Autor |
Mensagem |
angus.young1991 Veterano |
# abr/10
Olá pessoal, queria saber se no guitar pro, quando abro a parte de escalas, se eu posso pegar qualquer nota de lá e montar a escala Por exemplo:
e---------------------------------3-5-7------------------- B---------------------------3-5-6------------------------- G---------------------2-4-5------------------------------- D---------------2-3-5------------------------------------- A---------2-3-5------------------------------------------- E---1-3-5-------------------------------------------------
Essa seria a escala maior, que eu peguei vendo lá no GP agora queria saber se ela está certa, pois como aprendi sozinho a tocar, só vendo coisas aqui no fórum e nbo resto da net, e sou melhor em prática do que em teoria, queria saber isso! Se puderem me ajudar, eu agradeço! ^^ Até!
|
Caio Gomes Veterano |
# abr/10
· votar
Mais ou menos... ela tá em Dó mas começa em Fá e não completa 3 oitavas (não sei se é regra, completar oitava). Podemos dizer que é quase um lídio de Dó.
|
Mauvado Veterano |
# abr/10
· votar
isso são todas as notas naturais da primeira "parte" do braço
|
# abr/10
· votar
então, é que não sei nada sobre teoria! se pudessem me falar algum site ou apostila que ajude a aprender tipo intervalos, tom e semi-tom, acidentes, oitava... já dei uma boa pesquisada por aqui e tudo que eu achava eu não entendia nada =/ até!
|
dom de Deus Veterano |
# abr/10
· votar
angus.young1991
uma apostila boa aqui; http://www.scribd.com/doc/6868817/Apostila-de-Violao-MVHP
|
# abr/10
· votar
Valeu cara, vou dar uma olhada aqui! =]
|
# abr/10
· votar
me falem uma coisa: toda escala tem que terminar na mesma nota que começou? por exemplo: tal escala é em C. Aí ela começaria na nota C de alguma casa e subiria ou desceria até chegar em outra nota C, mas em outra corda. Isso seria uma escala certa? e esse negócio de oitava, seria isso tb? pegar uma nota, ex. D, e chegar em outra nota D em outra corda?
Outra coisa, eu peguei a mesma escala em C e comecei em C e terminei em C. Ela então está certa né?
e------------------------------------------------------ B---------------------------------10-12-13------------- G-------------------------9-10-12---------------------- D-----------------9-10-12------------------------------ A---------8-10-12-------------------------------------- E-8-10-12----------------------------------------------
vlw pessoal, vcs estão ajudando bastante =]
|
Caio Gomes Veterano |
# abr/10
· votar
Vou tentar explicar no geral.
Uma oitava é isso aqui:
1 2 3 4 5 6 7 8 C D E F G A B C
Ok. Uma escala TEM que terminar na nota onde começou, na teoria. Porém no braço do instrumento eu creio que não precisa, basta que a nota esteja na escala e ela é aceita.
A escala que você demonstrou está correta, porém ela não é tão versátil quanto:
e---------------------------4-5-------------------------- B-----------------------5-7------------------------------ G-----------------4-6-7----------------------------------- D-----------4-6-7----------------------------------------- A-----4-5-7----------------------------------------------- E-5-7----------------------------------------------------
ou
e-----------------------------5-7-9----------------------- B-----------------------5-7-9----------------------------- G-------------------6-7----------------------------------- D-------------6-7-9--------------------------------------- A-------5-7-9--------------------------------------------- E-5-7-9---------------------------------------------------
|
# abr/10
· votar
então, eu posso fazer um shape, acho que chamam assim, de qualquer jeito? Mesmo não terminando na mesma nota que começou?
|
Mauvado Veterano |
# abr/10
· votar
para ser chamado de escala tem que completar ao menos uma oitava. mas eu acho que não é necessário terminar na mesma nota (quase certeza)
|
# abr/10
· votar
beleza pessoal! já tirei minhas dúvidas, vcs ajudaram bastante! vou até deixar anotadas as explicações! hehe flw!
|
Caio Gomes Veterano |
# abr/10
· votar
angus.young1991
Exato.
Mauvado
Esclarecer melhor:
Uma escala tem que completar uma oitava (acho que terminar aonde começou é mais abrangente, pois temos pentatônica, hexafônica, etc).
PORÉM, no braço do violão não é necessário um shape termina com a tônica.
|
# abr/10
· votar
ah sim, então na teoria a escala tem que terminar na mesma nota que começou, mas quando tocar não blza! até!
|
# abr/10
· votar
pessoal, mudando de assunto, alguém poderia me mandar a tab CERTA da música little lover do ACDC?
|