Segundo violão: aço ou nylon?

    Autor Mensagem
    M.Batalha
    Veterano
    # mar/10


    Boa noite galera! Seguinte, de uns dias pra cá resolvi comprar um segundo violão. Ocorre que comprei meu primeiro violão às cegas. Um pouco pelo preço, um pouco pela cor, um pouco pelo acabamento, beleza, etc e acabei comprando um Eagle GL 36 YB eletroacústico. No início, tudo era lindo, mas depois vc começa a ficar exigente com altura do som, timbre, etc. Logo, comprei um amplificador mas ainda não fiquei satisfeito. E por último, seguindo uma sugestão daqui do fórum, troquei por conta própria as cordas 0,10 (que já estavam em uso há uns 6 meses) para 0,11, ambas de aço da D'dário. Pôxa, não sei se é por que as cordas são mais grossas, mais novas, mas o som ficou muito legal. Ficou até mais fácil de fazer pestanas, pois antes estava muito duro. Estou até gostando de como ficou o violão.

    Antes disso, estava decido a comprar um segundo violão um Crafter de aço (SM Rose), muito lindo, som excelente por R$ 2.300,00 ou um Yamaha CPX 900 também nessa faixa de preço. Mas depois que comecei a freqüentar este fórum fiquei na dúvida de qual seria meu segundo violão.

    Estou a pouco mais de 6 meses aprendendo a tocar com professor particular o método popular com os dedos. Gosto de tocar músicas da MPB (Fábio Jr., 14 Bis, Lulu Santos, Legião Urbana, etc). Sou carioca, mas moro atualmente em Concórdia (SC) e aqui os professores têm uma influência muito grande do sertanejo, por isso também estou aprendendo tal ritmo.

    Daí a dúvida. Tenho um violão de aço que não é Top de linha, mas que o som ficou aceitável depois da troca das cordas. E agora estou pensando em não mais comprar um violão de cordas de aço partindo para um de nylon na faixa dos R$ 2.000,00. O que acham? Nylon ou aço? Crafter, Yamaha ou outra marca? Alguém pode me ajudar? Helpi-me!!!!!

    erico.ascencao
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    M.Batalha: estava decido a comprar um segundo violão um Crafter de aço (SM Rose), muito lindo, som excelente por R$ 2.300,00 ou um Yamaha CPX 900 também nessa faixa de preço

    Cara, o Crafter eu não sei bem como é, mas o Yamaha é um violão mais ou menos parecido com o seu Eagle. Claro, o Yamaha deve ser bem melhor, mas também é um violão flat e com corpo pequeno.

    Quanto à dúvida, aço x nylon, eu aconselho um aço mesmo, principalmente pelas músicas que você curte tocar. Um violão com cordas de nylon tem uma pegada bem diferente - eu, particularmente, não gosto de cordas de nylon pra fazr batidas e tudo mais.

    Bom, com R$2000 você faz miséria. Se você está com o tipo de dúvida nylon x aço, é porque precisa pesquisar e definir o que você quer mesmo.

    papillon
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    cara se eu fosse vc eu pegaria o de nylon!! hehe
    eu tenho um de aço e sinto mt falta de um violao de nylon...
    agora vc eh qm deve saber o estilo q vc quer tocar... eu digo isso pq eh sempre bom vc ter um de cada e ja q vc ja tem um de aço e curtiu o som dele dps de trocar o encordoamento axo q valeria mais pegar o nylon! pra ter mais versatilidade. mas ai so cabe a vc mesmo decidir o q vc prefere.
    com relaçao ao som do seu eagle, cara nao era pra menos q o som estivesse um tanto ruim, corda de aço 0,10 e ainda mais com 6 MESES de uso!!
    eu tenho um condor aço tbm mesma faixa de preço q o seu, eu uso 0.11 e troco no maximo estourando a cada 2 meses e gosto do som do bixinho, mas como sou guitarrista nao dou mt valor a ter um violao top!!
    fica ai entao minha opniao!
    abraço

    M.Batalha
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Obrigado pelas suas opiniões. Mas depois de ler vários tópicos - e olha que estou com tempo para isso, pois estou de férias - tenho a impressão de que todos que sugerem o violão de aço são antes de tudo adeptos primeiramente de guitarra. O que quero dizer é que a primeira opção de vcs para tocar é a guitarra e depois o violão. É só uma impressão. No meu caso não curto guitarra, sendo sempre o violão como minha primeira opção. O que ocorre que acho o som metálico do violão de aço mais atrativo, o timbre penetra na alma da gente. Mas depois de baixar alguns vídeos aulas, notei que a maioria dos professores tocam com violão de nylon e que o som também é muito legal. Quando entro em algumas lojas para testar os violões, sempre tem alguém sugerindo o violão de nylon. Papillon por que vc disse que sente falta de violão de nylon?

    AFSVilela
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    erico.ascencao
    Yamaha deve ser bem melhor, mas também é um violão flat e com corpo pequeno

    Bem, isso não é verdade para o CPX que ele mencionou. O APX sim tem o corpo igual ao Eagle dele. O CPX é um quase jumbo (levemente menor do que um jumbão mesmo) com bastantes graves e uma boa projeção.

    M.Batalha
    tenho a impressão de que todos que sugerem o violão de aço são antes de tudo adeptos primeiramente de guitarra

    Não é meu caso. Eu até já toquei guitarra, mas acabei deixando pra me dedicar ao violão, principalmente no mesmo estilo que você quer tocar. O que realmente me estimulou a mudar do nylon para o aço foi ver vídeos do Andy Mckee, Don Ross e outros fingerstylers. Percebi que o violão solo como eu tocava se parecia muito mais com o deles do que com o que normalmente se toca com nylon, além de gostar bastante do som cristalino do aço.

    Para isso, recomendo realmente um violão com captação top. É por isso que comprei o Yamaha CPX 900.

    erico.ascencao
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    AFSVilela: O CPX é um quase jumbo

    Certo, falei merda.

    papillon
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    M.Batalha
    Papillon por que vc disse que sente falta de violão de nylon?

    cara sinto falta principalmente pelo q te falei: falta de versatilidade!
    axo violao de aço bem limitado no que diz respeito a estilo musical. para o q eu toco no violao serve basicamente para riffs, blues, country...
    sinto muita falta de um dedilhado num violao de nylon (claro q no de aço tbm da pra dedilha mas para mim nao há nada como um violao de nylon com o som das unhas)
    com relação a durabilidade do encordoamento tbm... q o de aço, como nao guardo meu violao em case, tenho q trocar no maximo de 2 em 2 meses...
    e tbm por q eu ja toco guitarra.
    agora isso tudo q eu falei eh minha opniao!
    eu nao to dizendo q nao gosto de violao aço, eu adoro (ate pq tenho um), mas se pudesse teria um de cada, e se fosse pra escolher apenas um, hoje em dia, pegaria um de nylon.
    abraçoss

    papillon
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    troquei por conta própria as cordas 0,10 (que já estavam em uso há uns 6 meses) para 0,11, ambas de aço da D'dário. Pôxa, não sei se é por que as cordas são mais grossas, mais novas, mas o som ficou muito legal. Ficou até mais fácil de fazer pestanas, pois antes estava muito duro. Estou até gostando de como ficou o violão.

    agora nao consegui intender essa afirmação sua, pois as cordas 0,11 sao mais duras e dificeis de fazer pestana ao meu ver!
    abraço

    M.Batalha
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    agora nao consegui intender essa afirmação sua, pois as cordas 0,11 sao mais duras e dificeis de fazer pestana ao meu ver!
    abraço


    Primeiramente, agradeço os comentários dos colegas acima. Papillon, acredito que essa minha afirmação tenha sido precipitada. Vc tem razão quanto a questão das cordas pois 0,11 realmente são mais duras. O que ocorre é que avaliei o som da pestana entre uma corda velha (que já tinha 6 meses de uso - e muito bem usada) com uma corda nova. Lógico que as cordas velhas já não ajudavam mais em nada principalmente para fazer pestanas. Desculpem pela bobagem que falei. Falha minha.

    erico.ascencao
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    M.Batalha
    Bom, se você quiser investir num violão com cordas de nylon, tem muitas opções por aí. Duas opções que eu acho legais são o Di Giorgio Master e o Rozini Concertista, ambos com o corpo todo em madeira maciça e vêm com case.

    Will87
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    M.Batalha Amigo, sao situações opostas, na minha humilde opniao ... sao para sons diferentes... e como vc disse que gosta de um mpb, talves se for para bossa nova e tals.... seria interessantissimo comprar um violao de Nylon, e com essa grana que tem existe violao por luthier, que na minha opniao dao de 100 x 0 nos de fabrica, quanto a isso acho q todos concordariam aki ( logico excluindo os martin, taylor, takamine japao, que sao otimos) entra nesse site guitanda.com é de um luthier mto bom q esta em constante crescimento.... com seus violoes....

    bom minha opniao, se for pegar de nylon vai de luthier que com certeza o som sera mto melhor !!!!

    boa sorte

    M.Batalha
    Veterano
    # mar/10
    · votar


    Depois de alguns dias "caroçando" em lojas daqui de minha região voltei. Li algumas centenas de tópicos aqui no fórum. Algumas milhares de sugestões. Aprendi um MONTE. Acho que agora sei uns 49,75998% de madeira, uns 58,1245% de cordas, etc. Mais um pouco e viro um luthier. kkkkkk Foi mal galera! Mas o que ocorre é que quanto mais eu me intero a respeito de violões mais fico indeciso. Bem, pelo menos decidi uma coisa... quero comprar um violão de nylon mesmo em torno dos R$ 2.500 pilas. Já sei que vão me falar pra comprar num luthier, mas aqui onde moro em SC, o luthier mais próximo está há uns 500 km de distância. Então, gostaria, por gentileza, que os colegas me sugerissem entre um Crafter ou Yamaha, colocando o por que. Obrigado!

    kiki
    Moderador
    # mar/10
    · votar


    M.Batalha
    nessa faixa de preço nao faço ideia, mas acho que existem luthieres que trabalham à distancia. o alvaro henrique postou outro dia um site que vendia violões artesanais pronta entrega, devem enviar.

    e nessa faixa acho que justifica investir num bacana. e vale comprar junto um hardcase.

    M.Batalha
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Valeu Kiki!!! Obrigadão!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Segundo violão: aço ou nylon?