com uma dúvida... acessem o link abaixo, e na animação em Flash avance umas três telas. Aparece esta cifra analítica: viiº... ou seja, como está em letra minúscula é uma cifra em modo menor... então, no caso de eu estar no tom de C Maior, a viiº não seria Bº... mas Bºm que eu saiba não existe... viiº por acaso seria, no tom de C Maior, isso: Bm7(b5) ??
    Grato

    http://www.jazzbossa.com/teoria/aulas/57.progressoesharmonicascomuns.h tml

    Freddie Freeloader
    Veterano
    # mai/10 · Editado por: Freddie Freeloader
    · votar


    É só uma tríade diminuta mesmo.Está em letra minúscula por causa da 3ª menor,e a ° indica a 5ª diminuta.

    http://www.jazzbossa.com/teoria/aulas/44.algarismosromanos.html

    The Jedi Master
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Valeu... e a resposta estava no mesmo site... hehehe
    Obrigado

    The Jedi Master
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    então, só para tirar todas as dúvidas, viiº no tom de C maior, é mesmo Bº ?
    é isso né ?

    Freddie Freeloader
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    The Jedi Master
    É issaê.

    rafaelkeyboard
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: rafaelkeyboard
    · votar


    esse assunto é muito interessante

    Viniciuz
    Membro Novato
    # fev/14
    · votar


    Estou estudando harmonia, e um dos exercicios é construir escalas em todas as tonalidades, seguindo o ciclo das quintas, usando armadura da clave, acidentes locais e a cifra analítica e prática.

    Estou em dúvida de como estudar cifra analítica e prática, pesquisando sobre cifra analitica encontrei isso:

    A cifra analítica, pra quem não sabe, é o uso de algarismos romanos para representar as funções da harmonia.Serve como fôrma, e ajuda muito o músico numa situação em que tenha que modular o tom

    Ok, isso é simples, porem queria uma forma eficiente para estudar na prática mesmo, ali com o instrumento em mãos, quero sair um pouco do papel.
    Alguem?

    Ah! e mais uma dúvida, não sei se estou sendo muito impaciente, mas quando já poderei criar progressões? estudar os modos gregos é uma parte importante disso?

    JotaEmidio
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Viniciuz

    ...Ok, isso é simples, porem queria uma forma eficiente para estudar na prática mesmo, ali com o instrumento em mãos, quero sair um pouco do papel.
    Alguem?
    Ah! e mais uma dúvida, não sei se estou sendo muito impaciente, mas quando já poderei criar progressões? estudar os modos gregos é uma parte importante disso?

    _______________________________________________________

    Sabe o que é campo harmônico e qual a função de cada acorde dentro dele? Sabe formar os acordes com as notas das escalas?
    Procure estudar isso e parte das suas dúvidas serão resolvidas.

    Viniciuz
    Membro Novato
    # fev/14
    · votar


    JotaEmidio

    Sabe o que é campo harmônico e qual a função de cada acorde dentro dele? Sabe formar os acordes com as notas das escalas?
    Procure estudar isso e parte das suas dúvidas serão resolvidas.

    ______

    Sim, isso eu já dominei, as funções fortes, meio-fortes e fracas, já tenho conhecimento sobre os acordes menores, maiores, com sétima, sétima maior, menor com 5 diminuta e o meio diminuto, já fiz a escala no ciclo das quintas e quartas, tenho noção daquela estrutura TTSTTTS.

    Ja faz um bom tempo que dominei tudo isso, porem estou estudando o livro Harmonia & Improvisação vol.1 do Almir Chediak, e estou vendo o assunto um pouco mais a fundo, e o que me fez usar esse tópico foi o fato de ainda não ter uma naturalidade com o instrumento para criar progressões e ter mais naturalidade na prática em assuntos que já dominei, por isso queria um exercício legal da cifra analítica/pratica, ou algum exercício que possa me ajudar nisso.

    E quero dominar logo essa escala maior para poder partir para as menores, enquanto não dominar, não poderei continuar com os estudos.

    dom de Deus
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Viniciuz


    No meio do ano de 2013 comprei os o livro Harmonia & Improvisação vol.1 e o vl 2

    E comecei a estudar Harmonia & Improvisação vol.1

    Então eu tava olhando o fórum de teclado e alguém tinha ressuscitado o tópico sobre o dicionario de acorde de Almir Chediak, e aproveitei e perguntar se era necessário esdudar o dicionario de acorde antes dos Harmonia & Improvisação. Ai me disseram que não precisamente, mas que se eu adquirisse o seguinte dicionario de acorde não me arrependeria!

    comprei e com certeza não me arrependo.

    o seguinte dicionario tem mais de centenas de exercícios práticos de encadeamentos de acordes. ótimo começo pra aprender sequências harmônicas. Não é tudo, mas um grande começo e o resto vem com o tempo e com a prática constante.
    já comecei a usar na realidade do dia a dia os benefícios que esses livros me ajudou e está ajudando a conquistar.

    Viniciuz
    Membro Novato
    # fev/14
    · votar


    dom de Deus

    Interessante amigo, mas para que exatamente serve esse dicionário? quando comecei a estudar formação de acordes e vi aquele sistema CAGED, percebi que entender a estrutura é o ponto chave, ou seja, não é necessario memorizar acordes e acordes, você precisa apenas entender a dinâmica e logo vai entender a escala partindo do Mizão e andando por todas as casas de cada corda, tendo notas que se equivalem.
    Sentir isso já é suficiente para ter naturalidade na formação e modificação dos acordes, já que assim voce montar, desmonta, acrescenta e modifica do jeito que quiser.

    Mas por ser do Almir Chediak significa que vale muito a pena, depois vou dar uma olhada, fiquei curioso com esses exercícios.
    Muito obrigado.

    dom de Deus
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Viniciuz

    quando via o pessoal dizendo sobre dicionario de acorde, pensava comigo acorde eu vejo no dicionario do cifra club, Mas estava enganado não é um mero dicionario que mostra só as posições. Ele mostra caminhos pra vc usar os acordes aprendido. Muitas pessoas que tem noção de formação de acorde tem esse dicionario, por mais que saibamos montar os acorde sempre tem alguém que nos apresenta um desenho no qual nunca tocamos ou nunca pensamos e nos surpreendemos com a sonoridade do mesmo por ser de um excelente, bom de se ouvir. O dicionario apresenta tudo isso e ainda passa exercícios para utilizar alguns desses acordes. A ainda mostra os acordes que são mais usados pela maioria grivado com asterístico * e também apresenta alguns menos usado sem os asterístico. E também ensina como movimentar os acordes sem se locomover muito, fazendo encandeamento de acordes buscando acordes próximos a região.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida com esta cifra analítica: viiº