como aplicar dissonacia

    Autor Mensagem
    dunhaquetedunhaquete
    Veterano
    # abr/10


    ola pessoal do forun me cadastrei aqui por que muita gente me recomendaro esse site eu toco violao a 6 meses estou tocando ate bem mais estou com muitas duvidas porisso mes cadastrei nesse forun minha duvida e dissonancia eu queria aprender aplicalas por explo eu estava olhando uma cifra ai a musica tava em D dai o cara aplicou DF# como ele sabia que DF# ia bater na musica eu acho que isso tem regras poriso espero que me de uma resposta e me tire essa duviads grato

    luquinhas12
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    dunhaquetedunhaquete

    eu num intindi o que vc falow rs

    papillon
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    ?8¿?*#?

    Loues
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: Loues
    · votar


    dunhaquetedunhaquete

    Cara, isso aí que tais falando deve ser D/F# (se lê ré com baixo em fá sustenido), e nada mais é do que uma inversão do acorde de ré.

    Dissonância seria o oposto de consonância, sabe? Notas consonantes tocadas ao mesmo tempo fazem um som "agradável", ou "redondo, fechado, liso"; enfim, o nome que você quiser... Já as notas dissonates, quando tocadas juntas podem gerar uma certa tensão, um som mais "áspero, arranhado"...

    É meio difícil descrever em palavras essas impressões...
    Dissonância também é algo subjetivo, depende do contexto, da pessoa que ouve, etc...

    Tu vai achar bastante coisa na busca, se procurar bem... se não achar, continue perguntando...


    Ah, e só mais uma coisa, tenta escrever de um jeito mais legível daqui em diante... e bem vindo ao FCC!

    Juneba
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    dunhaquetedunhaquete, para você aprender a colocar as dissonãncias, estude harmonia, por que existem alguns tipos, como adicionar notas as triades, mudar o baixo do acorde, tritonos..
    é um mundo bastante complicado, estude nessa ordem, escalas, formação de acordes. ai você procura umas progressões para cada estilo como por exemplo, como por exeplo notas com sexta, caem muito bem no blues, e usam uma escala propia chamada de pentatonica com blues note. enfim, é bastante complexo, no forum de guitarra tem bastante coisa sobre harmonia, mais que aqui no de violão e você pode usar a harmonia de guitarra no violão.

    dunhaquetedunhaquete
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    VCS NAO ENTENDERO O QEU EU FALEI VOU TENTA EXPLICAR MELHO TIPO ASSIM O CARA TA TOCANDO RE AI ELE VIU QUE TAVA MUITO SIMPLES E JOGOU UM RE COM FA# COMO ELE SABIA QUE F# IA BETER COMO RE ISSO DEVE TER ALGUMA REGRA ISSO QUE EU QUERIA SABER APLICAR ESSES ACORDES

    Andy TheCatSp
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    dunhaquetedunhaquete
    cara, isso vem com o tempo, com a percepção auditiva...
    eu percebi isso. quando comecei a tocar, me perguntava o mesmo, mas de uns tempo pra cá, comecei a "aprender" a colocar uns acorde dissonantes nas harmonias que eu pego.
    isso vem com o tempo, seu ouvido vai se acostumando, vai pegando as manhas, e a hora certa de fazer.

    Caio Gomes
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: Caio Gomes
    · votar


    dunhaquetedunhaquete

    Calma amigo. Isto se chama de inversão de acordes e a única coisa que F# tem a ver com D é porque é a terceira de D.

    D E F# G A B C# D


    Existem três inversões:

    1ª = coloca-se a 3ª no baixo
    2ª = coloca-se a 5ª no baixo
    3ª = coloca-se a 7ª no baixo


    As inversões não são usadas para caracterizar necessariamente o acorde que se está tocando, e sim para haver uma progressão harmônica.


    Você não deve se preocupar se não compreender isto agora, pelo visto é iniciante então preocupe-se com formação de acordes primeiro.


    OBS: Da próxima vez utilize pontuação, assim o pessoal vai compreender e não vai encher o tópico com posts desnecessários.

    dunhaquetedunhaquete
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    obrigado pela resposta CAIO GOMES mas eu estou com duvida ainda em dissonancia eu queria aplicalas em uma musica simples tipo se o acorde comesa em C que dissonancia devo aplicar por favor caio gomes me passe essas regras

    se for possivel passe seu msn para gente conversa melhor

    brigado pela resposta util

    Caio Gomes
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: Caio Gomes
    · votar


    dunhaquetedunhaquete

    Então... é como eu disse, tem de ir aos poucos. Isso já é uma parte da harmonia um tanto avançada. Para compreender primeiro comece por harmonia tonal (compreendendo formação de acordes e campo harmônico), e ai passe para harmonia modal e você terá uma visão mais abragente sobre dissonância.

    Não tem como eu te explicar tudo em um post porque é um assunto muito extenso e requer uma compreensão minuciosa. Então procure na busca sobre formação de acordes e campo harmônico, não deixe também de ler livros, apostilas. Basta querer.


    Apenas para esclarecer:


    Harmonia Tonal:

    C D E F G A B


    Está é a escala maior de Dó. Campo harmônico são tríades ou tétrades formadas apenas pelas notas da escala.


    C Dm Em F G Am Bº


    Este é o campo harmônico de Dó maior. Regras:

    1º, 4º e 5º graus sempre serão maiores.
    2º, 3º, e 6º graus sempre serão menores.
    7º grau sempre será diminuto.


    O campo harmônico é um campo ou pode ser tocada todas os acordes entre si pois não haverá dissonância, pois são formados pelas mesmas notas da escala (Dó maior).

    Não há dissonância, porém existe uma coisa chamada tensão. E para aplicá-la corretamente deve-ser compreender o que é tônica, subdominante e dominante:

    Tônica: Função de relaxamento/repouso. Proporcionado pelo I. III e VI são graus substitutos, porém possuem função fraca.

    Dominante: Função de tensão. Proporcionado pelo V. VII é substituto, porém com função meio-forte. (Se não me engano III também é substituto).

    Subdominante: Função de preparar tensão. Proporcionado pelo IV. II é substituto, porém com função meio-forte. (Se não me engano VI também é substituto).




    Acho que isto é o suficiente para iniciar. Lembrando que para melhor compreensão é preciso saber formação de acordes.

    dunhaquetedunhaquete
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    caio gomes essas regar ai eu ja sei tudo mais eu nao entendi como os caras fais para aplicar uma disonancia que vai bater com o prosimo acorde avezes eu ate aplicos umas dissonancia de ouvido mais eu quero aprende essas regrinhas harmonia tonal e modal eu ja aprendi faz tempo entao se puder me dar uma explicaçao de como aplicar essas regrinha ficarei grato

    Juneba
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    ué cara, você ja foi respondido.
    isso tá na parte de progressão, e a inversão nada mais é do que uma inversão para provocar tensões, isso vem de quem está compondo, mudar uma harmonia não é fácil não, tem de estudar bastante.

    Caio Gomes
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    dunhaquetedunhaquete
    Juneba

    Isso ae :].


    Se você já sabe harmonia tonal e modal então é simples:

    Fatores: Acorde seguinte na progressão, notas destes acorde, escala, notas evitadas, notas de tensão e relaxamento.

    Existem vários tipo de progressão: Por terça menor, maior, tom, quarta. Ascendente, descente. Utilizar subv7, II cadencial, aem, escala diatônica.


    Agora me fala: Da pra aprender isso em um dia? Claro que não. Muito menos em um post. Então você tem que procurar, é só querer aprender e correr atrás dos estudos.

    dom de Deus
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    dunhaquetedunhaquete


    toco a pouco tempo e estou na luta ainda lendo muito!

    aqui no forum tem muita coisa boa pra estuda , se fusá vc acha! e não adianta ter pressa!

    bom estudo!

    caxx
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Caio Gomes
    Se você já sabe harmonia tonal e modal então é simples:[i][/i]
    Ninguém sabe "Harmonia" completamente, não tem jeito tem estudar mais...

    caxx
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    dunhaquetedunhaquete
    Olha compahneiro Música não é matemática nem qualquer outra Ciência Exata ( Nada contra...) é acima de tudo: sentimento, dedicação e estudo. O que se aplica à um tema, as vezes não se aplica a outro

    xavy
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    bem, ele usou esta nota pq percebeu que para a harmonia iria cair bem e embelezar a seqüência pretendida;

    tipo de D para G pode se usar essa nota que fica legal e de G para Em também, mas ela não pode ser considerada dissonante naum... pois o F# pertence a formação do acorde natural de D, apenas se usou a 3ª no baixo (inversão "Caio Gomes explicou muito bem logo acima")... com o tempo tu vai entender melhor...

    boa sorte...

    luquinhas12
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Não tem regra digamos

    pelo que entendi,numa apostila que li,de um amigo aqui do forum,o thiagoguitar,existem as inversões de acorde
    Se vc está tocando ré,vc pode inverter o baixo,com a 3ª,5ªou 7ª nota da escala

    D E F# G A B C#D
    1 2 3 4 5 6 7 8
    se quiser inverter o baixo na terceira,tornaria-se um ré com baixo em fá sustenido,entendeu?
    SE quisesse inverter na quinta,ré com baixo em lá,e,na setima,ré com baixo em dó#
    sacou?

    craken
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: craken
    · votar


    depende do tom da música que está sendo tocada.
    o D/F# pode ser usado melhor se o tom da música for G. Outros tons utilizam o acorde de D, mas se você colocar essa inversão não vai soar bem. Ela não caberia por exemplo no D. Para aplicar as inversões corretamente você tem que estar ciente do tom da música.

    AFSVilela
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    craken
    o D/F# pode ser usado melhor se o tom da música for G. Outros tons utilizam o acorde de D, mas se você colocar essa inversão não vai soar bem. Ela não caberia por exemplo no D.

    Não é isso, não. O D/F# pode muito bem ser utilizado na escala de D. Por exemplo, em uma preparação de D para G, ou de G para Em. Não fica bom apenas para utilizar como tônica (ao meu ver).

    dunhaquetedunhaquete
    Uma boa forma de saber como aplicar algumas inversões é partindo do princípio de que você quer manter uma progressão no baixo. Por exemplo, vou ilustrar com uma sequenciazinha de acordes bem conhecida: D D7 G Gm D A7 D.

    Se você quiser melhorar um pouco isso, pode simplesmente aplicar inversões nos baixos, ficando como a seguir: D D/C G/B Gm/Bb D/A A7 D.

    Repare como o baixo foi descendo (D, C, B, Bb, A) e nenhuma dissonância foi aplicada, apenas inversão dos acordes utilizados anteriormente.

    dom de Deus
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    AFSVilela


    achei legal a explicação, dpois vou experimenta essa sequencia sua ai .


    conheço essa aqui que é legal pra caramba no dedilhado;
    C, Em/B , Am , C7, F , Am/E , Dm7

    ou;
    E ,Am, Am/G ,F, G,C

    ``tem uma musica que coloquei uma iverção no ré ficou muito da hora´´


    dunhaquetedunhaquete


    acrdito que um pouco seja gosto pessoal. vai tentando se achar bom deixa a inverção!

    Caio Gomes
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    caxx

    Agora me fala: Da pra aprender isso em um dia? Claro que não. Muito menos em um post. Então você tem que procurar, é só querer aprender e correr atrás dos estudos.

    Digamos que eu fui um tanto quanto irônico, pitada de sarcasmo e auto contestável :].


    AFSVilela
    Uma boa forma de saber como aplicar algumas inversões é partindo do princípio de que você quer manter uma progressão no baixo.

    EXATAMENTE isso!


    O papel da inversão no baixo é de preparação para o acorde seguinte.

    dom de Deus
    C, Em/B , Am , C7, F , Am/E , Dm7

    Essa tá meio desarmônica, mudei um pouco:

    C Em/B Am G/D F G C

    O G/D foi que pelo que entendi o C7 era para ter função de tensão, o que é impossível. Duas coisas:

    - Lá está com função de subdominante fraca.
    - Dó está com função de tônica.

    Para não estender muito, passa para a quarta preparar a quinta e resolver na tônica.

    E ,Am, Am/G ,F, G,C

    Começou errado, está no tom de dó, mi é menor.

    caxx
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Caio Gomes
    É que aparece cada figura...Que falando diretamente os caras ainda querem atalhos... Valeu man, eu te entendi.

    Loues
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Caio Gomes
    A progressão do cara não estava errada. O que é uma progressão errada? As únicas notas erradas são aquelas que você não quer tocar...

    E outra, quando se usa as notas do dó maior, o tom também pode ser lá menor. A dominante no tom de lá menor, é mi maior (experimente as sequências: [Em, Am] e [E, Am]; a última funciona melhor como um V->I). O mi maior também se mistura com as notas do dó maior em músicas com um "sotaque" espanhol, onde é usado como tônica e sobreposto ao dó frígio...

    dom de Deus
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    AFSVilela


    expirimentei os acorde , muito bom!

    não vi na hora porque eu não sabia os acordes
    eu sabia o G/B e o D/A

    Caio Gomes
    olhe as proguesões por outro ponto de vista.

    valeu.

    Caio Gomes
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Loues

    Sim, exatamente, para isto existe acorde de empréstimo modal. Mas realmente não está errado, é que na hora que vi fiquei apenas reparando entre Em e E.

    dom de Deus
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Caio Gomes
    Loues

    as inverções é muito da hora, dá um brilho e tanto na música!

    não sei mexe muito bem com isso ainda!

    dom de Deus
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    devagar chego lá

    Loues
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Caio Gomes
    Normal, é que tudo na verdade depende do contexto, não dá pra dizer qual é melhor na verdade, são apenas diferentes...

    dom de Deus
    Com certeza, são bastantes possibilidades pra explorar, dá pra montar idéias bem legais...

    Também não sei muito das regras de como usar, isso deve ter bem explicado em livros sobre harmonia. Mas sempre vale experimentar bastante coisa nova! (a única desvantagem é que você talvez tente reinventar a roda)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a como aplicar dissonacia