Autor |
Mensagem |
davidjnio Veterano |
# out/09
Olá pessoal, Possuo um Eagle GL 36
Gostaria de Saber como Equaliza-lo corretamente... Deixa-lo com um Som Encorpado
Cristino... Como Bandas Famosas, minha preferida LS Jack ( hoje não existe mais )
É Para Tocar POP/ROCK
Ultilizo mais Graves, ou Médios ou Águdos?
Falem ai: PARA TER UM SOM CRISTLINO ENCORPADO POP/ROCK!
Falou LS Jack Irmão!
|
AFSVilela Veterano |
# out/09
· votar
Tipo, uma equalização muito utilizada é (numa escala de 0 a 10):
Graves em torno de 7 Médios em torno de 4 Agudos em torno de 8
Claro q isso varia muito com o gosto de quem ouve (e toca) e com as características do violão. Mas, em geral, para o som ficar mais encorpado, você teria que acrescentar médios e graves. Entretanto, em captações piezo os médios tendem a aumentar o som de pato da captação. Os graves em excesso aumentam a ocorrência de feedback (chamado de microfonia). Agudos dão um som mais cristalino, mas em excesso pode resultar em chiadeira, além de deixar o som mais magro e irritante.
Em suma, deve haver um equilíbrio, e a equalização deve ser em função do instrumento, do ambiente, do equipamento de som, das circunstâncias em geral.
|
Pedro_Borges Veterano |
# out/09
· votar
AFSVilela
Disse tudo. Sem retoques!
|
davidjnio Veterano |
# out/09
· votar
Valeu!
Soh uma Duvida como faço pra deixar bem certo:
Graves em torno de 7 dB Médios em torno de 4 dB Agudos em torno de 8 dB
pois no esqualizador do violão tá assim:
+12 | | | 0 Bass... Midd 1... Midd 2... Treb... Pres. repete <--a escala de 12 | | | - 12
Falou" SEMPRE LS Jack!
|
AFSVilela Veterano |
# out/09
· votar
Eu não me expressei em dB, mas sim em frações da escala (considerando de 0 a 10, como mencionei). Só pra você ter uma idéia do desenho.
|
Surita Veterano |
# nov/09
· votar
No meu fica mais ou menos assim: (de o a 10) Treb: 7 Mid-High: 5 Mid-low: 4 Bass: 7
Pra pop rock também é legal você deixar o ganho alto em relação ao volume, da um efeito de profundidade na minha opinião, o som fica mais impactante.
|
Iltinho Veterano |
# nov/09
· votar
Gostei das dicas; essa é uma dúvida que eu sempre tenho.
Sempre que ouço outras pessoas tocando com violões semelhantes ao meu, parece que o som é mais bonito, com um timbre mais cristalino e suave.
ai fico testando várias equalizações diferentes.
MINHA DÚVIDA: A Equalização no violão precisa ser IGUAL à equalização na mesa de som?
qual é a prática geral quanto a isso?
abraços
|
jimmy vandrake Veterano |
# nov/09
· votar
Depende do estilo da musica que vc vai tocar. Se é mais batida e ritmo, use grave=5, médio=6 e agudo = 8. Se vc quer um som mais violão dedilhado, use a equalização que passaram lá em cima. Para regular violões em mesa de som recomendo primeiro tapar a boca do violão. Pede ao operador da mesa para deixar flat, tudo no meio. Ajuste o equalizador do violão e depois faça os retoques na mesa com o que vc achar necessário. O excesso de graves no violão em mesa atrapalham, embolam muito com o contra baixo e bateria se estiver a banda toda microfonada. É importante lembrar que usando violão mais a banda, as frequencias que vc mais precisa são do médio para cima.
|
fordinho Veterano |
# dez/09
· votar
equalização como jq disseram...mais grave menos medio...eu tambem coloco um pouco de reverber... usando uma mesa e as vezes uso o compressor da placa edriol.... fica bom
|
tgreis Veterano |
# dez/09
· votar
Aproveitando o topico pra sertanejo se utiliza qual equalização?
Meu violao é um eagle ch 888
Obs: não é sertanejo raiz é o universitario ( batida mais acelerada etc)
|
Jorge Fnord Veterano |
# dez/09
· votar
Legal esse lance de equalização. Existe algum lugar onde tenha exemplos de configurações para cada tipo de som que se deseja tirar?
|
davidjnio Veterano |
# jan/10
· votar
Vamos Deixar esse tópico Fixo
Vamos postar tipos de equalização pra violão, para cada tipo de musica
Pop, Pop/Rock, Sertanejo, Sertanejo Universitário, Regge etc....
Eu não manjo disso mais quem intende poste ae
Valeu!
|
erico.ascencao Veterano |
# jan/10
· votar
davidjnio Timbrar violão pra tocar plugado é uma arte. O procedimento básico é mexer nas equalizações da mesa de som e do próprio instrumento. Minha dica é primeiro timbrar o violão pela mesa de som, e só usar a EQ do próprio violão para pequenos ajustes.
O legal mesmo é arranjar alguma pedaleira ou pedal próprio pra violão. Existem muitos no mercado: Zoom A2, Behringer ADI-21, Boss AD3 e AD8, Fismann Aura (este sim é o pedal definitivo). Estes pedais, que têm a proposta de simular o timbre de um violão microfonado, são a melhor opção pra dar mais corpo para o timbre, pois eles eliminam o som ardido da captação piezo.
|