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Teimoso Veterano |
# mai/10
Tem como criar mais que uma Harmonia para uma mesma Melodia???
Tem algum exemplo???
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kiki Moderador |
# mai/10 · Editado por: kiki
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até onde eu sei, é possivel variar a harmoia, complicar mais ela, criar dissonancias, mas não mudar ela totalmente. a sua essencia tem que ser mantida.
isso, claro, se estivermos falando de harmonia tradicional. voce pode propor criar uma cara nova, ou algo assim, criar algo totalmente dissonante...
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Stalingrado Veterano
![Melhor Guitarrista Rock 2012](/img/trofeu-guitarra-2012.gif) |
# mai/10
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Teimoso Éxiste sim, cara. Não tenho nenhum exemplo pra te dar agora, mas faça um teste: crie uma melodia bem simples e teste os vários acordes do campo harmônico em cima dela. A mesma melodia vai ter uma "intenção" totalmente diferente da outra.
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Freddie Freeloader Veterano |
# mai/10
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Um melodia tem várias possibilidades harmônicas.O q vc tem q levar em conta é q no sistema tonal qualquer melodia já tem um um sentido harmônico implícito nela,pq a relação tensão/repouso entre a dominante a tônica (base da harmonia tonal) já existe dentro da escala q originou essa melodia.É a forma como essa relação se estabelece na melodia q vai dar essa essência q precisa ser mantida.
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The Root Of All Evil Veterano
![Melhor Guitarrista Erudito 2009](/img/trofeu-guitarra-2009.gif) |
# mai/10
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Sim.
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Alvaro Henrique Veterano |
# mai/10
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É o que o Tom Jobim fazia o tempo todo: mudar a harmonia.
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Teimoso Veterano |
# mai/10
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Freddie Freeloader
Então a melodia já nasce com a Harmonia!!!!
Então em uma melodia que esta cifrada corretamente mas "meio pobre" a unica coisa a se fazer e "encrementar" umas notas????
A Harmonia nasce e morre com a melodia???!!!
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Alvaro Henrique Veterano |
# mai/10
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Cara, depende. Tem melodias e melodias.
Quer um exemplo: veja o Brasileirinho, de Waldyr Azevedo. A melodia em diversos trechos não passa de um acorde arpejado. O início mesmo é um lá maior. Aí não tem muito a fazer, taca um lá maior mesmo. Dá pra enfiar 9a, 6a, 11a, etc., mas é lá maior mesmo, não tem jeito.
Mas veja Garota de Ipanema. A melodia se move mais por graus conjuntos, quando há mudanças de nota elas são quase sempre ornamentações de uma nota-base (bordaduras, escapadas, notas de passagem, etc.), aí pra essa nota você pode acompanhá-la com uma possibilidade muito maior de acordes. Tanto que logo no começo, pra uma melodia com as notas sol e mi, Tom Jobim atribuiu um acorde de fá maior (fá lá dó, sem sol e sem mi).
Ou seja, depende.
Mas, em geral, a lógica é o contrário da que você pensou: no sistema tonal, a melodia é subordinada à harmonia, não o contrário. Porque a essência do sistema tonal reside em relações harmônicas pré-estabelecidas, em especial na luta entre tônica e dominante, que representam bem e mal, claro e escuro, bonito e feio. No sistema tonal só se é Corinthians ou Palmeiras.
Não por acaso, Tom Jobim compõe não no sistema tonal, mas numa mescla de sistema tonal com modal, portanto num sistema em que a essência não está em relações harmônicas pré-definidas. Aqui você pode ser Corinthians e pode ser Palmeiras, mas também pode ser Santos, São Paulo, Portuguesa...
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