AndrewGotticus Veterano |
# mar/10
Possuo um livro sobre violão e no capítulo sobre intervalos consta o seguinte:
Intervalo Melódico: quando as notas são tocadas sucessivamente
Consonantes:
Uníssono: 2ª maior e menor 3ª maior e menor 4ª justa 5ª justa 6ª maior e menor 8ª justa
Dissonantes:
7ª maior e menor (e todos os aumentados e diminutos).
Intervalo Harmônico: quando as notas são tocadas simultaneamente.
Uníssono:
Consonantes:
3ª maior e menor 4ª justa 5ª justa 6ª maior e menor 8ª justa
Dissonantes:
2ª maior e menor 4ª justa 7ª maior e menor (e todos os aumentados e diminutos)
Eu gostaria de saber a justificativa prática da conceituação de uníssono, dissonantes, consonantes e como os intervalos são levados em conta para serem classificados dessas nomenclaturas. (OBS: entendo o que é maior, menor, justa, diminuta e aumentada, não precisam explanar isso)
Agradeço de já.
|
LeandroP Moderador |
# mar/10
· votar
Em música, um uníssono é um intervalo na razão de 1:1 ou 0. Dois tons em uníssono são considerados da mesma altura mas ainda podem ser percebidos como se originando de fontes diferentes. O uníssono é considerado o intervalo mais consonante enquanto que o quase uníssono é considerado o intervalo mais dissonante. O unísono também é o intervalo mais fácil de ser afinado.
Um par de tons em uníssono pode ter diferentes "cores" (timbres), isto é, vir de diferentes instrumentos ou vozes humanas. Vozes com cores diferentes, como ondas sonoras, têm diferentes formas de onda. Estas formas de ondas têm as mesmas frequências fundamentais diferindo apenas quanto às amplitudes de seus maiores harmônicos.
[fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Un%C3%ADssono ]
*****************************************************
Em música, uma consonância (do latim consonare, significando soar junto) é uma harmonia, um acorde ou um intervalo considerado estável, em relação a uma dissonância que é considerada instável. A definição mais restritiva de consonância pode ser aqueles sons que são agradáveis enquanto que a definição geral inclui quaisquer sons que forem usados livremente.
Dissonância é a qualidade dos sons parecerem "instáveis" e de terem uma necessidade aural de serem resolvidos para uma consonância estável. Tanto consonância como dissonância são palavras aplicáveis à harmonia, acordes e intervalos e, por extensão, à melodia, e mesmo ao ritmo e à métrica. Conquanto haja fatos neurológicos e físicos ponderosos, importantes para se entender a idéia de dissonância, a definição precisa de dissonância é condicionada culturalmente – definições de e convenções sobre o uso, relativas à dissonância, variam muito entre os diferentes estilos, tradições e culturas musicais. Entretanto, as idéias básicas de dissonância, consonância e resolução existem de alguma forma em todas as tradições musicais que têm um conceito de melodia, harmonia e tonalidade.
[fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Consonante ]
*****************************************************
Essas não são as minhas palavras, mas acho que pode te ajudar.
Não tinha tanto sobre música na Wikipédia como tem hoje.
|