eduardodff Veterano |
# out/09
Percebi que uma galera aqui do FCC tem muita dificuldade com harmonia, quer seja porque já partiu direto pra guita solo ou não tem tempo de estudar. A aula é baseada no livro de Almir Chediak, harmonia e improvisação vol. I. Em geral a galera manda bem em harmonia maior e não saca direito harmonia menor, então lá vai:
1)Maior: I-IIm-IIIm -IV- V - VIm - VII° ou VIIm7(b5)
2)Menor
2.1 Melódica: Im- IIm(7)- bIII7M(#5)- IV - V - VIm(b5) - VIIm7(b5)
2.2Harmônica: Im- IIm(7)- bIII7M(#5)- IVm- V- bVI7M - VIIº
2.3Natural: Im -IIm(7) -bIII7M(#5)- Ivm- Vm- bVI7M - bVII7
Traduzindo: Dó Maior
C - Dm - Em - F - G - Am - Bº ou Bm7(b5)
Melódica:
Cm - Dm7 - Eb7M (#5) - F - G- Am(b5) - Bm7(b5)
Harmônica:
Cm - Dm7 - Eb7M(#5) - Fm - G - Ab7M - Bº
Natural:
Cm - Dm7 - Eb7M(#5) - Fm - Gm - Ab7M - Bb7
Agora é só montar as escalas consecutivas.... D, E, F, G, A, B Sempre respeitando os intervalos T-T-ST-T-T-T-ST
OBS: Existem os acordes disfarçados, por exemplo, se eu estou na escala de Cm Natural e aparece um G#7M, aí o cara pensa, putz esse acorde não existe na escala, existe sim é o Ab7M disfarçado de G#. E existem os acordes de empréstimo modal AEM, que são acordes que são emprestados de outras escalas, mas isso é para os mestres em harmonia....
Exemplo prático: Vamos Fugir - Skank - Gil
Tom : A (I)
Escala: A, Bm, C#m, D, E, F#m, G° I IIm IIIm IV V VIm , VII° A- I Vamos fugir E- V Deste lugar, baby, F#m - VIm Vamos fugir D- IV Tô cansado de esperar E - V F#m - VIm Que você me carregue....
Clichê harmônico típico...
O acorde de emprestimo modal (Ou A.E.M) nada mais é do que um acorde diferente daqueles que deveriam estar numa determinada tonalidade...
A musica Meu erro dos Paralamas tem um A.E.M Tem um trecho da harmonia que tem A|C#m|D|Dm
.Esta musica esta na tonalidade de A maior...Que por sua vez possui a seguinte harmonização I II III IV V VI VII A Bm C#m D E F#m G#m(b5)
Teoricamente o A o C#m e o D estão no campo harmonico...E o acorde de Dm?
Vem da tonalidade homonima de A que neste caso é A menor
A harmonização de A menor é
I II bIII IVm Vm bVI bVII Am Bm(b5) C7M Dm Em F7M G7
Logo o acorde de Dm veio da escala menor de A...
Entao fica A|C#m|D todos acordes da harmonização maior de A e o Dm da harmonização menor...este no caso sendo o A.E.M da musica
Em geral o AEM vem da tonalidade homônima, melódica, natural ou harmônica.
|