Harmonia Maior e Menor - Aula e Exemplos

    Autor Mensagem
    eduardodff
    Veterano
    # out/09


    Percebi que uma galera aqui do FCC tem muita dificuldade com harmonia, quer seja porque já partiu direto pra guita solo ou não tem tempo de estudar. A aula é baseada no livro de Almir Chediak, harmonia e improvisação vol. I. Em geral a galera manda bem em harmonia maior e não saca direito harmonia menor, então lá vai:

    1)Maior: I-IIm-IIIm -IV- V - VIm - VII° ou VIIm7(b5)

    2)Menor

    2.1 Melódica: Im- IIm(7)- bIII7M(#5)- IV - V - VIm(b5) - VIIm7(b5)

    2.2Harmônica: Im- IIm(7)- bIII7M(#5)- IVm- V- bVI7M - VIIº

    2.3Natural: Im -IIm(7) -bIII7M(#5)- Ivm- Vm- bVI7M - bVII7

    Traduzindo: Dó Maior

    C - Dm - Em - F - G - Am - Bº ou Bm7(b5)


    Melódica:

    Cm - Dm7 - Eb7M (#5) - F - G- Am(b5) - Bm7(b5)

    Harmônica:

    Cm - Dm7 - Eb7M(#5) - Fm - G - Ab7M - Bº

    Natural:

    Cm - Dm7 - Eb7M(#5) - Fm - Gm - Ab7M - Bb7


    Agora é só montar as escalas consecutivas.... D, E, F, G, A, B
    Sempre respeitando os intervalos T-T-ST-T-T-T-ST

    OBS: Existem os acordes disfarçados, por exemplo, se eu estou na escala de Cm Natural e aparece um G#7M, aí o cara pensa, putz esse acorde não existe na escala, existe sim é o Ab7M disfarçado de G#. E existem os acordes de empréstimo modal AEM, que são acordes que são emprestados de outras escalas, mas isso é para os mestres em harmonia....


    Exemplo prático: Vamos Fugir - Skank - Gil

    Tom : A (I)

    Escala: A, Bm, C#m, D, E, F#m, G°
    I IIm IIIm IV V VIm , VII°
    A- I
    Vamos fugir
    E- V
    Deste lugar, baby,
    F#m - VIm
    Vamos fugir
    D- IV
    Tô cansado de esperar
    E - V F#m - VIm
    Que você me carregue....

    Clichê harmônico típico...

    O acorde de emprestimo modal (Ou A.E.M) nada mais é do que um acorde diferente daqueles que deveriam estar numa determinada tonalidade...

    A musica Meu erro dos Paralamas tem um A.E.M
    Tem um trecho da harmonia que tem A|C#m|D|Dm

    .Esta musica esta na tonalidade de A maior...Que por sua vez possui a seguinte harmonização
    I II III IV V VI VII
    A Bm C#m D E F#m G#m(b5)

    Teoricamente o A o C#m e o D estão no campo harmonico...E o acorde de Dm?

    Vem da tonalidade homonima de A que neste caso é A menor

    A harmonização de A menor é

    I II bIII IVm Vm bVI bVII
    Am Bm(b5) C7M Dm Em F7M G7

    Logo o acorde de Dm veio da escala menor de A...

    Entao fica A|C#m|D todos acordes da harmonização maior de A
    e o Dm da harmonização menor...este no caso sendo o A.E.M da musica

    Em geral o AEM vem da tonalidade homônima, melódica, natural ou harmônica.

    japaubatuba
    Melhor interpretação
    Prêmio FCC violão 2008
    # out/09
    · votar


    bacana vc colocar os campos harmonicos menores gostei do topico

    Surita
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Parabéns pelo tópico... Com direito a até exemplo...

    eduardodff
    Veterano
    # out/09
    · votar


    2 comentários desestimula....

    Sedank
    Veterano
    # out/09
    · votar


    C - Dm - Em - F - G - Am - ou Bm7(b5)

    esse Si ai num é meio diminuto naum? ele tá como diminuto

    eduardodff
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Pode-se usar na harmonia maior, o B° ou Bm7b5, não quis dizer que eles são a mesma coisa...

    japaubatuba
    Melhor interpretação
    Prêmio FCC violão 2008
    # out/09
    · votar


    Sedank
    o Bm7(-5) nao faz parte da triade e sim das tetrades o certo realmente seria o meio diminuto!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Harmonia Maior e Menor - Aula e Exemplos