ajuda do bertola ou de qualquer outro que entenda de lutheria?

    Autor Mensagem
    Jr lsoares
    Veterano
    # fev/10


    olá, sou novo no forum. estive procurando por tópicos que respondessem minha pergunta, mas não encontrei nenhum satisfatório.
    Comprei um eagle GL36 a 5 dias. porem percebi que suas cordas estavam um pouco altas e duras e que ao apertar a primeira e a ultima casa existia um espaço de 1,5mm entre a corda e o traste na 12 casa, o que dificulta consideravelmente minha desenvoltura com o violão. gostaria de saber dos luthiers de plantão que procedimentos tomar em relação a isso: como regular o tensor, e se deve ser com as cordas afinadas ou frouxas, se nesse violão é indicado raspar o ratilho, essas coisas...

    PS: é impossivel leva-lo a um luthier na cidade onde moro, o mais proximo fica 145 km. Mas não sou uma pessoa muito atrapalhada e creio que com o auxilio de vcs posso fazer isso sozinho.

    desde já agradeço.

    kiki
    Moderador
    # fev/10
    · votar


    Jr lsoares
    bom, o recomendavel seria levar num luthier sim, mas se voce realmente esta disposto a arriscar seu instrumento novo, é por sua conta e risco.

    primeira dica: só mexa quando tiver certeza absoluta do que está fazendo.

    o violao tem tensor?
    de uma busca no forum de guitarra, deve ter mil topicos explicando como mexer nele.
    cuidado, é a parte mais fragil. uma cagada e voce destroi o braço do instrumento!

    o rastilho depende. se tiver captador no rastilho (parece que esse modelo tem) é mais complicado.
    em violoes acusticos ou sem captação piezo vai-se lixando ele pra abaixar as cordas. nesse caso nao sei como se faz.

    dufrayer
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Não sou luthier, mas no seu caso eu iria na loja e reclamava e pediria outro violão...

    Filype
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Jr lsoares
    eu faria o que o dufrayer falou, que tipo de violão é esse que vc compra e ja vem todo fudido

    mum
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    que tipo de violão é esse que vc compra e ja vem todo fudido


    TODO INSTRUMENTO NOVO NECESSITA DE UMA VISITA AO
    LUTHIER PARA REGULAGENS.
    . Todo instrumento vem "fodido" de fábrica.

    Filype
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    mum
    meu violão memphis nunca levei a um luthier ele ja chegou bonzão
    minha guitarra que eu comprei que eu tive que mandar ajeitar o tensor.

    dufrayer
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    mum

    Mas um violão que vem com as cordas altas concerteza deve ter ficado guardado um tempão no estoque, se ele trocar por outro GL36 mais novo (na data de fabricação) ele não esteja com as cordas altas...

    Filype
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    dufrayer
    é verdade
    o tensor do violão dele deve estar altamente desrreguado

    dufrayer
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Todo instrumento vem "fodido" de fábrica.

    Errado!!! ele não vem ruim logo de fábrica, ele vem ajustado com um padrão de fábrica oque n amaioria das vezes não se encaixa com o seu estilo musical... o problema é na hora da armazenagem e no tempo em que ele vai ficar esperando um comprador... o digiorgio que eu comprei eu e uns amigos examinamos bem e ele estava com uns "ferimentos" no braço, pedimos outro digiorgio mesmo modelo estava com uma rachadura na parte de tras do braço, pedimos um terceiro esse estava bom, como um instrumento de loje deve ser....

    não é só instrumento de segunda mão que deve ser examinado não os de lojas profissionais também...

    dufrayer
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Só depois que você comprar seu instrumento bonitinho, direitinho e sem nada de errado você leva ele num luthier para ele regular da forma que a sua musicalidade desejar...

    Filype
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    dufrayer
    tu ta certo cara, é verdade que tambem vc pode deixar o violão da maneira que vc quiser, portanto que vc goste não é o que os outros gostam mas sim o q vc gosta

    mum
    Veterano
    # fev/10 · Editado por: mum
    · votar


    dufrayer
    Meu 'fodido' foi uma analogia ao que o colega disse. Ainda coloquei entre aspas e citei o que o rapaz disse. Não quis dizer que necessariamente tem que vir quebrado, riscado. O que eu quis dizer com 'fodido' foi esse padrao de regulagem de fábrica,q ue de fato, nao necessariamente é o mesmo da pessoa que comprou o instrumento, por isso é importante levar o instrumento ao luthier logo após a compra. Se o problema no violão é as cordas altas, qualquer luthier qualificado resolve. Se o problema das cordas altas for algo na construção do violão, o colega devieria ter atentado isso na hora da compra, e deve exigir a troca.

    Jr lsoares
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    cara, será que o que o luthier faz la na oficina dele seja tão de outro mundo que ninguem possa fazer em casa sem riscos.

    eu sem que ele estudou pra isso e tudo mais, mas será que é tão dificil assim regular um violão?!

    alguem ja fez isso em casa e deu certo? contem suas experiencias:

    mum
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Jr lsoares
    Não é dificil. É delicado. Você pode procurar alguns vídeos no youtube e tentar fazer. Agora, se vai ficar bom, é outra história.

    erico.ascencao
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Jr lsoares
    Aconselho a levar seu violão num luthier. Pra abaixar as cordas, provavelmente ele irá mexer no tensor, no rastilho e na pestana. No caso do rastilho e da pestana, como ele vai lixar mesmo, seria interessante aproveitar e trocá-los por peças feitas de osso, que darão um timbre melhor pro violão.

    dufrayer
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Num vale a pena gastar grana com luthier, além de que se alguém mexer no violão dele ou ele próprio mexer perde a garantia...

    mum
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Num vale a pena gastar grana com luthier, além de que se alguém mexer no violão dele ou ele próprio mexer perde a garantia

    Putz..... com certeza, melhor deixar as cordas altas até a garantia acabar. E com certeza, Pagar alguém especializado pra mexer no seu instrumento é dinheiro no lixo. Pra que chamar encanador, eletricista, pedreiro, engenheiro, pintor, etc se eu mesmo posso dar manutenção na minha casa né?

    japaubatuba
    Melhor interpretação
    Prêmio FCC violão 2008
    # fev/10
    · votar


    uma folga de 1,5 mm é muita coisa aperte o tensor até ficar pelo menos 0,5 mm

    Caio Gomes
    Veterano
    # fev/10 · Editado por: Caio Gomes
    · votar


    Pra que eu fui ler este tópico, eu estava feliz da vida até hoje. Vamos lá, agora eu preciso de ajuda.

    japaubatuba
    etodomundo

    Meu violão está com ação das cordas alta (6 mm), isto eu resolveria com lixamento do rastilho. Porém, eu andei estudando o tensor e parece que deve haver um espaçamento quando se aperta os extremos do braço (como você disse, uns 0,5 mm)... acontece que no meu o espaço é de exatamente 0 mm, logo eu teria de apertar (ou soltar?) o tensor (côncavo), porém estou receoso (novidade) pois dizem que 1/4 ou 2/4 de volta já resolve os problemas ai eu não sei se o meu problema é um violão realmente TENSO ou se eu vou fazer merda. O que tu acha?

    MMJr
    Veterano
    # fev/10 · Editado por: MMJr
    · votar


    Jr lsoares

    Eu regulo meus violoes sem problema....
    Basta usar o bom senso....E posso garantir que nao e um bicho de sete cabecas.....

    Regulagem...
    E fundamental entender como o tensor funciona.

    1. regule a curvatura do braco do violao girando o tensor para esquerda ou direita...
    Para verificar a curvatura:
    Como voce falou: presione o Mizao na primeira casa e na casa onde o braco se encontra com o corpo do vilao...verifique a distancia medindo do TOPO dos trastes 6 e 7 ate a parte de "baixo" da corda. Essa medida deve ficar em torn de 0.2 a 0.5 milimetros....

    Se a distancia estiver maior que 0.5 milimetros voce deve apertar o tensor..Gire o tensor para a direita....apenas 1/4 de volta ...o resultado pode aparecer em 15 minutos ou depois de 1 dia....Entao aconselho 1/4 de volta e esperar pelo menos 24 horas...Voce pode fazer isso com o violao afinado normalmente...
    Caso o tensor esteja muito duro de girar nao force...neste caso , entao, voce pode afrouxar as cordas e tentar girar o tensor novamente..e em seguida afinar o violao normalmente....Depois de 24 horas se a distancia entre o Topo dos trastes 6 e 7 e a parte de "baixo" da corda ainda estiver maior que 0.5 milimitros...aperte o tensor mais um pouco....(com a corda Mizao precionada na primeira casa e na casa onde o braco se encontra com o corpo simultanemente)

    Depois da curva do braco regulado e hora de verificar o Nut/pestana.....
    precione as cordas na segunda casa e observe a distancia entre o Topo do primeiro traste e a parte de "baixo" das cordas....Vece dev era observar uma distancia minima...da espesura de uma folha de papel de caderno.....Se etiver muito alto...mais que 0.3 milimetros ou muito baixo encostando no traste o nut devera ser ajustadoo....Atencao...ajustar o nut e dificil...pois e preciso ferramentas especiais e aconselho deixar alguem que entenda fazer isso..No caso um Luthier ou tecnico...Geralmente o nut vem com uma regulagem satisfatoria de fabrica.....

    Depois de regulado o braco e o nut e as cordas ainda ficarem muito altas entao vai ser necessario lixar o rastilho....retire o rastilho e lixe a base do mesmo....Vai devagar,,lixe um pouquinho..poe de volta na ponte...peo as cordas e afine o violao...se ainda nao estive bom retire e repita o procedimento.....

    Dicas....Paciencia e a chave do negocio...
    caso tenha que lixar o rastilho eu aconselho que voce compre um rastilho novo...e guarde o original intacto,,,pois ele vai servir de base para preparar o rastilho novo...e caso voce lixar o rastilho demais voce continua tendo o original intacto para servir de base para o proximo rastilho.....

    Tenha calma.. e facil de fazer tudo isso.. porem so faca depois que voce entender o funcionmento das "coisas".....

    De uma olhada nos desenhos abaixo para entender como o tensor funciona......

    E lembre-se.....
    1-Regulagem da curvatura do braco...
    2- Regulagem do Nut..este normalmente vem legal de fabrica e so deve ser mexido por alguem que realmente endenda do negocio....
    3- Regule a altura do rastilho......

    Qual e altura ideal das cordas?/
    Isso varia de acordo com o gosto de cada um....
    Uma altura que satisfaz a maioria e::::\
    Sem precionar as cordas.....
    Distancia de 3 mm do topo do 12 traste ate a parte de baixo da corda Mizona...

    e Distancia de 2 mm do topo do 12 traste ate a parte de baixo da mizinha.......

    esta distancia e legal ate para quem tem uma pegada e uma batida mais forte...e no caso de quem tenha uma batida mais leve a altura pode ser ate menor ..tipo 2.5 a 2.8 mm para a mizona e 1.5 a 1.8 para a mizinha......

    Qualquer merdidas abaixo destas com certeza o violao vai comecar a trastejar......


    De uma analisadas nos desenhos abaixo para voce entender o movimento do tensor....

    http://www.seagullguitars.com/double-action-truss-rod-adj.jpg

    http://www.sunsetstudio.net/images/trussadjust.jpg


    Tensor de braco de violao em ingles e truss rod..

    A rosca do tensor e como a de um parafuso normal...ou seja .. girando para direita voce aperta e girando para a esquerda voce solta....

    So mexa no tensor depois que voce entender como ele funciona...e nunca gire mais que 1/4 de volta de cada vez.....e caso esteja muito duro para girar nao force.....nao force... nao force.....Leve para um tecnico e/ou luthier.....

    Uma leitura para esclarecer as coisas tambem ajuda...

    http://soulfaceguitars.blogspot.com/2008/04/2-passo-da-manuteno-regula gem-do-tensor.html

    Valeu...

    Caio Gomes
    Veterano
    # fev/10 · Editado por: Caio Gomes
    · votar


    Apertei o tensor mais ou menos 45º e agora no 12º traste está um espaçamento de 5mm e quando aperto os extremos do braço ah um micro espaçamento no 5º traste. Devo continuar apertando? E o mais certo é o instrumento ficar côncavo ou convexo?

    MMJr
    Veterano
    # fev/10 · Editado por: MMJr
    · votar


    Caio Gomes

    Nao faca mais nada...leia com atencao, estude e entenda como as coisas funcionam....

    quando aperto os extremos do braço ah um micro espaçamento no 5º traste. Devo continuar apertando?

    NAO...
    Se voce precionar o mizao na primeira casa e na casa onde o braco se encontra com o corpo simultaneamente...e a distancia entre o topo do 6 e 7 trastes entiverem 0.5 milimetros ou menor -mas nao encostando no trste - significa que o braco esta com uma curva satisfatoria e nao precisa mais mexer no tensor....


    Apertei o tensor mais ou menos 45º e agora no 12º traste está um espaçamento de 5mm

    Voce deve medir a distancia entre o TOPO do 12 traste ate a parte de baixo da corda.....Para o mizao a distancia deve ser de 3mm e para o mizinho a distancia deve ser de 2 mm...Mas lembre-se.. medida do topo do 12 traste ate a parte de baixo das cordas....Sem precionar as cordas........

    Se realmente estiver 5mm voce deve entao lixar o rastilho......

    Ei,,,
    Vai com calma....nao mexa em nada se voce nao souber e entender perfeitamente o que esta fazendo.......

    Uma leitura pode ajudar voce entender as coisas,,

    http://soulfaceguitars.blogspot.com/2008/04/2-passo-da-manuteno-regula gem-do-tensor.html



    Valeu...

    Caio Gomes
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    MMJr

    Nooossa, agora que percebi que são meio milimetro e não 5mm, tava até pensando que o violão tinha que virar arco e flecha pra isso ;p

    Como pensei... as cordas já estavam realmente com ação alta só que havia este problema de estar encostando no traste assim precisando mecher no tensor. Só lixar o rastilho agora é moleza. Obrigado.

    Jr lsoares
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    MMJr

    sua resposta caiu do céu, era exatamente o tipo de exclarecimento que eu estava precisando. direto e claro. obrigado a todos pelo auxilio. E não, não é necessario levar em um luthier para fazer uma regulagem de tensor, basta que vc tenha atenção e paciencia. fiz o procedimento no meu e tudo correu bem, a menos que você seja atrapalhado ou tenha um problema mais sério com seu violão.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a ajuda do bertola ou de qualquer outro que entenda de lutheria?