Dúvida com esta cifra analítica: viiº

    Autor Mensagem
    The Jedi Master
    Veterano
    # mai/10


    Olá amigos,

    estou estudando e me divertindo muito com esat fórmula de montar progressões de acordes (link abaixo). Claro, esta fórmula não é completa, mas está me ajudando um monte.
    Mas estou com uma dúvida... acessem o link abaixo, e na animação em Flash avance umas três telas. Aparece esta cifra analítica: viiº... ou seja, como está em letra minúscula é uma cifra em modo menor... então, no caso de eu estar no tom de C Maior, a viiº não seria Bº... mas Bºm que eu saiba não existe... viiº por acaso seria, no tom de C Maior, isso: Bm7(b5) ??
    Grato

    http://www.jazzbossa.com/teoria/aulas/57.progressoesharmonicascomuns.h tml

    Freddie Freeloader
    Veterano
    # mai/10 · Editado por: Freddie Freeloader
    · votar


    É só uma tríade diminuta mesmo.Está em letra minúscula por causa da 3ª menor,e a ° indica a 5ª diminuta.

    http://www.jazzbossa.com/teoria/aulas/44.algarismosromanos.html

    The Jedi Master
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Valeu... e a resposta estava no mesmo site... hehehe
    Obrigado

    The Jedi Master
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    então, só para tirar todas as dúvidas, viiº no tom de C maior, é mesmo Bº ?
    é isso né ?

    Freddie Freeloader
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    The Jedi Master
    É issaê.

    rafaelkeyboard
    Veterano
    # nov/11 · Editado por: rafaelkeyboard
    · votar


    esse assunto é muito interessante

    Viniciuz
    Membro Novato
    # fev/14
    · votar


    Estou estudando harmonia, e um dos exercicios é construir escalas em todas as tonalidades, seguindo o ciclo das quintas, usando armadura da clave, acidentes locais e a cifra analítica e prática.

    Estou em dúvida de como estudar cifra analítica e prática, pesquisando sobre cifra analitica encontrei isso: