[TUTORIAL] Como gravar em casa seu violão com pouco equipamento

    Autor Mensagem
    FreeTuto
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: FreeTuto


    Bom, a primeira coisa que eu queria falar é que a gravação não vai ser tão boa, mas dá pro gasto.

    O que você precisa:

    - Um violão de aço que pode ser tanto elétrico como ACÚSTICO (não tente nylon, pois ja tentei e fica uma porqueira).

    - Um microfone de lapela (uso da clone olha a foto aquie: http://img.mercadolivre.com.br/jm/img?s=MLB&f=96513951_2004.jpg&v=E, é simples e dá muito bem gravar, além de tudo é barato).

    - Um computador com placa de som e Audacity instalado


    Como fazer:

    Ligue o microfone e introduza-o pelo boca do violão. Abra o Audacity e selecione a opção Microfone como padrão de gravação, deixei com volume em 0,5.

    Precione o botão de gravar e toque, logo em seguida pressione o botão de parar, amarelo.

    O som irá ficar baixo, selecione sua gração e clique em Efeitos depois em Amplificar, vá aumentando até ficar mais ou menos assim: http://img180.imageshack.us/img180/8576/44339631.jpg.

    Ainda selecionado a gravação, vá em efeitos e depois em equalização e deixe mais ou menos assim o gráficou ou como lhe agradar e dê OK: http://img22.imageshack.us/img22/4135/20932022.jpg .

    Pronto, basta exportar no formato desejado ou gravar a voz.

    O resultado que obtive (obs: não sei tocar muito bem) foi essse: http://www.megaupload.com/?d=ND3J4GM0

    DÁ PRA FICAR MUITO MELHOR SE VOCê SOUBER TOCAR BEM, JA FIZ COM MEU COLEGA TOCANDO FICOU BOM, COMIGO NEM TANTO POIS NÃO TOCO TANTA COISA só fiz um Bm, G, D, A.

    kiki
    Moderador
    # mar/10
    · votar


    (não tente nylon, pois ja tentei e fica uma porqueira).

    parei aqui


    brincadeiras à parte, nylon é muito mais complexo pra gravar mesmo...

    FreeTuto
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: FreeTuto
    · votar


    parei aqui


    brincadeiras à parte, nylon é muito mais complexo pra gravar mesmo...



    É mesmo, eu tinha um nylon aqui e nunca ficava bom... Agora com nã ofica também bom mas já fica mais "ouvível".

    Outra, não postei no forum de home studeio por não ser A gravação mas se quiserem mover!...

    kiki
    Moderador
    # mar/10
    · votar


    de qualquer forma, acho que voce deveria dar uma pesquisada no home studio e outros sites do genero.

    colocar o microfone dentro do violao nao é a melhor opção.

    T-Rodman
    Veterano
    # mar/10 · Editado por: T-Rodman
    · votar


    kiki, faz parte vários modos e testes de gravação.
    Quando se tem pouco orçamento, você usa o que tem na mão.
    Eu já usei gravador WAV do windows e microfone Creative pra gravar sons. Depois fiz um cabo e liguei a caixa de som multi-uso no PC. Com o tempo comprei uma Fast track simples e comecei a gravar com o Audacity (porque nessa época já existia, rs).
    Usei o Audiobox USB da Presonus, comprei um Macbook e fui parar nas interfaces Firewire - Presonus Firestudio Project.
    É tudo assim, rs, step by step.

    o mais engraçado é que na época do gravador WAV e cubo multi-uso, eu gravei um CD com umas músicas que eu tinha escrito, fiz uma tiragem de 50 cópias e dei para os meus amigos, com capa e tudo. Hoje em dia, tô juntando as parafernálias do meu home-studio e cada dia que passa eu fico mais chato com o que eu produzo, tanto que não terminei de fazer minha trial de 10 ou 12 músicas que eu vivo regravando por nunca achar que está bom.

    E se de um lado, quando a gente vai tendo disponibilidade financeira, os briquedos mudam, rs.

    Mas a idéia é essa mesmo. Usa o que tem, compra quando pode.

    amplexos

    T.

    xavy
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    tô usando sabe o quê galera? meu mp3 rsrs prendo ele na boca do violão "o velho claro, no novo nem pensar" rsrs ou de frente da boca... depois vou pro computador e transformo em mp3... pronto! tenho uma base do jeito que queria( eu mesmo fiz rsrs ) pra treinar solos...

    mas ainda compro um ampli e uma ad -3 boss!

    Abrass

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a [TUTORIAL] Como gravar em casa seu violão com pouco equipamento